sábado, 19 de março de 2016

Parabéns ao HERMAN... apesar de ele não ir com a minha cara...


Sempre fui admirador do trabalho de Herman José. Desde a primeira hora, se calhar ainda antes de Nicolau Breyner o ter lançado. E sempre acompanhei ao longo dos anos a sua progressão profissional. Em 2007, no programa de TV 'Grandes Portugueses', ficou em 70º lugar entre os 100 portugueses mais influentes de sempre. Eu colocá-lo-ia num lugar muito mais cimeiro, em virtude da influência que ele teve na comunicação e na sociedade portuguesa a partir do terceiro quarto do século XX. E isto apesar de uns anos antes o meu primeiro contacto com Herman José não ter sido o mais profícuo: estava eu no Expresso e no meu gabinete, entre outras coisas, elaborávamos revistas sobre os Dias da Mãe ou do Pai. 

Como Herman faz anos no Dia do Pai, lembrei-me de lhe pedir uma entrevista, pois incluíamos sempre figuras públicas nessas revistas (já tínhamos incluído Miguel Angelo, Margarida Rebelo Pinto ou António Sala, entre outros). A colaboração por parte das figuras públicas seria através de uma entrevista ou de um texto enviado pelo convidado. Até esse ano nunca ninguém se tinha negado às minhas solicitações. 

O meu primeiro contacto com Herman José foi telefónico. Ele foi lacónico e disse-me que respondia por e-mail. Nessa noite chegou a resposta... negativa. E argumentava Herman José (na altura estava na SIC, a mesma empresa do Expresso) que não colaborava "graciosamente" com o Expresso porque o jornal não fazia menção aos seus restaurantes e bares (num dos quais - Alcântara Café, se bem me lembro - emergia como cozinheiro o meu amigo Vítor Sobral). Contudo, sugeriu que eu contactasse outros aniversariantes de 19 de Março: Io Apoloni ou Jorge Pêgo.

Depois desse episódio, fotografei-o algumas vezes mas nunca me identifiquei, até lhe ser apresentado mais recentemente no lançamento de uma biografia sobre ele próprio (ver fotos, inclusive com a mãe), mas a memória dele não deve ter relacionado. E pronto, o que desejo ao Herman é muitos parabéns pelo aniversário e que ainda guarde muita coisa para nos oferecer no futuro, apesar de saber que os tempos são outros.
(jag) 



1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Parabéns ao Herman e a si que não ficou magoado com a negativa.
Um abraço e bom Domingo