quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

GOSTO DE PARTIR SEM TER QUE VOLTAR

quiçá, uma ligeira ausência...

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SIC: 'SINAIS DE FOGO' COM 'NOTÍCIAS EM 2ª MÃO'

Estrearam esta semana dois programas na SIC: "Sinais de Fogo" de Miguel Sousa Tavares, e "Notícias em 2ª mão" de Marco Horácio e Eduardo Madeira. Mas para dizer a verdade nem sei qual é um e qual é outro programa...


Clicar nas fotos para ler as legendas...
se acharem que vale a pena...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

TROCA DE SENTIDOS


"E s t á s    s e m p r e    t ã o   b o n i t a !"


D i g o - o    v e z e s    s e m   c o n t a,


P e n s o    n i s s o    a   t o d a    a   h o r a.


D e p o i s    d e   c a d a   v i s i t a 


E    d a   t r o c a   d e   s e n t i d o s


F i c a s    s e m p r e    t ã o    b o n i t a


S e r e n a    c o m o    a    a u r o r a


E m    s u a v e s    s u s t e n i d o s,


C o m o    s e    o s    s o n s   d a    e s c r i t  a


E m   c o m p a s s o s    r e p e t i d o s


T e   f i z e s s e m    a   m i n h a   e l e i t a,


D i s s e s s e m    c o m o    q u e m    g r i t  a


Q u e    t u   n ã o    s ó    é s    p e r f e i t  a


Co m o    é s    s e m p r e    t ã o    b o n i t  a ! 

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O QUE SERÁ MELHOR QUE FAZER AMIGOS A PARTIR DOS LIVROS?


Haverá coisa melhor que misturar amigos com livros? Bom... até pode haver, mas olhem que fazer amigos, rever amigos, partilhar livros e leituras, tudo isto num ambiente de família, é muito bom mesmo!

Foi o que aconteceu hoje no Auditório do Campo Grande, em Lisboa, onde Paulo Afonso Ramos apresentou mais um livro seu - Entre as Margens da Memória -, desta vez um livro de pequenas histórias, pequenos contos que se lêem com muita facilidade e que fazem... pensar! E pensar é bom! Assim como escrever, recitar poesia ou estar entre amigos... Oportunidade também para rever a Vera, o António, a Carla, a Cristina e tantos outros amigos dos blogues.

Mais coisas sobre o Paulo em
http://poesiadepauloafonso.blogspot.com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

FERNANDO NOBRE A PRESIDENTE OU MAIS UMA CAUSA NOBRE DO PRESIDENTE DA AMI?

Quem será o Senhor que se segue? Pelo menos uma coisa é certa: quem quiser ser Presidente da República deve começar por usar gravata vermelha!

O Meu Sofá Amarelo esteve ao fim da tarde de hoje na (apertadíssima) apresentação da candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República. O auditório do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, foi pequeno para tanta comunicação social e para todos aqueles - conhecidos e anónimos - que quiseram apadrinhar a já chamada revolução na política em Portugal.

O Presidente da AMI - com tantas provas dadas nas áreas da solidariedade, voluntariado, fotografia, etc - é o 2.º português a lançar-se na nobre causa da corrida a Belém... Mas esta República está tão mal que nem sei se isto lá vai com gestos... nobres!


PONTOS DE VISTA FELINOS

O meu afilhado felino está assim aos 4 meses de idade. Curioso, brincalhão,
de pêlo macio
e olhos
penetrantes


Um gato com uma forte personalidade... em tons de cinzento e bege!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ALGUMAS REVELAÇÕES SOBRE A LIBERDADE DE IMPRENSA EM PORTUGAL

