quinta-feira, 29 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DA DANÇA... PORQUE A VIDA É UMA VALSA DANÇADA A VÁRIOS TEMPOS!


E se a Vida é uma Dança, há quem viva a Vida apenas a dois tempos, outros vivem a 4 tempos... alguns até a mil tempos! Talvez viver a Vida num meio termo seja melhor... por aqui é o que se tenta fazer, se possível multiplicando os tempos da Dança da Vida!


terça-feira, 27 de abril de 2010

TODOS OS PATINHOS SABEM BEM NADAR...

A Janela da Joana hoje está de parabéns por vários motivos, e um deles está à vista: foi presenteada com duas mãos-cheias de patinhos 
e ei-los aqui poucas horas depois de saírem da casca.
Conseguirão vocês contá-los?

Mamãe pata consegue zelar pelos seus patinhos 
mesmo na hora da comida... 
todo o cuidado é pouco com as crianças!

domingo, 25 de abril de 2010

AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU ESTAO AGORA SEMI-FECHADAS!

Bom, sou suspeito mas para mim esta foi a melhor foto
das 500 que fiz hoje na Av. da Liberdade em Lisboa

Em 1º plano: "pensava que isto era de plástico 
mas parece que não... tem folhas, e tudo!" 
Em 2º plano: quem não tem uma rosa para oferecer, 
oferece um cravo.

"Sou o Spiderman do 25 de Abril!"
"Não sei o que é isto que me deram para as mãos!"

"Olhem só o meu estilo a tirar fotos e a segurar os cravos de Abril"

O repórter da TVI ganhou o dia quando conseguiu entrevistar Louçã.
Fernando Nobre em (quase) plena campanha presidencial.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _


Ary dos Santos dizia que 'ninguém há-de fechar as portas que Abril abriu', mas a verdade é que muitos dos políticos que têm mandado no país desde essa altura não têm tido outra coisa em mira senão fechar de vez essas portas... por isso muita gente lembra-se que hoje é feriado, que está um tempo bom para ir para a praia, mas já se esqueceram da revolução de há 36 anos... pelo menos que as portas que Abril abriu continuem entreabertas...
Nas fotos: Fausto ontem à noite num concerto à beira-Tejo 
e fogo-de-artifício na noite de 24 para 25 de Abril


sexta-feira, 23 de abril de 2010

O SOM DO SILÊNCIO NUM PARAÍSO AQUI AO LADO...

Se nos dão a conhecer o Paraíso na Terra - nos outros planetas aqui à volta duvido que os haja - devemos guardá-lo o mais secretamente possível e só o partilhar com alguém especial...

... É assim na Lagoa das P......., onde o som do silêncio só é rompido pela voz e pelo chapinhar dos patos e das galinhas-de-água ou pelo coaxar das rãs...

... é aqui que a brisa se faz com o bater das asas de uma mariposa... e um pato mudo comum e um pato mandarim podem voar lado a lado, pousar nas águas do tempo e dar as boas-vindas aos que chegam e partem em... silêncio!


terça-feira, 20 de abril de 2010

MELHOR QUE A LIBERDADE DE PODER DIZER É A LIBERDADE DE PODER SENTIR

A Liberdade está essencialmente no olhar
e não tanto nas palavras

segunda-feira, 19 de abril de 2010

HÁ UM CAIS DESFEITO PELAS MARÉS DO TEMPO...


Há um cais desfeito
Pelas marés do tempo
Onde o rio já não chega
E a brisa já não sopra,
Há um cais perdido
Nas estacas da Vida
Outrora soberba
Agora indefinida
Há um cais rasgado
Por feridas e sinais
Onde amarras são nós
Desfeitos no cais!






sexta-feira, 16 de abril de 2010

A ESPUMA DOS DIAS

Porque os dias são como a Espuma 
e a Vida é como a Espuma das ondas...

... vem do mar, vai para o mar, e por vezes...

