segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

UMA MALA PODE SER SINÓNIMO DE PARTIDA... MAS TAMBÉM DE CHEGADA!

Uma mala deve ir cheia com os pedaços importantes da Vida...

... e uma mala deve ter sempre pelo menos um fecho...

... e obrigatoriamente uma mala deve ter uma pega...
só assim a viagem faz sentido!

sábado, 29 de janeiro de 2011

PARA ONDE VÃO OS PAÍSES ÁRABES MODERADOS?

Agora que O Sofá Amarelo foi convidado por Tutankhamon com transporte garantido e tinha oportunidade para se sentar no dorso arenoso de um animal de duas bossas com vistas plenas para os vértices piramidais, é que os egípcios se lembraram de - e muito bem para eles - reivindicar uma vida melhor! É o mundo árabe moderado a mudar, e depois da Tunísia chegou a vez do Egipto, e tudo isto às portas da Europa...

Como por ora o Sofá Amarelo não abancou em cima de um dromedário, teve que pedir fotos emprestadas a Play Time, e de entre as ditas digitais surgiram dois rostos que poder-se-ia dizer serem quase iguais aos que debandam areias lusas...

... esperemos pois que os senhores das areias e os Hosnis Mubaraks e descendência deixem espaço à população milenar e que não se abram os mares vermelhos de sangue... quanto muito que caiam sobre os ditadores as pragas - não de gafanhotos ou outras maleitas - mas as dos faraós, que com isto tudo devem estar dando voltas nos sarcófagos, quais múmias mal enroladas em fitas fabricadas nas chinas do contentamento ocidental!
E como os camelos são desaconselháveis nesta altura, o Sofá Amarelo por enquanto vai ter que se contentar com a... baba dos ditos! Ou não fosse este o seu doce preferido!

Fotos de Play Time no Cairo
gentilmente cedidas a' O Meu Sofá Amarelo!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MARIA CAVACO SILVA, A MULHER POR TRÁS DO PRESIDENTE



"Oh, Sr. fotógrafo, acha que este vestido me ficaria bem para a (re)tomada de posse do meu marido?"










Há sempre uma Mulher por trás de um Homem,
e Maria Cavaco Silva não deixa isso em mãos e olhos alheios!

"Eu sei, eu queria uma vitória assim mas pronto,
ainda assim houve 2.228.000 votos portugueses
que votaram em mim! Não foi, Maria?"

Cavaco Silva: "A margem da minha vitória foi só deste tamanho..."
Maria Cavaco Silva: "... E ele vai sofrer as consequências
por ter ganho só por esta margem.Estás preparado para isso, marido?"

(todas as fotos são d' O Meu Sofá Amarelo)

domingo, 23 de janeiro de 2011

DIZEM QUE HÁ ELEIÇÕES HOJE! SERÁ?





"Tenho uma
abstenção
dentro
do olho!"











A esquerda - se é que ainda faz sentido falar em esquerda-direita
- só aparece lado a lado nos cartazes!

Fernando Nobre no dia da apresentação da sua candidatura.
Ser Presidente da AMI sempre é mais... nobre,
que Presidente da República!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PORQUE A VIDA TAMBÉM É FEITA DE SOMBRAS E PROJECÇÕES...


