segunda-feira, 26 de março de 2012

O MEU AVÔ ANASTÁCIO FAZ HOJE ANOS

O meu avô materno faria hoje anos. Nem sei bem quantos! Muitos! Pouco tenho falado dele nos blogues mas este ano tem que figurar aqui (em cima com a minha avó, em baixo comigo e a minha irmã mais velha nos anos 70).
Dele lembro-me sobretudo do cigarrinho permanentemente ao canto da boca (geralmente apagado) e das histórias, sim, das histórias, o meu avô Anastácio era um contador de histórias nato! Capaz de prender uma plateia inteira. E um tocador de concertina de primeira linha: foi ele que organizou os ranchos e as contradanças quando a luz foi inaugurada nas Galveias, no fim dos anos 40 do século XX. Várias décadas depois, ainda fez uma réplica dessas contradanças, desta vez com os netos.
E dizia ele que o Algarve (era um alentejano que tinha feito a tropa em Tavira) é que dava gosto ao mundo, por causa do sal!
Ainda temos muitas árvores na família que foram enxertadas pelo avô Anastácio, em especial limoeiros que produzem o ano inteiro. Teve um vale durante muitos anos, tão bem organizado, e florido que as pessoas da cidade paravam e tiravam fotografias com as máquinas da altura. Durante a II Guerra Mundial foi esse vale que impediu que os filhos e os sobrinhos passassem fome.
Até sempre, AVÔ, estejas onde estiveres!


quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA DA POESIA - IREI DE MADRUGADA

IREI DE MADRUGADA
Quando o Sol romper
Por sobre as montanhas,
E se estender
Pelos campos orvalhados.

Irei de madrugada
Para sentir o aroma
Dos rumores silvestres,
E das velas soprando
Ao sabor das brisas.

Irei de madrugada
Para ouvir o silêncio
Dos sons abreviados
E o soar dos sinos
Anunciando os tempos.

Irei de madrugada
Para contar os passos
Que ficam marcados
Em forma de névoa
Na areia da praia.

Irei de madrugada
Antes do Sol aquecer
O trilho onde sigo,
Irei de madrugada
Só para te ver...
E ficar contigo!

segunda-feira, 19 de março de 2012

HERMAN JOSÉ FAZ ANOS HOJE


Com a sua Mãe

HERMAN JOSÉ faz hoje anos. Acho que 50 e alguns! É numa data que nunca se esquece, pois coincide com o Dia do Pai, mas mais do que isso acho que Herman José merece o respeito e a consideração por parte de todos os portugueses, mesmo aqueles que ficaram um bocado desiludidos com a reacção do Herman ao aparecimento de novos talentos no humor em Portugal.
Mas, para mim, Herman José não é só um humorista, é um cidadão total, cheio de talento e um bom português, apesar de não ser totalmente português!
Para mim, Herman José está para a televisão (ou para os meios de comunicação) como Eusébio esteve para o futebol, Carlos Lopes para o atletismo ou Saramago para as letras. Todos tiveram altos e baixos, mas mais altos que baixos e por isso chegaram onde chegaram. A perfeição é uma longa experiência!
De Herman ao vivo lembro-me de, talvez no princípio da década de 80, de o ver chegar ao Parque Mayer num Porche, quando eu fui ver uma revista à portuguesa com os meus pais. Depois, passei muitas vezes pelo portão da quinta dele em Azeitão (mas ele nunca soube disso!), quando ia aos caracóis ou fazer caminhadas para a Arrábida. Encontrei-o algumas vezes no Forno da Vila, então a melhor pastelaria de Azeitão.
Mais recentemente, pedi-lhe textos para umas revistas do Expresso, fotografei-o em lançamentos de livros da sua amiga Margarida Rebelo Pinto, e por último no lançamento da sua biografia autorizada, no El Corte Ingles, de onde saíram estas fotos.
Pois então, muitos parabéns e muitos anos de vida, Herman!


Com Carlos do Carmo


sábado, 17 de março de 2012

EU QUERO UMA CASA NO CAMPO... ELIS REGINA FARIA 67 ANOS HOJE!

Passam hoje 67 anos sobre o nascimento de Elis Regina, e há algo que me lembro de quando era miúdo e a minha mãe ia à cidade grande: eu fazia sempre uma lista de discos singles que gostaria que ela me comprasse, por ordem decrescente, portanto, se não houvesse o 1º, haveria o 2º ou o 3º, e assim por diante.
A ...ELIS vinha quase sempre em 1º, mas a minha mãe desculpava-se sempre de que não havia naquela discoteca nem na outra e assim se foi desculpando até ser eu próprio a comprar os discos dela.
Vim a saber anos depois que havia uma certa inibição por parte dos adultos portugueses - a minha mãe incluída com todas as suas boas intenções - em relação a Elis Regina, considerada na altura (e já tinha sido o 25 de Abril de 1974) uma rebelde, uma marginal, não muito aconselhável. Mas eu já aos 8 - 10 anos a venerava e continuo a venerá-la! Para mim uma das maiores figuras brasileiras de sempre! Ao lado de Tom Jobim, então, a perfeição estava atingida!

quinta-feira, 8 de março de 2012

8 DE MARÇO É APENAS UM DOS 365 DIAS DA MULHER

MULHER TOTAL

Mulher mulher
Mulher e mãe
Mulher e filha
Mulher amante
Mulher carreira
Mulher esperança
Que nunca se cansa!

Mulher batida
Mulher violada
Mulher sentida
Mas depois erguida
E nunca calada!

Mulher betão
Mulher pilar
De uma construção
Que nunca desaba
Mulher que acaba
E que recomeça
No dia seguinte
Mulher sofrida
Que mesmo sozinha
Vale por vinte!

Mulher ternura
Mulher cristal
Mulher romance
Mulher bonita
Mulher ideal
Ou mulher normal

Mas sempre, sempre

Mulher total!!!