... não deixa de nos salpicar
(como esta onda que me fez ir mudar de roupa)

Mas, quando o mar se acalma,
o importante é ter a ... Espuma na Alma!


terça-feira, 13 de abril de 2010

SAGRES, TU SABES, NA PONTA DA SOLIDÃO

Ir ao Promontório de Sagres e não ver o Céu
é como ir ao Céu e não ver o Promontório!


Mais grave ainda é ir a Sagres e não ver o Mar que bate na rocha!

Mudei a minha opinião sobre o Algarve: à excepção de algumas localidades e do mês de Agosto no dito, tenho andado a conhecer melhor o Algarve e só posso dizer que gosto do que estou descobrindo... e estas jornadas algarvias são para repetir. Por outras palavras: tenho ido, tenho aprendido a apreciar e - se não houver nada em contrário - mais vezes irei voltar!

A gaivota mais ocidental da Europa

Este passarinho é o anjo da guarda dos pescadores
lá adiante... é que o Mar profundo é logo ali!


Quem não tem cão pesca com gato!

"Puxa, o fim do Mundo é bem longe! Não achas, Rex?
Ou melhor, Don't you think so, Rex?"


quinta-feira, 8 de abril de 2010

DITOS ESCRITOS E... SE POSSÍVEL DITOS!

Ora aqui vai o desvendar do mistério dos ditos: fica em Galveias, concelho de Ponte de Sor, Alto Alentejo, Portugal, Península Ibérica, Europa, Planeta Terra... puxa, já chega! Foi construído no tempo antes do 25 de Abril de 1974 e chama-se nicho!



Sonha comigo mas vê lá não tenhas nenhum pesadelo!


Sorri hoje, amanhã, depois de amanhã, no dia a seguir a depois de amanhã e assim sucessivamente... e se sonhares comigo e sorrires todos os dias seremos... Felizes!

Só merendar, amor? Sim, é bom quando dá uma fomeca
mas há coisas ainda melhores para fazer... ops!


Ah, já não há professores nem alunos como antigamente, quando
o respeitinho era muito bonito... e os alunos ficavam
gratos aos mestres e vice-versa... acho eu!


E quando a Vida nos corre de feição soletremos as consoantes, enalteçamos o Pai e a Mãe e cantemos as notas... musicais...
porque as outras andam arredias!

terça-feira, 6 de abril de 2010

QUANDO A VERDADEIRA CRISE CHEGAR... PORTUGAL NÃO TERÁ A MESMA SORTE DA GRÉCIA!

Ilusões não haja de que quando Portugal cair, a Europa que nos abastece de BMWs, de Audi's, de Nokias, de Nike's, não estará lá para nos pôr a mão por baixo! Assobiarão para o lado, fingindo que não vêem! Quanto muito dirão: 'para essa causa já dei... nos idos de 90! Se geriram mal o que receberam problema vosso!'


A 'tranquilidade' que se vive em Portugal face ao avanço do desemprego, face ao sufoco que as pequenas e médias empresas vivem, e a falta de perspectivas, agora não só dos mais novos, mas também dos menos novos, lembra-me - embora não estivesse lá para ver, pois - a desfaçatez com que os romanos há umas centenas de anos lidaram com as invasões dos ditos bárbaros: o importante era comer, beber e desfrutar!


A Europa torceu o nariz ao facto de ter que ajudar a Grécia a contornar o défice das contas públicas de 113% do PIB grego (em Portugal é de 78%), talvez em virtude da ostentação de um nível de vida que os gregos exibem. Afinal, todo o crescimento económico, social e salarial da Grécia nos últimos 20 anos foi baseado em virtualidades! E, pelo que já vimos, lá como cá: Portugal trespassou-se de auto-estradas, de Centros Comerciais cada um maior que outro, de automóveis topos de gama, de mais telemóveis que habitantes... quando não tinha (e não tem) bases económicas, sociais ou financeiras para o fazer!


