domingo, 30 de maio de 2010

O POVO SAIU À RUA NUM DIA ASSIM...


A Av. da Liberdade em Lisboa encheu-se de gente no dia 29 de Maio que protestou contra as medidas sociais tomadas pelo Governo nos últimos dias. O Meu Sofá Amarelo esteve lá para sentir o pulso à população...
Na foto do lado, a repórter loira entrevista as letras de 'manifestação'; em baixo Carvalho da Silva: "Sim, eu sei devem estar aqui umas 300 mil pessoas mas o que me chateia é um indivíduo aqui à frente vestido de Sofá Amarelo que não pára de me fotografar!"


Careto disfarçado de Ministro das Finanças ou se calhar
Ministro das Finanças disfarçado de careto!

"Puxa, algum camarada aqui presente
comeu feijoada ao almoço!"

Nova moda nas manifestações: recua, recua e
depois dispara em corrida... é claro que alguns
foram espezinhados mas quem arranca por gosto...

Desta vez tudo correu com... Tranquilidade!
Para a próxima vamos ver!

sábado, 29 de maio de 2010

UM DIA PASSADO NO CAMPO NO MEIO DA AGRICULTURA BIOLÓGICA

A Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo vive da agricultura biológica e um dia em cada ano - 25 de Abril - abre as portas ao público e...

... mostra concursos de cães pastores...

... faz a comidinha em tachos e panelas de barro...

... tem provas de azeite (além de vinhos, mel, queijo, etc) e um dos pratos à escolha era cozido à portuguesa biológico... 

... tem passeios de carroça guiados pelo bom gigante...

... tem sinfonia de chocalhos e casas-de-banho ecológicas...

... e tem recipientes para separar os resíduos... atenção, não se esqueçam de separar os restos para os perús e para os porcos, se bem cá para mim não sei fazer bem a destrinça da dieta de uns e outros, só sei que todos os anos aguardo ansiosamente por este dia de... liberdade!
Se quiserem lá ir para o ano 
decerto nos encontraremos por lá!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

EXCLUSIVO: JOSÉ SÓCRATES É O MAIS PROVÁVEL CANDIDATO DO PS ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Faltam poucos dias para o PS desembrulhar um dos mais complicados imbróglios do Partido nos últimos tempos - não fossem os imbróglios da governação já suficientes!
Apoiar Manuel Alegre é algo que divide o PS, e o "erro" aqui foi do Bloco de Esquerda (BE) que se antecipou e muito cedo deu o seu apoio ao histórico socialista. Não fora isso e seria certo que o PS apoiaria Alegre até porque houve uma reaproximação entre o 'poeta do vento' e o homónimo do filósofo grego - salvo seja!

Sendo assim, O Meu Sofá Amarelo soube de fonte segura que o PS não tem outra saída que não seja apostar no seu Secretário-Geral, e ao mesmo tempo livra-o dos enormes problemas da (in)governação. Só António Vitorino se perfilava como possível candidato de consenso do PS mas parece que ao antigo Comissário Europeu não restará outra coisa que ficar a olhar para o ar...

terça-feira, 25 de maio de 2010

UMA RAPIDINHA PRIMAVERIL NO ALENTEJO!


Quando os dias soam estranhos e as palavras paralelas se irregulam
não há melhor terapia que dar uma rapidinha ao Alentejo...

... Já o Paco Bandeira dizia que 'o Alentejo é lindo na Primavera'...

... eu acho que o Alentejo é lindo em todas as épocas do ano...

... Mas não há dúvida que na Primavera os campos falam
e as cores brincam no reflexo dos sentidos!



segunda-feira, 24 de maio de 2010

GLOBOS DE OURO OU DE LATA?

