sábado, 23 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO E 400 ANOS SOBRE AS MORTES DE CERVANTES E SHAKESPEARE

Hoje é DIA MUNDIAL DO LIVRO e, por coincidência, hoje passam 400 anos sobre as mortes de MIGUEL DE CERVANTES e de WILLIAM SHAKESPEARE, e eu precisaria de muito espaço no Blog para falar de todos os livros, autores e personagens de livros que são importantes para mim... e até podia começar pelo 'Dom Quixote de La Mancha'...



































quinta-feira, 14 de abril de 2016

O FADO DO CAFÉ
















O FADO DO CAFÉ

Café, café, café
este é o fado do café
bebo café em cada esquina 
não passo sem cafeína


Café, café, café,
de manhã até à noite
bebo bica, cimbalino
café tem sabor divino


Café, café, café
com ou sem açúcar
café ajuda a acordar 
e o tempo a passar


E se for bebido a dois
o café ganha depois 
estatuto de segredo
pois se bebido a sós
quem o bebe perde a voz
e vai dormir mais cedo


O café é maravilha
se bebido em partilha
faz ver tudo colorido
mas se se beber demais
faz ver coisas virtuais
e até tolda o sentido


De café não abdico
e por ele adjudico
uma chávena e um pires
seja curto ou seja cheio
pelo café eu anseio 
por isso não te admires


Mais importante que café
bebido sentado ou de pé
é poder ser teu abrigo
e eu troco se for preciso
o café por um sorriso
para ficar sempre contigo

(jag)

domingo, 10 de abril de 2016

PELA SERRA É QUE VAMOS...












A minha homenagem a Sebastião da Gama, o 'Poeta da Arrábida'
PELA SERRA É QUE VAMOS...
Pela Serra é que vamos
Arrábida, Serra Mãe,
e é claro que chegamos
ao melhor que a Serra tem.

E se vamos pela Arrábida,
no meio de verde mistério,
é porque a Serra é ávida
de ser o nosso hemisfério.


Pelo Mar da Serra vemos
o seu tom de azul segredo,
é na Serra que fazemos
de cada sonho um enredo.


Pela Serra é que fomos,
por vereda indefinida,
é na Serra que compomos
a melodia da Vida.
(jag)
Na foto uma junção do Sebastião da Gama real (nos anos 40 do século XX) e uma réplica do professor, poeta e defensor da Arrábida feita por Mafalda, Directora do Museu Oceanográfico.

Sebastião da Gama, o primeiro ambientalista português, nasceu há 92 anos

Sebastião da Gama faria hoje 92 anos, se fosse vivo. Considerado o precursor dos movimentos ambientalistas em Portugal, o 'Poeta da Arrábida', como também ficou conhecido, esteve na origem da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), em 1948, a primeira associação ecologista portuguesa, a qual seria depois a génese de outras associações, como a Quercus.

Defensor acérrimo da Serra da Arrábida (viveu parte da sua curta vida na Estalagem dos pais, no Portinho da Arrábida, edifício que é hoje o Museu Oceanográfico), escreveu vários livros dedicados à "Serra- Mãe". Morreu precocemente aos 27 anos, vítima de tuberculose, mas a obra que deixou levam a considerá-lo uma personalidade ao nível de Fernando Pessoa, se tivesse vivido mais anos.




sábado, 2 de abril de 2016

PORTUGAL AINDA VAI A CAMINHO DO SOCIALISMO?
















Nos 40 anos da Constituição de 1976...

... PORTUGAL AINDA VAI A CAMINHO DO SOCIALISMO?

Acho que Portugal perdeu o GPS e nem sabe ler mapas em papel... o Socialismo ficou por aí perdido nalguma gaveta, e o fundamental continua por cumprir: Educação e Saúde gratuitas para todos, para dar só dois exemplos. A Educação continua a ser um negócio e da Saúde então nem se fala. Se em hospitais privados a pessoa já faz um check-in como nos aeroportos, e é chamada quase antes de se registar, porque não adoptar esse modelo e essa tecnologia no público? Todos os portugueses o merecem, e não só os políticos e os privilegiados. Quanto à Justiça, é o que se sabe: quem rouba muito, tem dinheiro para pagar cauções, quem rouba pouco não tem quaisquer benesses. A caminho de Socialismo ou Capitalismo, chamem-lhe o que quiserem, o fundamental é que se cumpra a Constituição de 1976 em todos os seus Artigos e Alíneas. Tenho dito... mas ainda hei-de dizer mais!

(jag)

sexta-feira, 1 de abril de 2016

NO DIA DAS MENTIRAS SERÁ VERDADE QUE EXISTIMOS MESMO?



Existir será verdade? Existimos mesmo? Fisicamente? É verdade que nos tocamos e nos olhamos mas será que estamos mesmo a ver e a sentir  o que à partida julgamos palpável? Pois, filosofias à parte, eu não sei se existimos mesmo ou se seremos hologramas ou projecções a partir da mente de alguém... ou de algo... de algo que pode também não existir, ser uma projecção de outra qualquer entidade que existirá ou não. Porque o fundamental é saber se existimos assim como somos, ou como julgamos ser, criaturas desajeitadas ou entidades moldadas à semelhança de alguém perfeito. Ninguém que exista mesmo jamais provocaria ou contribuiria para atitudes só ao nível de quem não existe... O mundo pode não ser mais que um minúsculo elemento de um átomo que compõe uma qualquer matéria numa outra dimensão, e essa dimensão ser uma minúscula de outra dimensão e assim sucessivamente, até percebermos que não existimos mesmo e que somos apenas imaginação na mente de alguém que se calhar também não tem mente e também não existe... Existimos mesmo? Em dia das mentiras, na verdade acho que não...
(jag)