terça-feira, 31 de julho de 2012

DERROTA DE TELMA MONTEIRO NOS JO PODE TER A VER COM A CRISE EM PORTUGAL...

.. assim como as más prestações de outros atletas portugueses!


Os portugueses não são inferiores a atletas de outros países. Mas o facto de Portugal estar em crise e ser tantas vezes achincalhado pelos países poderosos, e não só, pode ter uma influência negativa ao nível do sub-consciente dos portugueses. Ainda para mais quando estão no estrangeiro e, neste caso, em confronto directo com pessoas e atletas de outros países.

Nesta altura, um alemão ou um chinês sentir-se-ão os senhores do mundo. Porque os seus países estão por cima e são poderosos! Os brasileiros, por exemplo, prometem fazer uns grandes Jogos Olímpicos e arrecadar muitas medalhas porque o Brasil é um dos países da linha da frente a nível mundial neste momento.

Quer se queira quer não, aos portugueses pesa o Fado, mais do que nunca! Já por si a personalidade dos portugueses não é compatível com o estar muito tempo num local e só depois competir: começam a sentir-se inferiorizados, embora não tenham motivo para isso, claro! Muitos lembram-se do nervosismo de Fernando Mamede em competições longas: mas, no entanto, em provas de chegar e correr ele arrecadava recordes do mundo! Mesmo Carlos Lopes, quando ganhou o ouro na Maratona de LA (1984) só chegou àquela cidade norte-americana pouco tempo antes da corrida, exactamente para não correr o risco de ficar ansioso.

Telma Monteiro, por acaso, não tem o espírito de uma portuguesa genuína, podia bem ser estrangeira. Mas, ainda assim - e na minha opinião - foi contagiada com o fado e com a crise. Tudo nestas competições se decide ao milímetro ou ao centésimo de segundo, por isso todos os pormenores contam. E para ultrapassar essas adversidades psico-sociológicas é preciso ser realmente muito melhor que os outros: faz lembrar as pequenas equipas de futebol que muitas vezes para ganharem um jogo aos grandes têm que jogar não só contra um adversário mais forte, mas também contra os árbitros, contra o status quo e geralmente têm que comer a relva (quando a há) para vencerem! E algumas vencem mesmo! Por isso, medalhas ainda é possível para Portugal! Mas, acima de tudo a dignidade!





quinta-feira, 26 de julho de 2012

terça-feira, 24 de julho de 2012

PROVAVELMENTE A CANÇÃO MAIS BONITA DO MUNDO!

Amor não sei de coisa mais violenta
do que ficar de noite à tua espera,
é triste como uma manhã cinzenta
destruindo o coração da Primavera

(Joaquim Pessoa)



quinta-feira, 12 de julho de 2012

NO DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO...
























QUANTOS SOMOS, QUANTOS SOMOS?


Mais de 7 biliões neste momento, para um Planeta que não vai suportar mais de 9,2 biliões (em 2030)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MÃOS QUE PARTEM...


















Mãos que partem
mas que ficam
mãos que ficam
e nunca partem
porque são mãos
feitas para ficar
mãos desenhadas
à imagem do tempo
mãos que partem
mas nunca partem
pois são mãos
que ficam onde estão
já que as mãos
que dizem partir
nunca partem
porque são mãos
que sabem sorrir!


As mãos do Gestualidades partiram mas... nunca partem!