sábado, 28 de novembro de 2009

'O MEU SOFÁ AMARELO' FAZ 1 ANO HOJE...


Os sofás sempre foram e são uma peça fundamental na minha vida. Porque simbolizaram e simbolizam várias coisas. Por um lado - mais do que me sentar - gosto de dormir no Sofá. Até prefiro um sofá a uma cama. Porquê? Porque o sofá tem um encosto para as costas e desde que tenha pelo menos o nosso comprimento é ideal para fazer umas sonecas e até dormir toda a noite... Ah, não sendo sofá-cama não dá para duas pessoas? Ai, isso é que dá... e até ficam bem mais juntinhas!

O Sofá Amarelo que adoptei para a imagem d' O Meu Sofá Amarelo é propriedade da minha amiga Perle des Neiges, foi a 1ª fotografia que fiz com a lente olho de peixe (a tal que deforma a realidade) que comprei em Junho de 2008 e na altura nunca imaginei que serviria um dia para ilustrar um blog meu. O Meu Sofá Amarelo faz um ano hoje mas no fundo vem na sequência de todos os meus outros blogues, serve para postar aquilo que gosto de fazer e de mostrar... e a blogosfera tem sido uma dádiva para mim: são cada vez mais as pessoas que eu vou tornando amigos neste mundo que não é tão virtual como parece.

A vossa presença e a vossa permanência têm sido para mim um tónico para tentar continuar a mostrar coisas que eu gosto de fazer: é por isso que a partir de 1 de Dezembro O Meu Sofá Amarelo vai ter posts todos os dias, vai contar uma historinha por dia, vai mostrar uma foto por dia e dar indicação de sites e divulgar acontecimentos que penso possam ser úteis para vocês, além dos posts normais sempre que se justifiquem. Portanto, até breve, até já!!!

E, já agora, se quiserem dar a vossa opinião sobre o que pensam sobre O Meu Sofá Amarelo...pois, sentem-se e digam de vossa justiça!!!




quinta-feira, 26 de novembro de 2009

JÁ CHEIRA A LAREIRA ACESA...

Crepita, crepita,
Crepita a lareira,
E desenha os contornos
Da tua face bonita,
Que não precisa de adornos,
Tão só de carinho,
E desta maneira
Crepita, crepita
O fogo baixinho!

Crepita, crepita,
Crepita a lareira,
Soprando o fumo
Que sai em novelos,
Crepita, crepita
Que eu vou desfazê-los
E construir um sonho
Pois o meu desejo
É estar contigo,
Por isso crepita,
Crepita, crepita,
E se quiseres um beijo
Vem já ter comigo!



MARGARIDA REBELO PINTO LANÇOU NOVO LIVRO


Margarida Rebelo Pinto apresentou o seu novo livro na Bertrand das Amoreiras com muita pompa e circunstância. Helena Sacadura Cabral apadrinhou o livro e nem Paulo Teixeira Pinto deixou de aparecer para dar os parabéns a MRP. De resto, gente da TV e das revistas de sociedade em peso... e entretanto já passaram 6 anos desde que fiz a foto da Margarida que ilustrou o seu livro 'Artista de Circo'.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A JUSTIÇA EM PORTUGAL COMEÇA A FUNCIONAR!


Muito mal se diz da Justiça em Portugal mas as coisas tendem a modificar-se: foi apanhado agora e posto atrás das grades durante um a três meses um perigosíssimo criminoso há muito procurado. A sociedade já pode respirar pois este violento criminoso fez um download de músicas da net e, como se isso não chegasse, partilhou esse download com amigos. Agora está onde merece: na prisão!

Cá fora continuam os indiciados e acusados de crimes nos últimos anos em Portugal de muito menor relevância, como sejam: O mistério da morte de Sá Carneiro, o desaparecimento de Maddie, o desaparecimento da pequena Joana, a criança electrocutada num semáforo, as mortes nos parques aquáticos, os alegados crimes do padre Frederico, os negócios pouco claros de Carluci e Albarran, os doentes infectados com o vírus da Sida, os casos das Universidade Moderna e Independente, os BPN e BPP (e outros), Operação Furacão, Compra dos submarinos, caso Portucale, Pacote 9, Braga Parques, corrupção no futebol, corrupção nas autarquias (Felgueiras, Oeiras e companhia), doentes que cegaram no Sta Maria, escutas telefónicas, caso Freeport, Face Oculta e, claro, caso Casa Pia... nada de muito especial, apenas pequenas coisas que mexem com cidadãos acima de quaisquer suspeitas... onde já se viu isto: chatear pessoas que levam uma vida perfeitamente normal e discreta! Agora aquele miúdo que fez um download de música da net é muito bem feito ter sido apanhado! A Justiça funcionou e a partir de agora passo a acreditar piamente na Justiça portuguesa!!! 

domingo, 22 de novembro de 2009

NAMORADOS QUE MATAM AS NAMORADAS...