Confesso que dantes era crítico e não tinha pachorra para estas coisas dos Globos de Ouro e afins porque as nomeações e os globos bafejavam sempre os mesmos! Mas, de há uns tempos para cá mudei de opinião: embora não siga com atenção, reconheço que é um programa bem feito e a intenção é meritória. É que as pessoas anónimas precisam de ver e de se identificar com os seus ídolos ou pelo menos com aqueles que admiram nas mais diversas facetas do espectáculo e da vida! Até porque a vida de muita gente é tão triste que só lhes é permitido sonhar... e mesmo assim, um dia sonhar ainda vai pagar imposto!
É certo que as nomeações são muito subjectivas e pondo a concurso, por exemplo, os Amália Hoje com uma Adriana, é claro que o público - que é quem vota - nem sequer sabe quem é a Adriana. Mas pronto, se há vitórias certas outras nomeações há que dão oportunidade a um ou outro novo valor! Mas o meio artístico e desportivo português é muito pequeno e os lobbies são fortes, por isso é normal que ganhem quase sempre os mesmos, ou pelo menos os da mesma roda de amigos!
Nada a obstar, em especial quando o Globo de Carreira foi para Artur Agostinho, uma dádiva de talento e de lucidez. Tenho pena que não voltem a nomear e premiar jornalistas, fotógrafos e outras categorias ligadas à comunicação. Tinha imensa curiosidade em ver quem nomeavam para estes globos. Mário Crespo? Manuela Moura Guedes? E os gestores, porque não há globos de ouro para os gestores? Também não seria mal pensado nomear ministros e políticos... só que acho que alguns dos Globos destas áreas ficariam por atribuir...

"Os troféus, valem o que valem. São brilhos fugazes, dos quais alguns se alimentam e outros colhem animos para novas caminhadas. Sabem bem, na verdade. Dão sorrisos e momentos de felicidade. Mas nem todos são genuinamente atribuidos, como dizes. Muitos deles são apenas vaidades construídas à custa de pressões várias, num mundo cada vez mais narcísico.
Fiquei contente por se ter honrado mais uma grande figura do nosso património cultural, o senhor Artur Agostinho, homem que nas suas várias facetas profissionais, foi deixando inúmeras referências de qualidade e profissionalismo. Uma figura brilhante por si só, a quem este troféu, apenas vem lembrar que as verdadeiras estrelas têm luz própria."


sábado, 22 de maio de 2010

SERÁ QUE JOSÉ MOURINHO É MAIS EUROPEU QUE PORTUGUÊS?

Quando fiz este post não imaginava que José Mourinho ia mesmo ser campeão europeu. Mas nem de propósito: Parabéns, Mourinho! 
Setubalense do Bairro do Viso (onde há um óptimo restaurante, o CalhaBem) 
Esta informação é do meu amigo Argumentonio - ver comentário.


Figura principal na capa dos principais diários desportivos italianos e espanhóis nos últimos tempos, José Mourinho não tem passado de pequenas notas ou apontamentos nos jornais desportivos portugueses! Portugal nunca soube lidar bem com os... portugueses que levam longe o nome de Portugal. E depois admiram-se de Mourinho nao prognosticar grande futuro para Portugal no Mundial da África do Sul...

Quer se goste ou não da maneira de ser de Mourinho, a verdade é que ele faz mais por Portugal que o AICEP de Basílio Horta. E hoje, numa Madrid toda virada para a final da Liga dos Campeões, José Mourinho e Portugal podem brilhar de novo nessa Europa (e mundo)! 

Aqui ficam umas imagens (feitas há dois dias in loco) de como a final da Liga dos Campeões - pela primeira vez disputada a um Sábado - pode mexer com uma cidade, apesar do Real Madrid ter sucumbido aos pés de um Lyon nos quartos-de-final da prova. É razão para dizer: HALA MOURINHO!!!

Loja do Real Madrid no complexo do estádio: as montras estavam todas ocupadas com alusões à final da Liga dos Campeões.

A alguns dias da final o aparato de segurança já era visível e a circulação de pessoas e automóveis limitada. 

sexta-feira, 21 de maio de 2010

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


Portugal é um dos países do mundo mais ricos em biodiversidade, até porque tem uma zona económica exclusiva várias vezes o seu tamanho e até agora muito mal explorada. São também vários os tipos de clima que se manifestam em Portugal e nas ilhas.

Quanto a Lisboa é só a cidade a nível mundial mais rica em biodiversidade, nomeadamente nos muitos jardins e parques espalhados pela cidade - e por vezes mal conhecidos - e devido em grande medida pela mistura de culturas entre o extremo ocidental da Europa, a América do Sul, África e Ásia.

No Dia Internacional da Biodiversidade - inserido no Ano Internacional - é bom que Portugal e os portugueses tomem consciência da riqueza que o território tem em termos de biodiversidade. E, para os que não sabem, registe-se que a humanidade não sobrevive se não houver biodiversidade... e se o Homem pode adaptar-se à provável subida média no planeta de 4,5 graus em 2100, já não é certo que outros organismos e microrganismos consigam fazê-lo! Por isso, está nas nossas mãos continuar a descobrir pequenos seres (foto ao lado) ou deixar que a humanidade fique em suspenso... (foto de cima!) ou quiçá coberta de limos (foto de baixo!).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CORRIDA DA MULHER OU DO SEXO... FORTE?

