
Hoje em dia o que não falta na televisão são pessoas que nos fazem rir: políticos, jornalistas, opinadores, pseudo-comentadores... mas há uns 20 anos atrás só havia uma pessoa na televisão que nos fazia rir: Herman José! Cada programa do Herman que estreava era esperado sempre com muita ansiedade quase por toda a gente. Afinal, num país cinzentão e inibido como o Portugal dos anos 80, era uma dádiva haver alguém com imaginação e coragem para dizer coisas que faziam corar as mães de família, e não só!
Até os palavrões na voz do Herman tinham a sua piada! Havia necessidade que alguém mexesse com o regime vigente dos bem-comportadinhos! E assim reinou Herman José sozinho durante cerca de 20 anos, com programas humorísticos de grande qualidade e oportunidade, com a criação de personagens que farão parte da história da crítica social e do humor em Portugal, com programas de entrevistas, talk-shows, concursos... a certa altura Herman era uma presença quase diária na TV.
Há uns 10 anos - quando a SIC estava no auge das audiências - deixou a RTP e mudou-se para a SIC. O formato dos seus programas ainda tinha alguma razão de ser, mas começaram a aparecer outros talk-shows e sitcoms que abalaram a estrutura dos programas do Herman.
Há uns meses vim a saber quase por acaso que o Herman tinha mudado para a TVI. Tudo bem, há grandes jogadores de futebol que também acabam por jogar em todos os clubes grandes, mas pareceu-me que a TVI não era solução para o Herman e ei-lo agora de novo a caminho da RTP onde parece vai ter um programa aos sábados à noite.
A vida de cada um não são mais que ciclos e acredito que o Herman volte rapidamente aos bons velhos tempos! Embora cada vez eu veja menos TV, aqui está um telespectador curioso pra ver o que o Herman vai fazer. E só espero que ele recupere algumas das suas personagens únicas! Afinal, muito do que se faz por aí em termos de humor, não é senão baseado na obra do 'mestre'.
E, como se sabe, Herman José não é só humorista: é entrevistador (só espero que agora deixe aos entrevistados mais um pouco e tempo de antena!), poliglota, actor, escritor, cantor, compositor, poeta, músico... um apresentador completo! Esperemos que ele saiba tirar partido de novo de todas as suas potencialidades!