Nota: o Governo espanhol anunciou hoje (dia 24) que tomará medidas drásticas (tolerância zero) contra a violência doméstica quando assumir a presidência da UE em Janeiro 2010. E só este ano já vão 26 mulheres - que se saiba - que morreram às mãos dos 'companheiros' e maridos em Portugal...

Em poucos dias três raparigas morreram às mãos dos proclamados namorados... cada caso um caso mas com desfechos idênticos: se isto tivesse acontecido há uns 40-50 anos atrás, os juízes - homens! - seriam benevolentes para com os assassinos porque eles se tinham limitado a exercer o direito de propriedade ou a 'lavar' a honra. Mas - e hoje em dia, a coisa não mudou muito - veremos como decidem os juízes - geralmente homens! - a estes crimes. Nós e eles - os criminosos - poderemos ver, as raparigas assassinadas é que não!
'Ninguém é de ninguém', escreveu e cantou um dia João Pedro Pais. E teoricamente assim deveria ser: quando se gosta de alguém o mais importante deveria ser a felicidade dessa pessoa, mesmo que essa felicidade passasse por essa pessoa estar com outra pessoa, se ela assim o quisesse. Claro que na prática não é assim: quando os ciúmes, a incerteza, a insegurança e a imaginação fértil falam mais alto, a razão esvai-se em fumo e o fumo dá lugar ao fogo.
Sei de um amigo meu que durante 2 anos teve um tipo de relação com uma mulher casada que ninguém acreditaria que tivesse ficado só pelas muitas horas de conversa ao telefone, muitos serões no MSN, nos muitos cafés tomados em conjunto e nos muitos encontros. Ele assegurou-me que nunca chegou a haver um beijo entre eles, muito menos outros contactos, digamos, mais avançados! Eu acredito nele, mas duvido que o marido dela acreditasse... se soubesse. E lá estaria o meu amigo em apuros, não tivesse entretanto a cumplicidade entre os dois terminado, e cada um retomado as suas vidas 'normais'.
Mas há outra história menos feliz: há cerca de 15 anos uma conhecida minha não teve a mesma sorte. Depois de um casamento arranjado pelas pessoas da terrinha que não durou mais de um mês, o ainda marido - muito tempo depois - apanhou-a com outro homem num local e a uma hora que ele considerou 'impróprios'. Um tiro disparado com a pistola da profissão impediu que a vida dela chegasse aos 25 anos.
Acho que muitas mulheres procuram sobretudo companhia e 'protecção' de um homem - duvido que se possam apaixonar por certos indivíduos, mas pronto, essa é a minha perspectiva de... homem! - mas continuar a respirar e a ver o Sol nascer penso que é mais importante do que procurar uma companhia 'a todo o custo'. E nesta matéria há que reconhecer que o homem género masculino pouco mudou desde os tempos da pré-história.

sábado, 21 de novembro de 2009


Não, acho que ainda não é Alzheimer mas às vezes não sei mesmo o que faço por aqui... embora até não me possa queixar pois, se a Vida dá sempre 3 oportunidades por cada situação - e se nalgumas coisas eu já gastei as 3 oportunidades - outras há em que ainda só vou nas duas... e quando a Vida deixar de ser Surpresa então aí é que deixa de fazer sentido!