Mas, no tête-a-tête entre Portugal e Grécia, os gregos levam vantagem. E isto apesar de também pertencerem ao clube dos PIGS (Portugal, Ireland, Greece, Spain) para quem a Europa olha com desdém, talvez só com uma ponta de inveja do Sol que abençoa três daqueles quatro países. É que jamais os ricos da Europa deixarão de ir em socorro de um país que foi o berço civilizacional da própria Europa, das cidades onde os filósofos se passeavam inventando os princípios da Democracia que a Europa (parece que) tanto preza. O país dos deuses e da maratona não será abandonado pela Europa, até porque os europeus do centro e do norte precisam de enviar os cidadãos de férias para os Partenon's e as Acrópole's desta civilização.


Já o mesmo não se passa com Portugal: por aqui ninguém inventou a Democracia, os deuses não se demoram muito por estas paragens, de filosofia só a barata e embora também tenhamos um Sócrates (ainda por cima vivinho da silva), são cada vez menos os que embarcam em engenhosas filosofias, ao contrário do que acontecia com o grande mestre grego. E já nem maratonistas temos: os portugueses agora gostam mais de correr para as filas dos hipermercados, para os algarves e para os voos para o estrangeiro. E nem São Cristiano Ronaldo ou o Santo Mourinho nos poderão salvar quando chegar a hora e este submarino à beira mar equilibrado for ao fundo de vez!  

sábado, 3 de abril de 2010

A PRIMAVERA A CAMINHO DO ALENTEJO... MAS LENTAMENTE... COMO É PRÓPRIO DAQUELE MUNDO...



Devagar, devagarinho, a Primavera vai a caminho do Alentejo. O verde abunda, as flores ainda espreguiçam prestes a florir, as andorinhas espreitam uma a uma e os campos vão misturando a palete de cores com realce para o vermelho, o violeta, o amarelo... mas para saborear o Alentejo é preciso lá ir... olhar, sentir, tocar, respirar Alentejo, mas depois... deixar tudo como está!



quinta-feira, 1 de abril de 2010

ANUNCIADO HOJE, DIA 1 DE ABRIL: FUNÇÃO PÚBLICA AFINAL VAI TER AUMENTOS DE 3%

- Os sindicatos da Função Pública chegaram esta noite a acordo com o Governo e o aumento para este ano vai ser de 3%, ao contrário do tão propalado congelamento dos salários anunciado para este ano.

- Enfermeiros cancelam greve depois de verem aprovadas as suas justas reivindicações, com os aumentos de salários pretendido e a aprovação dos estatutos das carreiras.

- Atendimento nos hospitais e centros de saúde vai melhorar com a contratação de mais médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar, privilegiando em especial os idosos.

- Professores voltam a ter boas perspectivas de carreira.

- Pequenas e médias empresas vão ser apoiadas pelo Estado.

- Desemprego vai baixar pra 5% até ao fim do ano.

- Agricultura portuguesa ganha novo alento com apoio a novos agricultores.

- Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira fazem as pazes e combinam um jogo amigável entre FCPorto e Benfica para angariação de fundos.

- SIC e TVI chegam a acordo para exibirem documentários em horário nobre em detrimento das telenovelas.

- Finalmente, os principais partidos políticos chegam a um entendimento para um Governo de salvação nacional, onde José Sócrates será ministro da Educação e Homologação de Cursos Superiores, Pedro Passos Coelho ministro da Agricultura, Pescas, Economia, Finanças, Cultura, etc, Paulo Portas ministro do Comércio e Mercados Com Polícia à Porta, Francisco Louçã ministro das Obras Públicas Que Não Se Vão Fazer, Jerónimo de Sousa ministro das Relações Internacionais Com Cuba e Coreia do Norte. Um ministério especial para Pedro Santana Lopes que ficará com a pasta da Gestão de Conflitos Internos, Externos e Outros Que Virão.