segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Meu Sofá Amarelo descobriu um novo tipo de seres vivos que só se alimentam uma vez por ano!

Nem sequer o extintor de incêndio à beira-Tejo plantado apaga
as condições de quase uma dezena de sem-abrigo que repartem
o apartamento sob um céu estrelado... nas noites em que não chove!

Já se sabia que alguns seres vivos têm hábitos alimentares bem diferentes dos nossos, humanos. Por exemplo, alguns répteis e alguns aracnídeos não precisam de se alimentar todos os dias, podem fazê-lo de 15 em 15 dias, ou mais!
Alguns dos políticos da nossa praça gostariam que alguns de nós também fossem assim, em especial os desprotegidos da sorte - e de outras coisas! - para não estragarem a imagem deles ou do país que "dirigem"! Mas não, os seres humanos têm que se alimentar todos os dias, o que é uma chatice, embora alguns seres humanos - portugueses! - já só o façam de 2 em 2 dias, ou de 3 em 3 dias!
Mas O Meu Sofá Amarelo descobriu agora seres vivos - uma espécie de seres humanos - que só precisa de se alimentar uma vez por... ano! Vejam só! Será com certeza a descoberta do ano, do século, do milénio! Sim, sim, os sem-abrigo em Portugal só precisam de se alimentar uma vez por ano, é incrível! Isto, pelo menos, a julgar pela preocupação nesta altura do ano de certas instituições, certos restaurantes ou certa... comunicação social!

9 comentários:

Unknown disse...

Bom dia
O teu artigo de hoje é uma chamada de atenção para uma sociedade esfarrapada.
Concordo contigo mas penso que a comunicação social é que dá relevo a certas noticias nesta época do ano.

Felizmente existem pessoas e organizações que distribuem graciosamente alimentos e roupas todo o ano.

A parte dos governantes que se revestem de sorrisos travestidos de boa gente é que me revoltam.

Apenas eles e alguns restaurantes quiseram agora juntar-se ao bolo de Natal. Paciência...do mal o menos.

Lamento que esta classe politica que desgoverna o nosso país e a europa seja tão cínica e despropositada sem delicadeza nem capacidade de raciocínio........
Somos muito pequeninos.........

Patrícia disse...

O Natal para mim tem duas concepções: a concepção individual, que passa pela família e pelo convívio que em muitos dos casos só se faz nessa época comemorativa, e a concepção colectiva, que prima pela hipocrisia.
Durante todo o ano, ninguém ajuda ninguém e basta vir a comunicação social para que toda a gente se torne solidária. Não estou a dizer que é algo mau, pelo contrário, as instituições agradecem o contributo, no entanto, não nos podemos armar em povo solidário que só se lembra de alimentar os sem-abrigo... uma vez por ano!

Beijinhos=)
Patrícia

Anónimo disse...

Concordo contigo.

Beijinhos

Justine disse...

Parece-me que, para algumas consciências, basta fazer "caridade" uma vez por ano para ficarem tranquilas!

lino disse...

Com a "caridadezinha" da época tentam limpar-se do esterco de um ano inteiro.
Abraço

GarçaReal disse...

As pessoas só se lembram da caridade nesta altura do ano...É pena e muito triste. Pena que quem governa e nada têm de faltas dirijam tudo para si próprios.

Que o sofá AMARELO nunca perca a cor

Votos de um 2011 repleto de sonhos realizados

Bjgrande do Lago

Rosa Carioca disse...

Existem pessoas que só se lembram dos outros no Natal; que só acham que se devem divertir no Carnaval; que só se lembram que têm pai no Dia do Pai; que só olham para a própria mãe no Dia da Mãe; enfim...

Mª João C.Martins disse...

Durante todo o ano, existem algumas instituições e muitas pessoas que dia a dia,noite a noite, apoiam e ajudam os sem abrigo. Mas fazem-no, lutando contra muitas marés e marinheiros, porque os apoios são escassos e estão guardados para a época natalícia, porque tem maior visibilidade.
Há muito que se deixou de ensinar aos seres humanos de hoje, que a mão direita deve dar sem o conhecimento da mão esquerda... há muito que a solidariedade passou a ser também, um produto de consumo, uma espécie de SPA do ego...

Beijinhos

*rosam@r disse...

"O Meu Sofá Amarelo descobriu um novo tipo de seres vivos que só se alimentam uma vez por ano!"

*nao foi o sofá foram os nossos politicos, q para darem valor a certas necessidades deviam passar 1 mes a ganhar apenas o ordenado minimo, sem cartoes, sem carroes, e de preferencia, de calçoes para tambem sentirem um pouquinho de frio...
Feliz 2011 para todos
rosamaria