domingo, 14 de fevereiro de 2010

O QUE FAZ CORRER PAULO TEIXEIRA PINTO?

O Meu Sofá Amarelo esteve no lançamento da nova editora de Paulo Teixeira Pinto (PTP), a Babel. O Sofá e mais umas centenas de pessoas, muitas delas nomes grandes das letras e das artes em Portugal, quase uma reedição do lançamento de um livro de poesia de PTP há um ano e pouco e onde o Sofá Amarelo também esteve, nessa altura misturado com o Rei, com Abrunhosa (sem cair no palco), Mário Crespo (antes da polémica), Margarida Rebelo Pinto...

Desta vez PTP - para além da honra da presença do Sofá Amarelo - contou ainda com a presença da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas (finalmente temos uma Ministra bonita, pena que não vá lá ficar muito tempo!) e de João Lobo Antunes (na foto em baixo), e ainda de Carlos Pinto Coelho, Joana Amaral Dias (não consegui fotografá-la, não me perdoarei!) e muitas outras personalidades da cultura, da comunicação e não só!

Foi na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e a editora Babel promete inovar no campo da edição (e reedições) de livros. Começou por editar o livro mais caro do Mundo, com uma capa em mármore do qual só será feita uma centena de cópias! Já reservei o meu exemplar, acho que fica bem com a cor do Sofá, o problema é que não me sobrou dinheiro para pagar o seguro...

Livros, editoras, escritores e escritoras
são sempre bem vindos!
Então, boas leituras!
E o que é que se lê por aí?
Eu ando a ler - entre muitos outros - "A Viagem do Elefante", do Saramago, mas não sei se vou chegar ao fim da... viagem!

11 comentários:

argumentonio disse...

mais uma bela reportagem, salvo as premonições ministeriais, a que o Sofá nos acostumou e faz jus

talvez que os livros mais caros nem sejam para ler, antes objectos de colecção mas, sobretudo, de afeição

quanto às leituras, para resumir muito: Saramago mais ou menos em dia, pois cada novo livro se lê de sopetão; à cabeceira, no alto (vergonhaaa...) da pilha, está a última novela de Chico Buarque, "Leite derramado" praticamente no fim e já a ponto de se recomendar, (mais) uma obra fabulosa; também começado mas a caminhar lentamente, apesar de ser de leitura arejada e prestes, "Anarco-sindicalistas e republicanos - Setúbal na I República", de Álvaro Arranja, edição do Centro de Estudos Bocageanos; para ler a seguir, "Lisboa revolucionária 1908-1975", de Fernando Rosas, edição já deste ano e muito apropriada, da Tinta-da-China, uma espécie de roteiro dos confrontos armados do século XX, na capital, embora esta cidade do País dos brandos costumes tenha uma antiga tradição de conquistas, revoluções e restaurações; à espera de vez também "As sandálias do mestre", do arabista e poeta Adalberto Alves, mas apenas para comparar esta reedição, da Ésquilo, com a primeira, da extinta Hugin, em que se evoca as raízes árabes de portugal e o sábio Ibn Qasî e que se lê com inesperada alegria! e para dar um vista de olhos quando em vez, como hoje, Pablo Neruda e os seus "20 poemas de amor ... e uma canção desesperada"!!

e boas leituras!!!

;_)))

Graça disse...

São sempre bem-vindos, sim. Eu ando a ler, entre outros, "O Pintor de Batalhas", de Pérez-Reverte. [não sei se conheces, mas acho que gostarias]

Um beijo, Alexandre.

Mª João C.Martins disse...

E eu às voltas com a " Fúria Divina" de José Rodrigues dos Santos. É um livro tão interessante como os anteriores do mesmo autor, mas eu tenho andado por outras leituras e...

Um abraço e um beijinho

Je Vois La Vie en Vert disse...

Então não ias divertir-te hoje ? e tirar fotos engraçadas ?

Eu tirei, quero dizer modifiquei-as...

Queres fazer um voo com um par apaixonado ? Então faz uma visitinha ao meu blogue..

Beijinhos

Verdinha

Fernando Santos (Chana) disse...

Caro amigo, votos de boas leituras....
Um abraço

São disse...

Posso ser mázinha?...
Não convém?

Então, fico sem dizer mais nada.

Carnaval divertido.

Filoxera disse...

Não sabes? Tmabém não vale a pena ler por obrigação...
Eu ando a ler "A Noite do Teu Aniversário".
Beijos.

Bichodeconta disse...

Venho deixar-te um abraço e apromessa de voltar rápido..Estive numa mudança de net e as coisas não correram bem.Demoraram e ainda não estamos muito satisfeitos. Nem sentiste a minha falta, é imperdoável Alex, mas essas contas acertamos noutra altura.ESTA PASSAGEM É DE CORRIDA PARA VER TANTOS LUGARES DE QUE TENHO SAUDADES.BEIJINHO DA ELL

Carlos Albuquerque disse...

Paulo Teixeira Pinto não faz parte das minhas interrogações. Ele que corra para onde quiser...
Já li e reli A Viagem do Elefante, como quase toda a obra de Saramago.
Talvez te seja difícil chegar ao fim, mas vale a pena, digo eu.
Agora estou agarrado a A Invenção da Solidão, do norte-americano Paul Auster.
Um abraço!

Um Poema disse...

...

Esperemos que Paulo Teixeira Pinto e a sua editora consigam um enorme sucesso.
Bom era que os hábitos de leitura em Portugal não se ficassem por jornais e revistas.
E sobre leituras, aqui fica uma nota. Acabei de ler «Traços do Destino» de Vera Sousa e Silva. Um excelente livro de contos.

Um abraço

Unknown disse...

Olá Alex, boa tarde.
Muito obrigada Amigo, pelos teus votos.
Pena não poderes vir até cá...fica para o próximo,(livro) espero.
Entretando desejo o melhor do Mundo e envio um beijo de Azul.

Maria Mamede