domingo, 31 de outubro de 2010

MUDA A HORA DE UM TEMPO QUE O TEMPO DA HORA NÃO MUDA...

Há um tempo 
que o tempo não desfaz
É o tempo das palavras ditas
Um tempo das imagens escritas
Um tempo que o tempo traz
Nos desenhos de um tempo
Que o tempo não desfaz
Inscrito em tons de cinzas
Impresso em papel mate
Porque há sempre um tempo
Que o tempo não esbate!

Imagem do tempo colhida pel' O Meu Sofá Amarelo 
na estação de Sta. Apolónia, Lisboa, no dia 23 de Agosto de 2010

sábado, 30 de outubro de 2010

Tudo na Vida pode ter mais que uma Perspectiva

Tudo na vida pode ter mais de uma perspectiva. Até a morte... embora a morte não seja vida... bom, mas para alguns até morte pode ser vida, consoante aquilo em que se acredite... ou que se queira acreditar... ou que não se acredite!
Mas voltando às perspectivas, tudo depende do que se observa e da nossa colocação... e do nosso ponto de vista... e essencialmente da nossa imaginação, porque muitas vezes vemos aquilo que queremos ver... ou vemos aquilo que não queremos ver... ou não vemos aquilo que queremos (ou devíamos!) ver!

Tudo na vida tem mais do que uma perspectiva... por isso é que somos todos diferentes uns dos outros... se bem que há aqueles que conseguem conjugar perspectivas e juntar assim pedaços de cumplicidades...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O ORÇAMENTO DO LEITE COM CHOCOLATE!

O Orçamento de Estado, que pode ou não vir a ser aprovado, vai passar a taxa de IVA sobre o leite achocolatado de 6% para 23%. Este tem sido um dos pontos mais abordados nas negociações entre o Partido que apresenta o Orçamento (como se sabe, o PS - Partido Selvagem, de extrema direita) e o Partido que contesta o Orçamento (PSD - Partido da Sensibilidade Desentendida, de quase extrema esquerda). 

Pelo meio aparecem pormenores menos importantes, tais como a redução de salários na Função Pública (filosofia que os privados irão seguir também a seu tempo!), o aumento dos impostos, a redução dos benefícios fiscais, os (des)apoios sociais, os cortes na educação, na saúde e na justiça (ao contrário de Inglaterra, por exemplo, que cortou em muita coisa mas não nestas três áreas!), e por aí fora.
Mas, para mim, aquilo que mais me atinge é realmente o aumento da taxa do IVA sobre o leite achocolatado. O resto pouco me importa e não vai pesar no orçamento familiar porque também já não consumo... agora o leite achocolatado não, não me podem fazer isso, até porque 90% do meu orçamento familiar vai para gastos com o leite com chocolate.

Acho que vou ter que passar a beber o leite não com  chocolate mas com água... e já agora, porque também tem a ver com os (des)orçamentos: sabeides que as Águas de Portugal, organismo que pertence ao Ministério do Ambiente e que fica sedeado bem no centro de Lisboa, ali com tudo quanto é transporte ao pé (Metro, Carris, CP, Fertagus, até quase a TAP) subsidia os funcionários em combustível para as viaturas (e quantas vezes as próprias viaturas) e não subsidia os passes sociais? Pois, deve haver muita água por ali metida e em especial muitas pontes por baixo das quais essa água corre...

(... no caso do OE2011, na proposta do Governo, estão pouco menos de 178 mil milhões de euros, tanto do lado das despesas como das receitas - bate certo, mas é só uma aparência de equilíbrio, aliás é uma quase convenção contabilística, pois o desequilíbrio é gritante e advém de o País não gerar receitas para financiar as actividades do Estado, incluindo as que exigimos e as que dispensaríamos - e como não geramos receitas suficientes, pedimos emprestado o que falta para fazer face ao que gastamos, ou seja, aumentamos o défice...) - Contribuição fundamental de Argumentonio - VER COMENTÁRIOS

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DA REFLORESTAÇÃO NA LOUSÃ ÀS VEREDAS DO VALE DA COMENDA NA ARRÁBIDA

Num só dia a região da Lousã ganhou mais 30 mil árvores, muitas delas plantadas por crianças: é a mexer na terra que melhor se aprende as coisas importantes da vida...

Nas árvores plantadas tiveram prioridade 
as de folhagem tradicional portuguesa! 

Mais de 1200 voluntários oriundos de todo o país e até do estrangeiro dera colorido às encostas das serras na Lousã!