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MULHERES CANTAM ARY DOS SANTOS E ROBERTO CARLOS

Saíram agora dois CDs com vozes de mulheres a interpretarem grandes nomes da música e da poesia. No Brasil, nomes como Alcione, Fáfá de Belém, Marília Pera (!), Ana Carolina, Yvette Sangalo, e outras, juntaram-se para prestar tributo ao Rei. Indispensável para quem é fã de Roberto Carlos, até porque o próprio interpreta 'Emoções' com as suas divas.
Por cá, Renato Jr. juntou Mafalda Arnauth, Susana Félix, Viviane e Luanda Cozetti para um tributo a Ary dos Santos quando passam 25 anos sobre a morte do poeta. 'Canção de Madrugar', 'Cavalo à Solta', 'Estrela da Tarde', 'Quando um homem quiser?, são algumas das letras de Ary cantadas no original por Hugo Maia Loureiro, Fernando Tordo, Carlos do Carmo e Paulo de Carvalho e que aqui aparecem com um toque feminino. Se o CD de tributo a Roberto Carlos é duplo, este do Ary deixa a desejar mais pois os 11 temas sabem a pouco. Destaco o 'Dizer que sim à Vida? (uma das canções da minha vida na voz de Carlos do Carmo) aqui sublimemente cantada por Luanda Cozetti - pena que o livrinho do CD não traga a biografia das cantoras, pois ninguém sabe quem é Luanda Cozetti... fica-se à espera do 2º CD e não é quando passarem 50 anos sobre a morte do Grande Ary!!!

Dizer que sim à vida
Dizer que não à morte
Dizer na despedida
Que o tempo é o mais forte

Dizer que sim à vida
Dizer que não à morte
Jogar na despedida
A carta que é a sorte

Dizer a toda a gente
Que o amor de repente
Entrou no nosso jogo
Dizer a toda a gente
Que o nosso corpo é quente
A nossa boca ardente
E a nossa alma fogo...

E se não for verdade
Tudo o que nós dizemos
Tudo o que nós sentimos
Também não é saudade
Por isso é que nos rimos


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Em EXCLUSIVO e em 1ª MÃO: O SOFÁ AMARELO revela parte das ESCUTAS telefónicas das conversas entre AV e JS

AV - Então, filósofo, estás bom?
JS - Tudo bem, e tu, fadista? Sempre vais ver os iates? Como é que é, já decidiste qual?
AV - Não, ainda não decidi! Está difícil, não sei o que hei-de fazer quanto aos iates.
JS - Mas é assim tão complicado? Queres sempre o melhor e depois não te decides...
AV - Sim, acho que desta vez vou deixar serem os miúdos a escolherem. O que achas?
JS - Acho bem, afinal no ano passado foste ver uma das provas de iates e os teus miúdos não gostaram porque estava nevoeiro... Olha, e o Ferrari, como é que ficou isso, andavas tão entusiasmado!
AV - Ah, depois decidi-me por um Lamborghini...
JS - E cabe lá onde o querias pôr?
AV - Cabe à justa! Fica ao lado do Rolls Royce! Assim os miúdos ficam com a colecção completa das miniaturas. E tu, como é que está aquilo de Alcochete?
JS - Eh pá, não anda nem desanda, acho que ainda vai dar em nada... Ninguém se decide, empurram tudo uns para os outros...
AV - Então, mas era em Alcochete que iam fazer o almoço de antigos colegas, não era?
JS - Sim, vai ser, só falta escolher o restaurante. E tu, sempre fizeste aquilo por baixo da mesa?
AV - Sim, está tudo arranjado. Perfeito, correu tudo bem...
JS - Mas explica-me lá, que favor é que ela pretendia mesmo?
AV - Ora, era a minha mulher, estava farta de resmungar por causa de um parafuso solto por baixo da mesa.
JS - É verdade, uma coisa que andava para te perguntar: o tal indivíduo sempre te deu 10 mil?
AV - Já deu... a mim e aos outros! Está tudo nos conformes...
JS - E como é que deu? Entregou directamente ou mandou por alguém?
AV - Mandou pelo empregado. Agora só falta ver quem consegue acabar primeiro o puzzle de 10 mil peças...
JS - Que óptimo, pá... oi, pummmm...
AV - Eh, pá, o que foi isso?
JS - Eh, pá, desculpa lá, comi uma feijoada ao almoço na tasca do Ti Manel, uma dose baratíssima que a vida tá complicada... e parece que está a fazer efeito agora...
AV - Ainda bem que o telemóvel não tem cheiro, puxa... até pensei que eram os indivíduos das escutas a ligarem o equipamento para nos ouvirem...
JS - Olha, se eles acham que a nossa conversa tem interesse aqui vai mais um... para eles! Pummmm...
Agora as revelações sobre os intervenientes: AV é Armandinho Varinha, funcionário público em regime de mobilidade e fadista nas horas vagas, e JS é José Sotomenor, professor de filosofia e apreciador de feijoadas e outras coisas que tais... pois, quem é que pensavam que eram???

domingo, 15 de novembro de 2009

No DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA fiz algo mais interessante do que andar de carro...