José Júlio Gonçalves, antigo professor meu, contou-me que no tempo do Estado Novo quando se queria chamar burro a um Ministro, por exemplo, fazia-se a 1ª página de um jornal com uma notícia sobre o Ministro e ao lado uma curiosidade sobre burros. A censura era mesmo burra e deixava passar o burro ao lado do Ministro.
Hoje quando se quer chamar burro a um Ministro - ou qualquer outro governante ou dirigente - chama-se-lhe mesmo burro directamente ou nas crónicas de jornais ou nas notícias da TV. O ter a liberdade de dizer as coisas não mudou, o que mudou foi a forma de as dizer.
Se as pessoas pensam que liberdade de imprensa é cada um dizer o que lhe apetece sobre quem lhe apetece, estão enganadas. Não se pode apontar algo a alguém sem ter provas do que se diz. Mas poucos ligam a isso, começando pelos políticos e pelos colunistas.
A liberdade de imprensa em Portugal está sujeita a vários crivos: começando pelo jornalista que muitas vezes pensa 2 vezes ou mais antes de tocar num assunto quente, passando depois pelo editor que defende o seu lugar com unhas e dentes e não quer polémicas que lhe possam trazer amargos de boca, continuando nos directores que têm que dar uma imagem de credibilidade do órgão de comunicação que dirigem, e acabando nos Conselhos de Administração das empresas detentoras de jornais e TVs.
Há uns anos o Banco BCP cortou a publicidade no Expresso por não gostar de uma notícia que saiu - o jornalista, o editor responsável e o director levaram na cabeça de Pinto Balsemão. O mesmo se passou em relação ao Banco BES, o melhor anunciante do Expresso, que fez o jornal perder - a preços de hoje - alguns milhões de euros... porque por arrastamento o BES deixou de anunciar também nas outras publicações e na SIC. Tudo se resolveu com um almoço entre Balsemão e Ricardo Salgado, pelo que se soube na altura.
Um conhecido director de revista, já falecido, guardou na gaveta durante anos o 'caso Moderna' porque o escândalo atingia o seu Partido, até que alguém despoletou o caso.
Em Portugal, a maioria de directores de jornais, revistas, rádios e TVs estão ligados, directa ou indirectamente, a Partidos. Por isso, muitos dos escândalos que apareceram nos últimos anos partiram de jornalistas free-lancers, de blogues ou de rumores 'anónimos'.
E para acabar, se alguém me quiser chamar burro, pois aí está a fotografia do burro e da minha negra imagem! Pronto, já percebi, estejam à vontade!
Aqui no Sofá Amarelo não há censura, a liberdade é total por isso podem chamar-me o que quiserem... menos santo... é que para milagres não tenho mesmo jeito!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

BLOGUES: 4 ANOS, 1500 POSTS E 13000 COMENTS DEPOIS...

A imagem do meu 1º blog criado no dia 16 de Fevereiro de 2006

"Os blogues mudaram a minha vida". Ainda pensei pôr este título no post de comemoração de 4 anos de blogues mas depois pensei que ainda podia ser convidado pela Júlia Pinheiro ou pela Fátima Lopes para aquelas tardes televisivas de choradinhos, pelo que optei por outro título. Pois, e este diz quase tudo. Foi assim: no dia 16 de Fevereiro de 2006 estava eu a fazer serão no jornal onde trabalhava quando recebi um mail da minha amiga Teresa Paula Marques (clicar para ir para o blog), psicóloga, colunista na altura na revista Flash, entre outras actividades. E eu que sonhava há muito ter um blog - mas nunca me tinha entendido bem com a maneira de os criar - aproveitei a possibilidade de criar um blog a partir do da Teresa Paula Marques... et voilá! Nessa noite criei o Abralas (num servidor brasileiro zip.net). Ao fim de uns meses este foi para 'obras', criei o Vislumbrando, e só em Setembro de 2006 me aventurei no blogspot com o Fundamentalidades, complementado com o Comportamentalidades e o Privacidades. Alguns meses depois o google bloqueou-me o mail de acesso aos blogues e em desespero de causa criei o Fundamentalidades 2, coadjuvado por blogues só de histórias, só de fotos, indiscreto, etc, etc.
Em Novembro de 2008 descobri um Sofá Amarelo mesmo ao meu jeito (e eu gosto muito de Sofás, mais até para dormir e sonhar do que para sentar!), apropriei-me do Amarelo do Sofá e daqui não saí ainda! Associado ao Sofá lá vou gerindo umas Gestualidades, umas vezes mais indiscretas outras menos.
Nestes 4 anos ainda tive outros blogues mas não vale a pena aqui falar deles. Alguns estão em suspenso para arrancarem um dia destes!
Consegui fazer um apanhado e devo ter postado cerca de 1500 vezes nestes 4 anos. Se fosse organizado saberia quantos comentários tive, mas assim por alto... estou a fazer as contas... ora bem, pois, então... cerca de 13000 comentários, dos quais 3000 no Sofá Amarelo! E se refiro este número é por um único motivo: agradecer a todos os que estão desse lado, que na grande maioria não me conhecem, mas que têm sido assíduos, fascinantes e que me têm deixado palavras fantásticas! Obrigado! Muito obrigado! Resta acrescentar que mais de 99% dos comentadores dos meus blogues não são amigos de antes dos blogues, antes pelo contrário, são pessoas que - tendo ou não blogues - apareceram por aqui a partir do dia 16 de Fevereiro de 2006.
Como curiosidade direi que o post mais comentado que tive foi em 22-11-2007 (133 coments no Fundamentalidades2- num post em que dizia que ia abandonar esta 'chatice' dos blogues, hehe) e o 2º mais comentado foi em 17-01-2007 num post no Fundamentalidades1 sobre o aniversário da minha Mãe (83 coments). N' O Meu Sofá Amarelo o post mais comentado tem 29 coments, hehe, no dia 21-11-2009 - porque seria neste dia?. E pronto, aqui ficam algumas estatísticas! Obrigado a todos e até breve!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

