quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

SEREMOS TODOS NEANDERTAIS?















Quando ouvirem alguém a chamar alguém de 'Neandertal', saibam que quem chama pode ter razão. Parece que há por aí muitos genes neandertais misturados com os reconhecidamente humanos. Mas, afinal, quem seria mais humano? A verdade é que os neandertais até eram superiores ao homem em muita coisa. Por exemplo, a mulher tinha um papel fundamental na sociedade neandertal e não era subalternizada como na sociedade dos humanos. O ciclo menstrual da mulher neandertal (28 dias, ciclo da Lua) estava na base dos 13 meses em que dividiram o tempo. 

Eram místicos, adoravam a Lua Cheia e simbolizaram a aranha num símbolo semelhante à cruz suástica. Eram dados a símbolos e labirintos, em virtude com certeza do seu enorme cerebelo, parte do cérebro mais dado às coisas da magia e do misticismo. A prová-lo está a "flauta" (um fémur de urso com furinhos regulares, em escala diatónica) encontrada há 20 anos na zona que é agora a Eslovénia. Também tinham algum cuidado com a saúde, o que ficou provado pelas ervas medicinais encontradas nalguns fósseis.

Pelas descobertas divulgadas nos últimos dias, os neandertais (dados como extintos há 29 mil anos) e os homo sapiens (o homem de hoje) ter-se-iam envolvido sexualmente durante alguns milhares de anos, originando descendência abundante que terá chegado aos dias de hoje. Portanto, muitos de nós teremos com certeza muitos genes neandertais, o que, pessoalmente, até acho que não é mau, afinal eles pareciam ser bastante criativos e pelo menos respeitavam as mulheres, o que muitos dos humanos ao longo da história e hoje ainda não fazem.

A partir de agora se me chamarem "seu neandertal" quando estiver no meio do trânsito já não vou ficar chateado. Antes ser um neandertal inteligente que um homo sapiens burro. E se a mulher da imagem era a miss neandertal na altura até não está mal, apesar de não ser o meu tipo.

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Muito interessante. Desconhecia que podemos ser fruto de um cruzamento entre os neandertal e os homo sapiens.
Um abraço

Marta Vinhais disse...

Pois...
O estilo de vida era mais saudável? E ficavam satisfeitos com o que tinham?
Beijos e abraços
Marta