... Pois é, deixei o carro em casa e deambulei a pé pela Serra de São Luís na Arrábida. Tendo por companhia boa... companhia, paisagens deslumbrantes, uma quase-chuva que cai-não caiu e toda uma atmosfera que só lá estando para perceber. Na foto de cima ao longe é o Atlântico que se confunde com o céu... Numa das fotos de Baixo não são os Açores, não senhor, e aquilo também não são vaquinhas mas sim cabrinhas - o maior rebanho de cabras que eu já vi... até pensava que já não havia rebanhos de cabras! Névoa, contrastes de verdes e de outras cores e medronhos e medronheiros também nos acompanharam o caminho todo.

Bom, e como hoje é o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada - e como eu faço uma média de 4000 km por mês pelas estradas de Portugal - acho que estou habilitado a opinar sobre estas coisas e a dizer que em Portugal há pouquíssimos acidentes! Mas mesmo poucos! Não é nada do que se diz para aí, que morrem não sei quantas pessoas em acidentes e tal... da maneira como nestas minhas andanças eu vejo como se conduz só posso dizer que há muito poucos acidentes. A relação criminosos da estrada/mortos na estrada é realmente muito baixa! Só pode ser milagre não haver mais acidentes e morrerem mais pessoas... é que uma percentagem dos portugueses transformam-se (não, acho que mostram aquilo que são) em potenciais assassinos quando têm uma coisa redonda nas mãos e um pequeno rectângulo debaixo do pé direito...

(clicar nas fotos para as ampliar
se as quiserem ver com mais pormenor)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

EM TERMOS DE FUTEBOL PORTUGAL VIVE ACIMA DAS SUAS POSSIBILIDADES COMO PAÍS

A face (des)oculta da loira adepta bósnia!

Futebolisticamente falando desde sempre Portugal vive acima das suas possibilidades como país político, económico, social ou cultural. E isto desde os anos 60 quando um país da periferia da Europa a todos os níveis fez os brilharetes de quase ganhar um Campeonato do Mundo e de ter equipas que ganhavam Taças europeias (Benfica e Sporting). Mas mesmo considerando só os últimos 25 anos, Portugal tem no futebol uma imagem muito superior à imagem que tem como país, tanto a nível europeu como mundial. Eusébio, Figo, Cristiano Ronaldo, Benfica e FCPorto são marcas que em muitos casos falam mais alto que o próprio nome de Portugal.


1983 - Benfica finalista vencido da Taça UEFA


1984 - FCPorto finalista vencido da Taça das Taças


1984 - Portugal 3º classificado no Europeu de França


1987 - FCPorto ganha a Taça dos Campeões Europeus

1988 - Benfica finalista vencido da Taça dos Campeões Europeus


1989 - Benfica finalista vencido da Taça dos Campeões Europeus


1996 - Portugal chega aos quartos-de-final do Europeu da Holanda/Bélgica


2000 - Portugal 3º classificado no Europeu de França


2001 - Figo eleito o melhor jogador do ano a nível mundial


2003 - FCPorto ganha a Taça UEFA


2004 - FCPorto ganha a Liga dos Campeões Europeus


2004 - Portugal finalista vencido no Europeu de Portugal


2005 - José Mourinho eleito o melhor treinador do Mundo

2006 - Portugal 4º classificado no Mundial da Alemanha


2008 - Portugal chega aos quartos-de-final do Europeu da Áustria/Suiça


2008 - Cristiano Ronaldo eleito o melhor jogador do ano a nível mundial


2009 - Portugal é 10º nos rankings da FIFA e da UEFA, embora nos últimos anos já tenha ocupado melhores posições


Poucas horas antes do jogo Portugal-Bósnia estive no Rossio, em Lisboa, bem no meio da claque bósnia, masculina e... feminina! Além da organização deles, admirou-me o facto de ainda há poucos anos estarem em guerra e agora estarem aqui em peso e pelos vistos sem grandes problemas monetários... mais um país que vai passar Portugal em velocidade de cruzeiro... se até Chipre já tem um rendimento per capita mais alto que Portugal, a Bósnia para lá caminha!


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FACE OCULTA: EU TAMBÉM FAÇO AS MINHAS INVESTIGAÇÕES... E ATÉ JÁ TENHO SUSPEITAS!

Como se vê pela fotografia, eis a Face Oculta... de certeza que as minhas investigações estão mais perto do fim do que as investigações daquele caso de menor importância que tem sido - incompreensivelmente (puxa, que palavra grande!) - tema de abertura de todos os telejornais!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

DIA DE S. MARTINHO, A GATA QUE AFINAL É GATO... E ODE AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS!!!