Há sombras

que não são mais

que projecções

e há projecções

que não são mais

que intenções

sombreadas

a cinzas e ocre







quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

RELATÓRIO ESCONDIDO COLOCA OS PROFESSORES PORTUGUESES ENTRE OS MELHORES DA EUROPA

A crise na Educação é a mãe de todas as crises, e a Europa Ocidental - e muito particularmente Portugal - está a pagar o desinvestimento na Educação.
No entanto, e apesar de os professores terem sido quase considerados inimigos e criminosos por parte dos dois últimos (des)governos, foi divulgado agora o relatório PISA - que o actual governo e a comunicação social se preocuparam rapidamente a esconder - onde mais de 90% dos alunos portugueses afirmam ter uma imagem positiva dos seus professores, ocupando os professores portugueses a 1ª posição entre os docentes dos 33 países da OCDE.
O mesmo relatório conclui ainda que os "professores portugueses estão sempre disponíveis para as ajudas extras aos alunos e que mantêm com eles um excelente relacionamento". E acrescenta que "Portugal é o 6º país da OCDE cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias sócio/económicas".
Acrescente-se que os professores - em especial dos ensino básico e secundário - são os profissionais mais atingidos nos cortes salariais e na perda de regalias ao longo dos últimos seis anos. O Meu Sofá Amarelo - não sendo professor - é da opinião que, sendo a Educação uma das bases fundamentais de um país para formar melhores pessoas e mais competentes, não se percebe o porquê de tal perseguição a quem tem o dever de ensinar bem e em especial de motivar, base para o sucesso das pessoas e das comunidades! Dificilmente haverão alunos motivados se não houver professores motivados. E o que vemos é exactamente o contrário... e raro é o professor que não tenha que sobreviver com a ajuda de comprimidos para as depressões e não só! De salientar que a Inglaterra também tomou medidas drásticas de controle às despesas mas não tocou na Educação... nem na Saúde nem na Justiça, os pilares fundamentais de uma sociedade de direito!



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PERSPECTIVAS E OLHARES SOBRE O CONTORNO DAS FORMAS

Trienal de Arquitectura de Lisboa no Museu da Electricidade

Melhor que ver é... observar!

"Já tenho a mão sobre o 1º prémio,
agora só falta ganhá-lo para a próxima!"

Através da neblina há algo que o espaço descortina!

Atitudes e ângulos opostos mas interesses comuns... com certeza!

Perspectivas em paralelo que se cruzam no espaço!

Perspectivas e linhas transversais e... vice-versa!

O vértice triangular da perspectiva!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O DESEMPREGO SEGUNDO O SECRETÁRIO DE ESTADO DO (des)EMPREGO VALTER LEMOS

Secretário de Estado do (des)Emprego, Valter Lemos,
precisa abrir os olhos com certeza:
para ele está tudo bem em termos de emprego,
pois de Secretário de Estado da Educação
saltou para Secretário de Estado do Emprego.
Foto d' O Meu Sofá Amarelo.

O facto de o desemprego (clicar) ter crescido 3,3% num ano não é nada que tire o sono ao Secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, que se calhar daria melhor professor de matemática do que governante, tais as contas que ele engendrou para "provar" que a tendência dos números do desemprego estão a descer.
Esquece-se esse senhor que muitos dos inscritos nos Centros de Emprego ao terminarem (ou verem-lhes antecipado) o fim das prestações sociais, não voltam a preencher o papelinho que recebem a inquirir se querem continuar inscritos ou não. E não devolvem porque acham que não vale a pena, pois se no tempo todo em que estiveram inscritos o Estado não lhes arranjou trabalho, não é depois de terminar esse período que vai arranjar. E uns vivem de pequenos biscates, outros vivem do "apoio social da família", outros vivem do nada,e outros não vivem mesmo porque os suicídios por falta de emprego estão a acontecer... embora os governantes não vejam nada, até porque os responsáveis são especialistas em fechar os olhos. Mas a greve - ou muitas greves e muitos protestos - espreitam ali ao lado. E a Tunísia não fica assim tão longe...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A LADY LAURA D' O MEU SOFÁ AMARELO FAZ ANOS HOJE!

Hoje é um dia muitooooo especial:
a MÃE d' O Meu Sofá Amarelo faz anos!
E o primeiro botão de rosa que colhi este ano
com a máquina fotográfica é para ela, claro!


sábado, 15 de janeiro de 2011

JEFF BRIDGES NÃO SABE QUEM É NEM NUNCA OUVIU FALAR DE CRISTIANO RONALDO!


Há um filme que estreou agora - Tron, o Legado - que de certeza eu não vou ver! Então, não é que o actor principal, Jeff Bridges - que neste remake de Tron de 1982 faz dois papéis, um deles estilizado pelos efeitos especiais - pois, como eu ia dizendo, Jeff Bridges, em entrevista a uma jornalista portuguesa, inquirido sobre quem era Cristiano Ronaldo, respondeu que não sabia quem era nem nunca tinha ouvido falar dele! Sobre Portugal, pelo menos sabia que ficava na Europa e que tinha umas ilhas bonitas no meio do Atlântico, vá lá!
Mas sobre Cristiano Ronaldo, népia! E a filha dele tinha sido jogadora de soccer! Inadmissível! Mas em que planeta vive Jeff Bridges? Então nunca ouviu falar do grande Cristiano Ronaldo, uma vez considerado o melhor jogador do mundo de futebol, melhor marcador no dificílimo campeonato inglês ao serviço do Manchester United, actualmente melhor marcador do ainda mais difícil campeonato espanhol como jogador do Real Madrid!
Como represália vou apagar todos os filmes que vi com Jeff Bridges e, apesar do convite já feito, vou recusar a ida a Tron - o Legado! Vou apagar o King Kong de 1976, Vidas em Jogo de 1984, Tucker de 1988, Os Fabulosos Irmãos Baker de 1989, Texasville de 1990, O Rei Pescador de 1991, A Desaparecida de 1993, O Jogo do Poder de 2000, o Homem de Ferro de 2008... e muitos outros!!!

Bom, pensando bem... talvez não apague todos os filmes... é que... por caso... se alguém me perguntasse... quem é o melhor jogador do mundo de... futebol americano ou de basebol, eu... pois, eu também não saberia responder! Mea culpa, então!
E vamos lá todos ver o Tron... embora não seja um tipo de filme do meu agrado... prefiro mais uma comédia italiana ou um drama francês!

ANGÚSTIA PARA O JANTAR!

Nunca o título de Luís Sttau Monteiro foi tão adequado: não havia necessidade do correspondente da RTP em Nova Iorque relatar os pormenores do estado em que ficou o corpo de Carlos Castro, depois de mutilado pelo - presume-se - jovem Renato Seabra (embora o jornalista "avisasse" que o que iria dizer não era próprio para crianças nem pessoas mais sensíveis... mas disse-o)!
E não havia necessidade de o dizer: às 20.04 boa parte dos telespectadores estão a jantar e não cai bem ouvir dissecar tal crime tão ao pormenor; há muitas crianças a ver - ou pelo menos a ouvir - as notícias; há a família e os amigos dos dois principais protagonistas do caso... e depois quem quiser saber os detalhes ao mais ínfimo pormenor tem jornais e revistas que apresentam os factos de um modo mais apropriado.

Também nas cheias do Brasil - que tantas vítimas já fizeram e tantas histórias já proporcionaram - houve um vídeo que tem sido passado exaustivamente: é o salvamento dramático de uma senhora que esteve muito perto de ser levada pelas enxurradas. Nesse salvamento a heróica senhora ainda segura o cão - Beethoven de seu nome - de certeza com todas as forças que tinha... mas não lhe restaram forças quando, ainda que agarrada à corda salvadora, mergulhou nas águas turbolentas: o cão desaparece nas águas e as imagens bem nos podiam poupar a mais esse drama, quiçá, mostrando o início do drama e depois o final feliz! Até seria de bom tom omitir que alguma vez houve um cão naquela história toda, pelo menos aos telespectadores do telejornal, pois não há mesmo necessidade de a TV nos deixar "angústia para o jantar!"
Mesmo sendo jornalista prezo mais a sensatez que a exibição!
Até porque há coisas que... não havia necessidade!


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O TITO É UM GATO MUITO ESPECIAL

"Eu sei que foi este Sofá Amarelo que deu o nome ao teu blog, mas vê lá se me deixas dormir agora um pouco nas costas do dito Sofá Amarelo... que por acaso é mais meu do que teu! Ah, e vê lá se me pagas os direitos de imagem em whiskas!"



Há uns tempos que eu não postava fotos do meu afilhado felino, Tito! Agora tem cerca de um ano e meio e adora sofás - como todos os gatos.


Também gosta de jogar snooker e está sempre à espera que alguém esteja disponível para jogar com ele, nem que seja a esconder as bolas!




"Hum porque é que nós gatos não temos as mãos retrácteis como os humanos? Ah, mas não é por isso que não tiro estas bolas aqui de dentro! Quem quer jogar comigo?"