Plantar uma árvore é um dos gestos que mais nos engrandece, como seres de íntima partilha com a natureza. Plantar 30.000 é como acarinhar o futuro, um futuro que possa ser vivido em comunhão com um mundo em harmonia, pelas gerações seguintes e permitir que elas no seu tempo, possam também abraçar uma qualquer árvore centenária. (Maria João)

Depois de um dia de trabalho na Lousã veio um dia de caminhada na Arrábida: quais as diferenças entre estas fotos e as imagens daquela série "Perdidos"?

Foram precisas 5 pessoas para abraçarem este eucalipto mais que centenário!

Passar um dia ou só umas horas na serra da Arrábida é uma dádiva ao alcance de... todos! Basta lá ir e se possível deixar tudo como está!


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DE FRANÇA COM... TERROR!


Será que os acontecimentos em França - manifestações contra a alteração da data da reforma das pessoas - vão chegar a Portugal?



Fotos de PLAY TIME feitas em exclusivo para O Meu Sofá Amarelo

Mais logo aqui n' O Meu Sofá Amarelo!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

BOM, MAS NEM TUDO É MAU EM PORTUGAL...


... HÁ UM SECTOR ONDE PORTUGAL ESTÁ A SER PIONEIRO!

É o sector dos veículos eléctricos agora reforçado com o lançamento exclusivo em Portugal de um modelo totalmente movido a energia eléctrica por parte da Nissan.
O Meu Sofá Amarelo esteve no lançamento e falou com o Director da Agência de Energia de Portugal, Alexandre Fernandes, que - e depois de um test-drive - referiu ser uma experiência fantástica, que o carro é silencioso, tem uma excelente potência e um espaço de mala e para condutor e passageiros em tudo idêntico ou melhor que um carro normal.

Durante 3 semanas ali bem pertinho do Museu da Electricidade em Belém, Lisboa, qualquer um de nós pode fazer um test-drive e ficar a conhecer o futuro dos veículos eléctricos em Portugal já nos próximos anos. O preço deverá rondar os 40 mil euros, mas o Estado financia directamente a aquisição de cada veículo com 5 mil euros além de o isentar de impostos... Um dia todos os carros serão assim! Afinal, nem tudo está mal em Portugal: ah, e a Nissan apostou em Portugal porque este país à beira-mar adormecido é o campeão da Europa em condutor/quilometragem. Os portugueses fartam-se de andar de carro, por um lado porque as empresas mudam de local por dá cá aquela palha e por outro lado, não há quem prescinda de ir tomar um café a 100 metros... de carro! 


domingo, 17 de outubro de 2010

Pobreza: na sequência das medidas do Governo, mortalidade vai aumentar em Portugal em 2011 e nos anos seguintes

No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza os portugueses receberam a "prenda" de que vão ficar mais pobres... muito mais pobres! Com as medidas anunciadas agora o Governo de Portugal vai provocar um aumento de mortes por suicídio (suicidam-se em Portugal 1000 pessoas por ano, pode aumentar mais 20 ou 30%) e uma antecipação da morte a muitos dos mais velhos (e não só!) que deixarão de conseguir ter acesso a medicamentos e cuidados de saúde. Haverão ainda muitas outras mortes por causas indirectamente atribuíveis a estas situações.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Meu Sofá Amarelo também tem PROPOSTA DE ORÇAMENTO 2011 para apresentar...


O Meu Sofá Amarelo - à semelhança do Governo de José Sócrates - também vai apresentar uma proposta de orçamento para 2011, tendo em vista a diminuição do défice. 
Aqui vão algumas das medidas necessárias 
para travar o défice e aumentar a receita:

- Introdução de portagens no IC19 e na 2ª Circular, as estradas mais movimentadas em Portugal.

- Taxar os carrinhos dos hipermercados - a moedinha ficaria para o Estado.

- Taxar a cerveja consumida nas Queimas-das-Fitas.

- Cobrar entrada de peregrinos em Fátima.

- Imposto suplementar sobre as sandes de coiratos e sandes de torresmos vendidas nas tascas e nas roulottes.

- Imposto suplementar sobre o cozido à portuguesa, tripas à moda do Porto, feijoada à transmontana, rojões à minhota e carne de porco à alentejana nos restaurantes.

- Taxar os traques consoante a sonoridade deles: cada português tem, obrigatoriamente, de adquirir um dispositivo para medir a intensidade dos mesmos.

- Cobrar 1 euro de taxa de permanência diária dos residentes nos cemitérios: os que se manifestarem contra incorrerão em prisão, que poderá ir até à pena de morte.

- Cobrar uma taxa pela participação em manifestações, protestos, greves, etc, 1º de Maio incluído.

- Imposto suplementar sobre a bica... cheia!