O QUE FAZ CORRER PAULO TEIXEIRA PINTO?

O Meu Sofá Amarelo esteve no lançamento da nova editora de Paulo Teixeira Pinto (PTP), a Babel. O Sofá e mais umas centenas de pessoas, muitas delas nomes grandes das letras e das artes em Portugal, quase uma reedição do lançamento de um livro de poesia de PTP há um ano e pouco e onde o Sofá Amarelo também esteve, nessa altura misturado com o Rei, com Abrunhosa (sem cair no palco), Mário Crespo (antes da polémica), Margarida Rebelo Pinto...

Desta vez PTP - para além da honra da presença do Sofá Amarelo - contou ainda com a presença da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas (finalmente temos uma Ministra bonita, pena que não vá lá ficar muito tempo!) e de João Lobo Antunes (na foto em baixo), e ainda de Carlos Pinto Coelho, Joana Amaral Dias (não consegui fotografá-la, não me perdoarei!) e muitas outras personalidades da cultura, da comunicação e não só!

Foi na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e a editora Babel promete inovar no campo da edição (e reedições) de livros. Começou por editar o livro mais caro do Mundo, com uma capa em mármore do qual só será feita uma centena de cópias! Já reservei o meu exemplar, acho que fica bem com a cor do Sofá, o problema é que não me sobrou dinheiro para pagar o seguro...

Livros, editoras, escritores e escritoras
são sempre bem vindos!
Então, boas leituras!
E o que é que se lê por aí?
Eu ando a ler - entre muitos outros - "A Viagem do Elefante", do Saramago, mas não sei se vou chegar ao fim da... viagem!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

FAZ HOJE 20 ANOS QUE O MUNDO MUDOU... QUANDO NELSON MANDELA FOI LIBERTADO!

Ao som das titubeantes palavras de Mário Crespo, então na única estação de TV da altura - a RTP - o regime sul-africana libertava Nelson Mandela - depois de 27 anos de cativeiro - e o Mundo mudava nesse dia!

Ilustro os 20 anos de libertação do "pai e avô que todos gostavam de ter" com a foto ao lado.


Parabéns, Nelson Mandela!!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PELOS VISTOS, PAULO RANGEL VAI SER O PRÓXIMO PRIMEIRO-MINISTRO DE PORTUGAL...



O Meu Sofá Amarelo já está em condições de dizer o que se vai passar nos próximos meses em Portugal e de anunciar em primeira mão as grandes mudanças que se avizinham:


1 - Paulo Rangel vai ser eleito Presidente do PSD, com o apoio dos barões do Partido

2 - O Governo de José Sócrates não se aguenta, o PR dissolve a AR e convoca eleições antecipadas

3 - O PSD ganha as eleições sem maioria absoluta - Paulo Rangel é indigitado PM e tem que se coligar com o CDS de Paulo Portas para formar Governo

4 - Paulo Rangel toma posse como Primeiro-Ministro e... e... e...

5 - ... e... e... e... Fica tudo na mesma!!! Isto já não tem solução!!!