Semáforo vermelho para tudo o que possa atingir as Mulheres, seja violência doméstica - e não só doméstica - cancro de mama e outros males e maleitas!
Porque elas merecem todo o cuidado e todo o carinho do Mundo!
Como todos os anos, fui fotografar a Corrida da Mulher, em Lisboa. E, como sempre, fui bafejado com os mimos habituais por parte delas... o que um homem com uma máquina consegue obter, heheeh!
É uma terapia que não dispenso e hoje voltei a confirmar uma coisa curiosa: as pessoas que estão a assistir ali no passadiço onde fico quase sempre emocionam-se em especial quando chegam os primeiros grupos cor-de-rosa de tal modo que algumas choram copiosamente e outras só conseguem esconder as lágrimas por trás de óculos escuros! Homens e mulheres! É a 3ª vez que vou e todos os anos é a mesma sensação! Porque será? Talvez algum psicólogo social saiba explicar isso... eu não sei! Mas que nos toca ver aquela mancha rosa ao vivo, toca mesmo!

Haverá coisa melhor que ser bajulado por mulheres bonitas?
Sim, bonitas, porque elas são todas Lindas!!!
Independentemente da idade, da barriguita
ou do rabiosque mais cheito!


Algumas até me filmam, fotografam, põem o polegar para cima,
fazem o V de vitória e... dançam para mim!
Que mais posso querer da Vida?


quinta-feira, 13 de maio de 2010

A VERDADEIRA ENERGIA DAS ONDAS DO MAR...



Se as ondas são do Mar
E o nosso olhar infinito
A energia das ondas
Pode entrar no nosso olhar
Percorrer todos os sentidos
Até aos sonhos deslizar
Por gestos indefinidos
E quando enfim pousar
Na palma das nossas mãos
Haverá um outro olhar
Mais perfeito e mais bonito!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

HÁ PAPAS E PAPAS...


São emoções a mais para os portugueses em tão pouco tempo: primeiro o Benfica, no dia seguinte os seleccionados de futebol para o Mundial e hoje o Papa. E ainda a nuvem de cinzas do vulcão sobre Portugal! Muita coisa mesmo e... bom, eu não podia deixar de ir ver (tentar ver) o Papa em Lisboa, como também não podia deixar de fazer a minha papa preferida: flocos de aveia com maizena, canela e casca de limão! Será pecado comer uma papa destas? 

O anel de ouro maciço do Papa e os animais de estimação que foram à Baixa para serem benzidos! A verdade é que, além de muitas dezenas de cães, também vi gatos nos braços das pessoas, um dos quais não teria mais de um mês... 




Sequência das fotos em baixo: (1) às vezes dá um jeitão ser bem alto! (2)Lavar a alma dos pecados com cerveja durante a homilia Papal! (3)E levar o escadote de casa para ter vantagem sobre o comum dos mortais! 


A 300 metros de onde estava o Papa existe um hotel de muitos milhares de estrelas com vista para o rio... e para o frio!


Canoa de vela erguida e um ângulo que poucos viram: 
a homilia vista do Tejo ao entardecer.

E assim, com toda a gente distraída com o Benfica, com a Selecção de futebol e com o Papa ninguém dá pela subida de impostos nem pelo corte no 13º mês... 

segunda-feira, 10 de maio de 2010

MAIS MISTÉRIOS DA SERRA DA ARRÁBIDA...

Pode parecer outra coisa mas não é mais que uma gota numa 
estalactite numa gruta secreta e mágica na Serra da Arrábida!

Estou aí algures recortado no contra-luz na entrada da 
gruta secreta e mágica - vejam lá se me descobrem!? 
Se não me descobrirem também não perdem grande coisa, hehe!

Cada um busca e guarda os tesouros que o Mar traz... seja em forma de conchas frágeis douradas ou prateadas, seja através de pedras que o tempo - muito tempo - esculpiu e encheu de energia... assim, as mãos tecem contornos que as ondas desenharam...


Azuis, verdes e castanhos mesclam-se 
no interior da gruta secreta e mágica...

Em dias de temporal a espuma das ondas salpica 
os sentidos dos que se abeiram do precipício...

E há um olho em forma de gota que observa os movimentos 
das almas dos que se atrevem a devassar os domínios alheios...