Aceitam-se propostas da vossa parte... 
porque o (des)orçamento é de todos nós!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

OS MINEIROS DO CHILE REPRESENTAM MUITO MAIS QUE UM SIMPLES SALVAMENTO...

O resgate dos mineiros de uma mina no Chile não foi só um espectáculo televisivo, muito menos o drama de uma telenovela latino-americana: o resgate dos anónimos mineiros chilenos - que noutras ocasiões iriam apenas engrossar o nº de vítimas mortais em minas em todo o mundo - foi antes de mais um simbolismo daquilo que as minas - e os minérios delas extraídos - significam para o mundo moderno e consumista... por outras palavras, sem os riscos que homens como aqueles correm, a sociedade dita moderna e civilizada não teria automóveis, televisões, cozinhas equipadas, móveis, roupas, telemóveis, etc, etc... o Chile é um dos maiores exportadores mundiais de alguns minérios indispensáveis para o tipo de consumo numa sociedade ocidental, nomeadamente cobre! O mundo deveria pensar um pouco que para mantermos este tipo de civilização já temos que descer aos confins da Terra... eles - os outros - porque a maioria das pessoas nunca o faria! Aqui fica também uma pequena homenagem d' O Meu Sofá Amarelo aos heróis anónimos!



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

QUANTO VALE UMA CRIANÇA?

Foto da direita da autoria de Play Time em exclusivo para O Meu Sofá Amarelo

Parece que para o Estado/Governo em Portugal pouco vale! Não apostar na maternidade e no rejuvenescimento da população (em especial nos países da Europa ocidental e central) é o pior erro que um país pode fazer. Digo mais, é uma estupidez, uma falta de visão, uma falta de consciência e de coerência, atitudes políticas que as futuras gerações irão pagar muito caro!
E o Estado/Governo em Portugal é especialista em dificultar a vida a quem quer ter filhos: ora retirando apoios, ora reduzindo-os, ora não dando condições necessárias aos casais e às mulheres que terem ter filhos.
Agora a última medida tomada foi a de dificultar a vida às mulheres inférteis ou com dificuldade em engravidar: para não gastar uns míseros euros os tratamentos destas mulheres são logo interrompidos após o 1º tratamento, quando se sabe que nestas coisas raramente resulta à 1ª vez. 
Ter um país em Portugal nos tempos que correm é um autêntico milagre, algo só ao alcance de heróis e heroínas... que, infelizmente, vão sendo cada vez menos... 

domingo, 10 de outubro de 2010

Uma caminhada pressupõe sempre um ponto de partida e um ponto de chegada...

... mas nem sempre todas as caminhadas são assim tão simples...
algumas caminhadas são apenas uma pausa entre 
a caminhada que findou e a próxima caminhada...
como em tudo na Vida!

Nesta caminhada levámos uma mascote, o Guri, 
elemento indispensável a partir de agora nas nossas andanças...

... até uma cobra nos quis acompanhar... 
o que vale é que íamos num plano mais alto...

Portinho da Arrábida visto de leste por entre a vegetação... 
é só uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal!

... Arrábida, a serra e o local mais rico em biodiversidade 
(e estamos no Ano Mundial da Biodiversidade) em Portugal.

...um galinho saltou para cima do ramo da árvore para observar o mar...


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Em breve não haverão bancos na via pública que cheguem para todos os pobres...


NOTA: como muitas vezes costumo dizer os vossos comentários são muito mais importantes e elucidativos que os meus posts. E todos os coments são importantes para mim, sejam eles feitos de uma só palavra ou sejam eles o capítulo de um livro.
Quero agradecer aqui ao Paulo do blog Sorriso de Geia, que se estreou n' O Meu Sofá Amarelo com um coment com uma grande quantidade de palavras, mas mais importante que isso, com uma grande qualidade de ideias e um contributo fundamental para o post
Obrigado ao Paulo e a todos os que comentam ou simplesmente se passeiam (leia-se: se sentam) n' O Meu Sofá Amarelo!

Há poucos dias o secretário de estado da segurança social regozijava-se com os 13 milhões de euros que o estado tinha deixado de pagar aos beneficiários de apoios sociais no mês de Agosto, depois de ter entrado em vigor o novo regime para o (des)apoio social. Mas não saberá esse senhor dos olhos transparentes que para muitos milhares de portugueses essa ninharia de apoio pode fazer a diferença entre as pessoas terem uma ou duas refeições por dia... ou nenhuma refeição!
As irregularidades que alguns portugueses podem fazer com o acesso a esses apoios sociais não pode ser argumento para os cortar àqueles que deles precisam para... sobreviver! Por outras palavras, essas eventuais irregularidades são uma gota desculpável num universo de outras muito maiores irregularidades que governantes e afins fazem!
Esta "sociedade de sucesso" que nos impingiram a partir de meados dos anos 80 - da qual o 'nosso' Presidente é porventura um dos principais protagonistas e responsáveis - tinha que dar nisto: gente desenraizada, gente a viver a duas horas do local de trabalho, gente que nem tem tempo para saber como vão os filhos na escola, desertificação do Interior, competição pelo melhor automóvel, pelo telemóvel topo de gama, pelas roupas de marca, pelas férias na Dominicana... Não seria melhor Portugal ter 'crescido' menos mas com alicerces?