"Portugal é um país deste tamanhinho,
portanto é facílimo de governar"

HENRIQUE GRANADEIRO DA PT, JOSÉ SÓCRATES E A APETECÍVEL COMPRA DA TVI


Quando Henrique Granadeiro entrou para a administração do Expresso em 1992 não se chamava Henrique Granadeiro: chamava-se 'o marido da Margarida Marante'. Entretanto, nos últimos anos a jornalista que não falava às pessoas com quem subia no antigo elevador do Expresso da Duque de Palmela, caiu em desgraça e o agora ex-marido, Henrique Granadeiro, ascendeu ao topo na área da gestão de grandes empresas e na produção de vinhos de qualidade de... topo - no Alentejo!
De Henrique Granadeiro lembro-me que quando entrou naquele semanário resolveu a gritante situação de recibos verdes de algumas pessoas, conteve alguns salários (infelizmente os dos que ganhavam menos) e na época baixa da publicidade de meados dos anos 90, teve até que angariar alguns anúncios ele próprio! Lembro-me também das suas deambulações à hora de almoço - sempre sozinho - onde ficava largos minutos a observar através da rede as obras do Metro no Marquês de Pombal. E, pronto, o resto da história de Henrique Granadeiro já toda a gente sabe: aos 67 anos continua no activo e é um dos mais conhecidos administradores de empresas em Portugal.

A TVI sempre foi um órgão de comunicação rebelde. Mesmo no tempo em que era propriedade da Igreja a sua programação não era nada católica. A nível de informação foi apelidada de 'correio da manhã' da TV pelo choradinho dos seus noticiários. Inovou muito em termos de informação, fez experiências nos noticiários no tempo de Artur Albarran e Miguel Sousa Tavares e os seus jornalistas de campo ainda são hoje os repórteres que mais à vontade demonstram no cenário televisivo português. Foi também um jornalista da TVI que introduziu o termo 'pimba' em 1995 para um determinado tipo de música que se fazia e se faz em Portugal. 
É claro, uma estação de televisão assim - que ainda por cima lidera as audiências desde 2002 - é incómoda para qualquer Governo. E vai daí, zás, as polémicas não começaram só com Manuela Moura Guedes - já vinham de trás - mas agudizaram-se com esse episódio. Fazer a TVI mudar de mãos era uma óptima ideia para o Estado, ainda para mais se ficasse controlada por uma empresa 'subserviente ao Estado' como a Portugal Telecom... o resto é o que se sabe da comunicação social e de certo que esta é uma novela que vai ter muitos mais capítulos. 
Cá estaremos para ver... 
pelo menos enquanto nos deixarem ver e ouvir!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

NO DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA JÁ NÃO HÁ O QUE SEGURE AS CRIANÇAS E OS JOVENS!


Jovem com mais de 12 - 13  anos que se preze tem que ter um telemóvel topo de gama, melhor que os dos pais e muito melhor que os dos professores. Porque o telemóvel faz parte da inserção social e psicológica do jovem - em especial do sexo feminino - no grupo de pertença e na ascensão na escala sócio-sexo-escolar. 

E começo pelos telemóveis porque é impossível dissociar os telemóveis da Internet. Os dois são complementares e confundem-se, até porque cada vez é mais fácil aceder à Internet através dos telemóveis. E os jovens usam os dois meios para os seus contactos familiares, afectivos, eróticos e até sexuais, estes últimos através daquilo que se chama 'texting' (de sex e texting, forma de designar as mensagens de telemóvel de conteúdo erótico ou sexual trocadas entre dois utilizadores). Geralmente estas mensagens ficam-se entre namorados ou amigos mas estão à distância de um clic de irem parar à Internet. O que se faz com a câmara do telemóvel mais facilmente e comodamente se faz com a webcam dos computadores.

Os pais têm cada vez menos tempo para acompanhar os filhos, muitas vezes na sequência da desorganização do mercado de trabalho, que obriga a parte masculina parental a passar os 'tempos livres' no trânsito e a parte feminina nos transportes. Alguns pais não conseguem acompanhar a cada vez maior e mais intrincada oferta de redes sociais na Internet. 

Hi5, Facebook, Youtube... são redes inofensivas se comparadas com o ciberbullying, a pornografia e o risco dos encontros offline de pessoas que se conhecem online - em especial se forem jovens. Há casos conhecidos de divulgação na Internet de imagens e situações não desejadas: um dos mais divulgados foram fotos de Carla Matadinho em poses pornográficas há uns anos atrás. A agora modelo conseguiu inverter a situação a seu favor mas nem todos os jovens terão oportunidade de controlar uma situação indesejável se e quando acontecer!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA: crime contra as Mulheres e contra a Humanidade

Nas aulas que tive de Antropologia aprendi a respeitar e a não criticar as diferentes culturas e religiões. Afinal, o ser humano não tem o mesmo comportamento, nem ao longo da história, nem nos diferentes locais do planeta. No entanto, há uma coisa que roça o absurdo, enaltece a estupidez e eu iria até ao ponto de a apelidar de crime... crime não só contra pessoas (mulheres, neste caso) como contra a Humanidade!
Esse crime é a Mutilação Genital Feminina (MGF). A Amnistia Internacional assinalou no dia 6 de Fevereiro o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, para chamar a atenção para este crime que ainda se pratica em 28 países de África, nalguns da Ásia e em muitas comunidades imigrantes um pouco por todo o Mundo.