O meu São Martinho vai ser assim como está na foto. Se me quiserem fazer companhia liguem para o número que passa em rodapé... não, não é chamada de valor acrescentado nem a pagar no destino, não era capaz de fazer isso com vocês. Entretanto, sirvam-se...


Ainda não foi desta que tenho uma afilhada: afinal a Tischa é gato e não gata!!! Aceitam-se sugestões para o novo nome...






Funcionários Públicos de Portimão... grandes candidatos a vencedores do Ídolos... ou do Festival da Canção... ou do Chuva de Estrelas (ah, este já acabou!!!)... É preciso é imaginação para matar o tempo... Pois, há sempre uns que trabalham pelos outros... tanto no público como no privado, é preciso é ter os chefes certos!!!

domingo, 8 de novembro de 2009

UM CORAÇÃO PERFEITO... E MÁGICO: CARLOS DO CARMO AO VIVO!

Se eu disse que aprender a tocar piano na escola devia ser obrigatório, também digo que os grandes artistas deveriam ser obrigados a cantar acompanhados com orquestra... foi o que fez Carlos do Carmo, de novo acompanhado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa. A magia existe!

Há dois anos e pouco propus ao Carlos do Carmo escrever a sua biografia com o objectivo de a publicar em livro. Ele respondeu-me que já haviam pessoas a trabalhar nisso - entretanto, saiu um livro com o seu repertório em pauta - mas que se ao fim de 3 anos a obra não avançasse, levaria em conta o meu interesse e disponibilidade.
Desta vez não falei com o Carlos do Carmo, limitei-me a usufruir dos sons e das imagens... mas como volta não volta encontro-o ali pelo Chiado, em Lisboa, quem sabe se um dia ele me dirá: 'Então, vamos avançar com aquela ideia do livro?'

sábado, 7 de novembro de 2009

DEVIA SER OBRIGATÓRIO APRENDER A TOCAR PIANO NA ESCOLA

O pianista Rui Serodio teclou magia no Arte à Sexta do Club Setubalense... piano que não se faz só de carregar nas teclas mas também de histórias, de harmonia, de ensinamentos, de emoções e de muita amizade!

Mais um serão harmoniosamente bem passado. E ainda se ficou a saber que as notas musicais são 12 e não 7, que havia o piano antes de Chopin e o piano depois de Chopin, que este compositor é o melhor pianista de sempre (ouvir também Rachmaninov e Liszt), que Beethoven compôs a 9.ª Sinfonia com base nos toques que o carteiro deu na sua porta, que Chopin compôs o Prelúdio de Pingos de Chuva com base numa goteira que ficou depois de uma tempestade, que a curva de um piano de cauda serve para as pessoas se encostarem ao piano... e a sessão terminou com a balada de 'O Rio Azul', homenagem ao Sado e a todos os sadinos... 'quem é que tem um rio azul igual ao meu, que lá ao longe se confunde com o céu, minha cidade é um presépio, é um jardim, queria guardá-la inteirinha para mim...' agora imagine-se isto pianisticamente tocado...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dois anos e meio depois: MADDIE, os McCANN e GONÇALO AMARAL!

Lembro-me perfeitamente da noite do dia 3 de Maio de 2007. Chegava eu de uma viagem onde tinha ido preparar 3 dias de férias e, como habitualmente, vinha a ouvir rádio (a TSF). Seriam umas 10 horas da noite quando ouvi falar pela 1.ª vez no desaparecimento de Maddie. E logo às primeiras impressões tudo me pareceu muito estranho: o modo como a criança desapareceu, as 'justificações' por parte dos pais, o facto de as autoridades não terem bloqueado estradas nem fechado fronteiras... Tão estranho foi isso tudo que - 2 anos e meio depois - tudo estranho continua. Muitos opinaram, muitos disseram de 'sua justiça', escreveram-se livros, encheram-se jornais, milhares de horas de TVs e rádios... e nada fez aparecer a pequena Maddie. São centenas as crianças que desaparecem em Portugal todos os anos mas nunca se viu um aparato mediático como o do desaparecimento de Maddie... nem em Portugal nem no mundo.

De todos os que deram o seu testemunho, o mais relevante foi talvez o do ex-inspector da PJ e das investigações do caso, Gonçalo Amaral, aqui apanhado por mim no lançamento do polémico livro sobre Maddie onde os pais da criança são os principais suspeitos... e, pelos vistos, este caso ia fazendo mais uma vítima: aquela menina da TV ali esmagada pelos repórteres de imagem não saiu dali nada bem tratada...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

DUAS LÁGRIMAS DE ORVALHO...