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A VIDA DEVE SER BEM DESENHADA E MELHOR COLORIDA!

A abóboda da Vida
deve ser bem colorida
de muitas cores mesclada,
madrepérola, azul e rosa
em vermelho salpicada
como se fossem aguarelas
vistas do lado de dentro,
a abóboda da Vida
deve ser bem desenhada
feita em linhas paralelas
que se cruzam bem no centro!


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"SALVÉ,JOSÉ MOURINHO! NÓS QUE TE VENERAMOS TE SAUDAMOS!"


O mais próximo que algum dia estive de José Mourinho foi... dos pais dele! Ainda há dias almocei num restaurante em Setúbal e costas com costas comigo estavam os pais do melhor treinador de futebol do mundo. Só o soube no fim da refeição quando eles completaram a sua refeição, se levantaram e cumprimentaram as pessoas que estavam comigo.
Reconheci de imediato o grande guarda-redes que foi Félix Mourinho, e lembro-me das suas performances no, então, grande Vitória de Setúbal dos idos de 70, e no Belenenses, quando os azuis de Lisboa eram a 4ª equipa nacional.
Sobre o filho, agora consagrado como o melhor treinador do mundo, Félix Mourinho disse recentemente a um jornal espanhol: "Como pai, sempre lhe disse para ele ser o melhor possível. E ele desenvolveu a sua própria personalidade e sabe bem o que é melhor para ele. Sobre tudo o resto, sempre quis que ele fosse honesto!"
Há pessoas que nascem com uma estrelinha, mas muitas vezes ninguém faz ideia de todo o trabalho que está por trás dessa 'estrelinha'! Parabéns, José Mourinho!


Última hora e em exclusivo: CAVACO PODE DEMITIR-SE POR CAUSA DO BPN

O Meu Sofá Amarelo soube em 1ª mão que Cavaco pode vir a ter que se demitir por causa do BPN: o caso alcançou tal relevância que o Presidente pode não ter outra alternativa que apresentar a demissão do cargo, retirando também a sua candidatura às próximas eleições, deixando assim caminho livre aos seus adversários.

Na origem desta situação está o investimento que Cavaco fez no BPN, depois de ter sido influenciado por cinco dos seus antigos colaboradores. A Cavaco o BPN pareceu na altura um bom investimento, seguro de que o retorno seria garantido e interessante. No entanto, o desenvolvimento da situação veio a provar que o investimento não atingiu os objectivos desejados.

Sendo assim, o Sr. Cavaco - Presidente do CRRP, Clube Recreativo Rabos de Pescada, na freguesia de Alguidares de Baixo, concelho de Carrazêda de Ansiosos - pode ter que abandonar a presidência da Direcção da Colectividade e desistir das eleições para os corpos sociais, deixando o caminho aberto para a lista A do Sr. Alegre, para a lista C do Sr. Coelho ou para a lista D do Sr. Defensor.

E tudo porque o investimento no BPN - Banco de Pau Natural (na imagem) - não se revelou como a melhor decisão nem aquisição para chamar novos associados ao Clube Recreativo Rabos de Pescada. Os adversários do Sr. Cavaco alegam que o banco de pau natural só tem 3 pernas e é uma armadilha para os sócios que nele se sentam... em especial depois de terem bebido umas bejecas ou uns copinhos de aguardente! Pois é, é que Cavacos há muitos!


sábado, 8 de janeiro de 2011

PORQUE A VIDA É FEITA DE (MOMENTOS) INSTANTÂNEOS...

... só há uma maneira de agarrar a Vida:
fixando esses momentos!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

QUANDO AS SOMBRAS SE ESCONDEM NO NEVOEIRO...


São sombras no nevoeiro

recortadas na paisagem
sombria como Janeiro,
são sombras de liberdade
desenhadas na viagem
entre o rio e a cidade,
são sombras muito suaves
envoltas na neblina
mistura de asas de aves
abertas muito em surdina,
são sombras encantadas
como o silêncio discretas
em maré cheia moldadas

no segredo dos poetas!