terça-feira, 5 de outubro de 2010

REPUBLIQUE-SE A REPÚBLICA PORQUE ESTA JÁ NÃO SERVE!

Republique-se a República 

E ela que se identifique

Como de maioridade,

Republique-se a República 

Com decretos e diplomas 

Que não sejam sintomas 

De falta de liberdade

Republique-se a República

Através de manifestos

Mas que isso não implique 

Que passem por alambique

Tão enviesados textos.


Republique-se a República 

Com Eça mas sem Fradique

Para que isso a dignifique

E separe do joio o trigo

Sem fazer um jogo misto,

Republique-se a República 

E que isso não signifique 

Que na mesma tudo fique

Pois na verdade vos digo:

Que se lixe tudo isto!

A República que se republique!


Republique-se a República 

Pois passados estes cem anos

De governos republicanos 

Mais parece um piquenique

De tachos e de biscates

Republique-se a República

E para que isto se aplique

Sem que ninguém replique

Haja alguém com tomates

Haja alguém que aqui rubrique,

Pois se esta República

Em pouca água ferve

Republique-se a República

Porque esta já não serve!



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

NO DIA MUNDIAL DO ANIMAL TODOS OS ANIMAIS MERECEM ...

... ter um chapéu-de-Sol da Caras a fazer sombra...

e um cesto da roupa para se espreguiçarem!

domingo, 3 de outubro de 2010

COIMBRA FOI ONTEM E HOJE A CAPITAL DE PORTUGAL...

O Povo agora já não está nos mercados de rua, nas feiras nem em Fátima. Para encontrar o Povo do séc. XXI é ir aos concertos de Verão... ou de Outono, como estes dos U2 em Coimbra.
Mega concertos fui a 2 nos últimos anos: Rammstein no Pavilhão Atlântico em 2006 e RollingStones no Estádio do Sporting em 17 de Julho de 2007. Em ambos os casos ofereceram-me os bilhetes, porque senão não teria ido com certeza. Embora geralmente eu vá aos concertos pela companhia e não tanto pelas bandas... se juntar as duas coisas tanto melhor, claro!

De Coimbra guardo só coisas boas: cidade mágica, este ano até me matriculei num mestrado, não sei em qual, também não interessa, depois de ver as mestrandas que vão ser minhas colegas, não hesitei pois... o saber ocupa lugar nas escadarias...


Coimbra é uma cidade muito multifacetada: tem multibanco, pobres em quem quase tropeçamos nas ruas e quem compre ouro e outras coisas que tais... e que aponte o dedo a quem nada tem...


Fui a Coimbra de propósito ao Mijacão mas afinal... estava 'encerado' para férias...


Assim, tive que passar pela Briosa e deleitar-me com um russo com muito creme de manteiga, hum, delícia... já não comia isto há montes de anos!


Dá gosto andar na Universidade. As vistas para o rio Mondego são fantásticas... bom, aqui e ali há umas antenas antigas à nossa frente mas nada que impeça a inspiração coimbrã...



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CANÇÕES DA MINHA VIDA NO DIA MUNDIAL DA MÚSICA





Pode não ser habitual juntar duas coisas da nossa vida mas neste caso música e filme ocupam a posição cimeira...


Companheira - Pedro Barroso



Voltar - Rodrigo Leão


É por isso que eu vivo - Paco Bandeira


Flor Sem Tempo - Paulo de Carvalho


Cavalo à Solta - Fernando Tordo


Madrugada - Duarte Mendes


Estrela da Tarde - Carlos do Carmo


Apenas o Meu Povo - Simone


Sozinho - Táxi


Cantiga de Amor - Rádio Macau


Encosta-te a Mim - Jorge Palma


Sem Razão - Amália



Maré Alta - Sérgio Godinho


E ainda (para falar só dos portugueses: José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Carlos Mendes, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Delfins, Xutos, GNR, Madredeus, Rodrigo Leão, Dina, Cid, Paco... e todas as bandeiras que fizeram e fazem da música portuguesa a mais bonita do mundo!