sábado, 1 de janeiro de 2022

CARLOS DO CARMO, UM ANO DEPOIS DA SUA MORTE

Conheci pessoalmente Carlos do Carmo num pequeno concerto no auditório da Rádio Renascença, em 2006. No fim da actuação ele veio falar com algumas pessoas do público e eu arranjei coragem para lhe dizer e agradecer a influência positiva que ele teve na minha vida. Ao seu ar de espanto, eu expliquei que a sua Voz tinha sido minha companhia durante muitas horas e muitos dias, em especial nos idos de 70. Carlos do Carmo não era homem de mostrar emoções mas da maneira como depois ele é que me agradeceu notei que ficou pelo menos admirado. Voltei a cruzar-me com ele uns anos mais tarde no lançamento de um livro de um antigo colega meu no Expresso, José Manuel Saraiva, e ganhei o dia e o mês quando ao cumprimentá-lo ele atirou "então, ainda não se cansou de me ouvir?". Rimos. 

Aos muitos espectáculos a que fui (um deles no Coliseu de Lisboa, com a minha mãe) tornaram Carlos do Carmo o cantor que eu mais vezes vi ao vivo até 2014-15 (agora Jorge Palma e Sérgio Godinho ganhariam, até porque Carlos do Carmo começou a dar pouquíssimos concertos por ano por motivos de saúde). Voltei a cruzar-me com ele no lançamento de um livro de outro antigo colega meu do Expresso, António Costa Santos, sobre Herman José (ele esteve na mesa e foi um dos que apresentou o livro). 

Em Novembro de 2019 fui (tinha de ir) ao último concerto de Carlos do Carmo, no Coliseu de Lisboa... e o dia 1 de Janeiro de 2021 foi um um dia muito triste...

Entre vinis, e especialmente CDs, tenho dezenas de discos de Carlos do Carmo (devo ter toda a sua discografia). Jamais conseguiria destacar a minha canção favorita na voz da Voz. Gosto de ouvir as menos conhecidas. Mas tendo de escolher uma, aqui fica "Dizer que sim à Vida", com letra de Ary dos Santos.

(https://www.youtube.com/watch?v=bgsZISgm5P8 - "Dizer que sim à Vida" - Ary dos Santos/Fernando Tordo)


OBRIGADO, CARLOS DO CARMO 






1 comentário:

Kalinka disse...

Será que é desta?
Tomara que seja um dos teus objectivos para 2022 e não fiques a meio!

Pois, sei que acompanhas muitos músicos e vais a inúmeros concertos, já eu não... Gasto o meu dinheiro de outra forma e tu sabes qual.

Carlos do Carmo ouvi algumas canções, não sou apreciadora de fado.

...influência positiva que ele teve na tua vida.
Isso é bom!