No próximo Sábado vou ver e ouvir de novo um dos meus ídolos da música e da canção, Carlos do Carmo! 'Duas lágrimas de orvalho' é uma das suas canções mais bonitas... quer dizer, é difícil distinguir músicas melhores que outras porque são todas boas. As 'lágrimas' da foto não são de orvalho, são de chuva, mas em breve trarei aqui as genuínas... a voz também é a da Mariza e não a original.


Duas lágrimas de orvalho Por amor damos a alma
Caíram nas minhas mãos Damos corpo damos tudo
Quando te afaguei o rosto Até cansarmos na jornada
Pobre de mim pouco valho Mas quando a vida se acaba
Para te acudir na desgraça O que era amor é saudade
Para te valer no desgosto E a vida já não é nada

Porque choras não me dizes Se estás a tempo recua
Não é preciso dizê-lo Amordaça o coração
Não dizes eu adivinho Mata o passado e sorri
Os amantes infelizes  Mas se não estás continua
Deveriam ter coragem Disse-me isto minha mãe
Para mudar de caminho Ao ver-me chorar por ti.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

AINDA A GRIPE A: O SOFÁ AMARELO TEVE ACESSO A UM PROJECTO DE LEI QUE PODE ALTERAR A ROTINA DAS PESSOAS

O Projecto de Lei deverá mexer com algumas rotinas dos portugueses, tais como:

- Os corrimões nas repartições e outros locais públicos vão desaparecer
- Os balcões das repartições públicas vão deixar de ser lisos, passando a ser rugosos
- As portas de repartições e outros locais públicos deixarão de ter puxadores e maçanetas, passando a ter um mecanismo onde se possa empurrar com o ombro
- Os protocolos oficiais vão deixar de incluir apertos-de-mão, passando os cumprimentos a serem feitos com uma vénia
- Livros nas bibliotecas ficam de quarentena
- Livros, CDs e outros artigos nas lojas terão que estar protegidos por um vidro para impedir o manuseamento por parte do público
- As revistas (geralmente com mais de 1 ano) nas salas de espera das clínicas vão ser proibidas
- Os jornais gratuitos vão ser proibidos
- Beijos prolongados nas telenovelas são ver 'censurados' para evitar o fenómeno da imitação
- Os namorados na rua e noutros locais públicos não poderão andar de mão dada, apenas é permitido a mão por cima do ombro... e não serão permitidos beijos nem outras atitudes 'escandalosas' em público


Estas são algumas das propostas que - no caso de virem a ser aprovadas - irão alterar, e muito, a vida dos portugueses. Esperemos para ver!


domingo, 1 de novembro de 2009

SALÃO ERÓTICO DE LISBOA: quando as mulheres são de plástico ou de cartão!

Se alguém quiser fotos, digamos, um pouco mais explícitas, 
pode enviar um e-mail a solicitar para 
omeusofaamarelo@gmail.com

Fui ao mealheiro, tirei 20 euros e lá fui eu 'reportajar' a um local onde andava para ir há 5 edições: o Salão Erótico de Lisboa na FIL! As possíveis companhias cortaram-se e acabei por entrar sozinho no arejado pavilhão 4. Até vi lá pessoas conhecidas mas mandam as regras sociais que nestes locais não se cumprimentam conhecidos, em especial se estiverem acompanhados (acompanhadas, neste caso).

Uma hora deu para ver uns rabiosques, umas mamocas e centenas de máquinas fotográficas a disparar em todos os sentidos... máquinas empunhadas na maioria por homens, embora o mais notório fosse a presença de casais, de todas as idades! Pelo ar de algumas senhoras, era mesmo a 1.ª vez que veriam filmes pornográficos ou strip-tease ao vivo. Mas, além dos muitos flashes a dispararem e das aglomerações masculinas nos locais onde palpitava algum rabiosque desnudado, não se ouviam comentários... é que o que saltava mais à vista de todos (ou melhor, a sensação com que se ficava) é que aquelas personagens não eram mulheres... seriam talvez umas bonecas telecomandadas, com certeza de plástico ou de cartão... por isso no próximo ano os 20 euros da entrada irão direitinhos... mas mesmo direitinhos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, cujo peditório começa amanhã!
(clicar nas fotos para as ampliar se quiser ver alguns, digamos, pormenores!)