Foi hoje lançada a Estratégia Europeia para a Eliminação da MGF, onde a Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Amnistia Internacional são parceiros em Portugal. Os pormenores e demais informação pode ser vista no site www.endfgm.eu/en/

Mas o que é afinal a MGF? Em breves palavras é uma prática em que uma parte ou a totalidade dos órgãos sexuais de mulheres e crianças femininas são removidos, normalmente o clítoris e os lábios vaginais. A infibulação (costura dos lábios vaginais e do clítoris) é outra prática em grande expansão em especial nos países africanos. A MGF é levada a cabo em várias idades, desde depois do nascimento até à primeira gravidez, embora o mais usual seja entre os 4 e os 8 anos da criança. É praticado geralmente pelas mulheres mais velhas da comunidade com utensílios de corte rudimentares e sem quaisquer cuidados de higiene. Provoca graves distúrbios físicos e psicológicos a nível da saúde, que podem prolongar-se durante a vida inteira das vítimas. Algo inventado pelo homem... masculino, com certeza para perpetuar a sua postura de "macho". Pode ser isso para quem a defende, pratica ou simplesmente anui ou aceita! Mas, para mim, é crime, e dos maiores jamais praticados contra as mulheres e a Humanidade!
Informação completa em Amnistia Internacional

domingo, 7 de fevereiro de 2010

PORTUGAL OU A EXPLOSÃO DOS BRANDOS COSTUMES

Não é por acaso com certeza que algumas das maiores figuras deste rectângulo no lado ocidental da Península Ibérica são poetas! Os poetas são geralmente pessoas sensíveis, intuitivas, dóceis, suaves e apregoam tudo menos a guerra e a violência (Mas, não será o amor também uma forma de violência? Bom, isso fica para outras núpcias!).
Tanto os poetas moldaram este país que foi mesmo um poeta que caracterizou este povo e este país como um "país de brandos costumes"! A história de Portugal parece dar-lhe alguma razão, pois até nas guerras do antigamente (à parte Portugal ter nascido de uma guerra entre mãe e filho) as coisas foram mais suaves que noutros lados. Mesmo a colonização portuguesa parece não ter sido a mais cruel (se comparada com a inglesa, holandesa ou espanhola - já o mesmo não se pode dizer da descolonização) e - mesmo já depois de Fernando Pessoa - Portugal nem participou na II Guerra Mundial.
Portugal é, portanto, "um país de brandos costumes", um povo pacífico, discreto, que preza a sensatez e a pacatez - é claro, isto antes de haver o Correio da Manhã, pois a partir daí apercebemo-nos que os costumes não são tão brandos como o poeta os denominou!
Vem isto tudo a propósito dos explosivos da ETA descobertos numa vivenda entre Óbidos e as Caldas da Rainha num local, esse sim, de tão brandos costumes que até enjoava... vai daí, tunga, tomem lá uns explosivos para animar as coisas e colocar Portugal na rota do terrorismo... esperemos contudo que esta seja uma novela sem próximos episódios!!!

Óbidos vista da estrada onde foram encontrados
os explosivos da ETA.

Foto de O Meu Sofá Amarelo datada de Julho de 2008

Passo muitas vezes no sítio de Avarela, numa estrada secundária entre Óbidos e Caldas da Rainha, local onde foram descobertos os explosivos da ETA. Nessa estrada há uma pedreira/areeiro tenebrosa tal o buraco gigantesco, nunca se vê ninguém nas moradias, raramente se vêem outros automóveis e o próprio nome do lugarejo é indício de que alguma coisa não funciona bem por ali. Muitas vezes eu fiz esse comentário e afinal as circunstâncias vieram provar isso mesmo!
Mas nem tudo é tenebroso e misterioso naquele sítio. Também há quintas com cavalos (ver foto em baixo), a linha de comboio do Oeste, pomares de pêras rocha e uma paisagem deslumbrante. em especial do Castelo de Óbidos (foto de cima) e do Monte de Santo Antão, (fotos de baixo) onde a cada 17 de Janeiro de cada ano se reúnem centenas de pessoas para abençoarem os seus animais e para aconchegarem o estômago e o espírito com piqueniques de carne assada e vinho tinto! Disfrutemos, então, de tudo isto antes que alguma bomba rebente e tire Portugal da rota dos "brandos costumes"!


