domingo, 6 de dezembro de 2015

QUANTO CUSTA A CIMEIRA DO CLIMA DE PARIS?


Não é fácil adiantar uma quantia exacta dos custos directos da Cimeira do Clima de Paris. Mas fazendo uma perspectiva média pelas estadias dos participantes em hotéis, as deslocações (geralmente em automóvel com condutor), as refeições, e as horas (ou os dias) de lazer, as despesas devem ascender a muitas centenas de milhões de euros. Quem paga a factura? Pois, com certeza os contribuintes de cada país participante. E valerá a pena? Vamos ver! O acordo está alinhavado, agora falta assiná-lo e - o mais importante - cumprir as resoluções que ele contiver, o que - e para mim - será chover no molhado... 

Vamos às contas: são cerca de 40 mil os políticos, funcionários, seguranças privados, acompanhantes, activistas e pseudo-activistas, lobbistas, jornalistas, curiosos, etc, que demandam Paris por esta altura. Se cada um gastar em hotel 1000 euros em média (valor muito por baixo), vezes 10 ou 11 noites, dá cerca de 400 milhões de euros.

Os voos são mais difíceis de contabilizar ainda porque muitos vão nos seus aviões particulares, mas se dermos uma média de 2000 euros por participante nos voos de ida e volta dá cerca de 800 milhões de euros.

Refeições: as propriamente ditas, mais os snacks e as ofertas, almoços e jantares de "negócios", e especialmente bebidas, muitas bebidas (e Paris não é barata nos comes e bebes), vamos dar 500 euros por estadia/participante, o que soma cerca de 220 milhões de euros.

Aluguer de automóveis, táxis, etc, pode muito bem chegar aos 320 milhões de euros. Religiões e limitações pessoais à parte, mesmo que só 10% dos participantes desfrutem da noite parisiense, vamos colocar um mínimo de 60 milhões de euros.

Tudo somado (muito por baixo) dá 1800 milhões de euros. Uma ninharia se comparado com o que o planeta pode beneficiar se forem tomadas medidas a sério para mitigar as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para alterar... as alterações climáticas! 

Sem comentários: