domingo, 10 de abril de 2016

PELA SERRA É QUE VAMOS...












A minha homenagem a Sebastião da Gama, o 'Poeta da Arrábida'
PELA SERRA É QUE VAMOS...
Pela Serra é que vamos
Arrábida, Serra Mãe,
e é claro que chegamos
ao melhor que a Serra tem.

E se vamos pela Arrábida,
no meio de verde mistério,
é porque a Serra é ávida
de ser o nosso hemisfério.


Pelo Mar da Serra vemos
o seu tom de azul segredo,
é na Serra que fazemos
de cada sonho um enredo.


Pela Serra é que fomos,
por vereda indefinida,
é na Serra que compomos
a melodia da Vida.
(jag)
Na foto uma junção do Sebastião da Gama real (nos anos 40 do século XX) e uma réplica do professor, poeta e defensor da Arrábida feita por Mafalda, Directora do Museu Oceanográfico.

Sebastião da Gama, o primeiro ambientalista português, nasceu há 92 anos

Sebastião da Gama faria hoje 92 anos, se fosse vivo. Considerado o precursor dos movimentos ambientalistas em Portugal, o 'Poeta da Arrábida', como também ficou conhecido, esteve na origem da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), em 1948, a primeira associação ecologista portuguesa, a qual seria depois a génese de outras associações, como a Quercus.

Defensor acérrimo da Serra da Arrábida (viveu parte da sua curta vida na Estalagem dos pais, no Portinho da Arrábida, edifício que é hoje o Museu Oceanográfico), escreveu vários livros dedicados à "Serra- Mãe". Morreu precocemente aos 27 anos, vítima de tuberculose, mas a obra que deixou levam a considerá-lo uma personalidade ao nível de Fernando Pessoa, se tivesse vivido mais anos.




1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Adoro andar por aquela serra. Bom a falar verdade gosto de andar por todas as serras, e em Portugal já andei por uma série delas, embora a Arrábida, por estar ali junto ao mar tenha outro encanto.
Um abraço