sábado, 6 de fevereiro de 2010

GOVERNO PS de JOSÉ SÓCRATES PODE CAIR NOS PRÓXIMOS DIAS

Nota de abertura: o interesse e a importância deste post está especialmente nos comentários. Sugiro, por isso, que a visita a este post seja complementada indispensavelmente com os comentários

Dois aspectos da manifestação dos enfermeiros em Lisboa 
no passado dia 29 de Janeiro. Fotos de O Meu Sofá Amarelo

O Meu Sofá Amarelo soube de fonte segura que o Governo minoritário do PS vai com certeza cair nos próximos dias mercê da contestação da op
osição e de muitas classes profissionais.
E o que mais preocupa nisto tudo é a falta de unidade dos Partidos e dos políticos numa altura em que não há lugar para jogos nem lutazinhas pelo Poder: a situação económica de Portugal 'obriga' a que se escolham os melhores para governar aquilo que outros desgovernaram - e continuam a desgovernar - durante décadas! Já não é só o Portugal interno que está em causa, o problema é mesmo o atestado de incompetência que a Europa e o mundo estão a passar a Portugal. Nem ser campeão do mundo em futebol vai chegar para alterar isto: de uma vez por todas dava jeito, por assim dizer, que a competência e a decência chegassem ao Poder.
Partidos e ideologias à parte - porque prefiro avaliar pessoas e não Partidos - estou a apreciar a lucidez e a moderação de Pedro Passos Coelho, talvez o futuro Presidente do PSD (se não for trucidado de novo pelos barões do Partido) e, consequentemente, candidato a 1.º Ministro quando (e se) o Presidente da República convocar eleições antecipadas. Mas, para dizer a verdade, nem sei se mesmo Passos Coelho quererá pegar num Governo nestas circunstâncias e neste estado de coisas...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ROSA LOBATO FARIA - A CLASSE E O TALENTO DE UMA MULHER SÓ!

"senti-me inundada de uma intrigante luz azul, como se Afonso Sanchez me sorrisse da sua jazida, pisada e repisada por incomparáveis gerações, e dissesse, terminámos a nossa viagem, provámos a flor do sal, chegámos ambos à outra ponta do mar. Foi nesse instante que decidimos morrer!"

Eis porque temos de beber sofregamente os nossos poetas, cantores, actores e demais GENTE GRANDE deste nosso pequeno País... não posso deixar de sentir a dor de ausência que me deixa a partida da Rosa Lobato Faria... resta-me o consolo de poder reler, já com saudade, quase todos os seus livros...

Palavras da admiradora Helena Neves, que também seleccionou o trecho de um livro de Rosa Lobato Faria (em cima)

Rosa Lobato Faria fotografada por mim no lançamento de um livro de Mário Zambujal em 28 de Maio de 2008

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

MÁRIO CRESPO: CENSURA OU FAIT-DIVERS?
Também Mário Crespo foi notícia por estes dias mas por outros motivos: o Jornal de Notícias fez censura a uma crónica que Mário Crespo publica naquele diário do Porto. Mário Crespo é daqueles portugueses que também vai passar ao lado da fama porque outros 'interesses' se levantam... é talvez uma questão de crispação!

Mário Crespo fotografado por mim no lançamento de um livro de Paulo Teixeira Pinto no dia 9 de Outubro de 2008. Como se vê, já Mário Crespo rangia os dentes, parece que adivinhando o que estava para vir

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

AMÁLIA QUIS DEUS QUE FOSSE O SEU NOME...

Terminou a Exposição sobre a Amália no Museu da Electricidade, em Lisboa. Foi com certeza a Exposição que melhor esmiucei e que mais fotografei. Porque Amália não foi só uma fadista, foi talvez a personalidade portuguesa mais marcante do século XX. Não sei se a história me vai dar razão... Para mim Amália continua viva, bem viva... aliás, basta ver as duas fotos de baixo para perceber que ela está a posar para as pessoas que a estão a fotografar!

Das centenas de fotos que fiz da Exposição destaquei estas três. Espero que gostem! (clicar nas fotos para as ampliar)