quarta-feira, 31 de março de 2010

O PORTO TEM MAIS ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA...

A esta velocidade faríamos o Lisboa-Porto em menos de hora e meia. Pena é que os 220 km/hora não durem senão uns breves minutos


Não sei por quanto tempo mais o Porto - e o Norte - vai aguentar a subalternização a Lisboa. Porque o Porto vive por si próprio, é auto-suficiente e não tem que estar sujeito às vicissitudes da (des)governação lisboeta. Ao contrário de Lisboa - onde o consumismo e a alienação continuam a imperar - no Porto nota-se que as pessoas começam a estar preparadas para a verdadeira hecatombe política, económica e social que se avizinha! E quem melhor se prepara, melhor aguenta os impactos negativos!
O Porto tem todas as condições para ser a capital de um outro país porque o Porto é um mundo diferente do de Lisboa. Cada vez são menos as semelhanças entre as duas cidades, se é que alguma vez as houve. 
Por tudo isto, estou a começar a ficar adepto do cimbalino... em vez da bica! 

Experiências flasheiras em quarto de hotel e a Casa da Música, lugar simbólico para o Porto... e para mim!

Outros simbolismos de que gosto: Aveiro e Coimbra-B



domingo, 28 de março de 2010

PINGO A PINGO PINGA O TEMPO... E A CADA SEGUNDO MUDA O MUNDO...


Pingo a pingo
Pinga o tempo
Pinga o pingo
De Segunda
Ao segundo
Até Domingo.
O pingo inunda
Pingo a pingo
Enche o Mundo
E pingando
Salpicando
Pingo a pingo 
Pinga a pinga
Pinga o pingo
E salpica
A alma 
De quem fica
Pingo a pingo
Pinga a pinga
Pinga o pingo
Leva o tempo
E deixa a dica
Que eu sigo
E que diz
Que o tempo
Devia ondular 
Como o trigo...
Para mais tempo
Eu poder estar 
... Contigo!
Pingo a pingo
Pinga o pingo
De Segunda
Até Domingo!

Porque mudou a hora mas nada mais mudou...

sexta-feira, 26 de março de 2010

IR A VILAMOURA E NÃO VER A MARINA...



... É o mesmo que ir a Roma e não ver o... pronto, vocês já sabem quem!
Devo ser o português que menos vezes foi ao Algarve e então a Vilamoura foi a primeira vez. Eu sei que com esta confissão vou perder muitos amigos... há pessoas que não concebem que alguém possa não conhecer bem o Algarve!
Mas, pronto, humildemente eu sou assim: Algarve só por um canudo, Vilamoura foi a estreia (e é porque não é Verão), a Marina é gira mas tenho uma amiga Marina que é mais gira ainda, a praia tem água e areia como as outras praias, a única coisa é que descobri o monstro - não do Lock Ness - mas da Marina de Vilamoura (foto do lado)... ah, e paguei 3 euros por um café mal tirado! Por isso sou capaz de lá voltar... no Ano 2525!!!


terça-feira, 23 de março de 2010

O ESTRANHO RITUAL DA ALDEIA DE CARVALHAL



Quando comem caracoletas no Verão, os habitantes do Carvalhal não deitam fora as cascas. Guardam-nas e aproveitam-nas para no dia 19 de Março de cada ano as encherem de azeite e distribuírem pelas ruas da aldeia, depois de lhes acenderem um pequeno rastilho. Tudo isto acontece entre a missa e a procissão nocturna e quase silenciosa que percorre todas as ruas da aldeia. Paralelamente, há presépios humanos e, além das caracoletas iluminadas, os habitantes colocam os seus santos às portas e às janelas.
Aldeia esta que é escolhida por muitas figuras mediáticas da TV, da rádio e dos jornais para terem a sua casa de fim-de-semana ou férias. Há quem lhe chame Óbidos em ponto pequeno. Para mim é um local mágico onde vou todos os 19 de Março e várias vezes por ano!!
Há muitas aldeias de Carvalhal por Portugal fora mas esta fica no concelho do Bombarral e tem saída directa para quem vem na A8.


domingo, 21 de março de 2010

ÀS VEZES É BOM CORRER POR FORA!


Correr por fora! Às vezes é bom correr por fora! Tenho-o feito muitas vezes nos últimos tempos, e acho que não me tenho dado mal. E foi o que fiz na corrida da ponte sobre o Tejo deste Domingo! Embora estivesse inscrito, acabei por ficar ao longe a fotografar e a sentir o ambiente visto do lado de cá: aqui fica uma pequena partilha!




sexta-feira, 19 de março de 2010

HERMAN JOSÉ FAZ HOJE ANOS E REGRESSA À RTP 10 ANOS DEPOIS

Hoje em dia o que não falta na televisão são pessoas que nos fazem rir: políticos, jornalistas, opinadores, pseudo-comentadores... mas há uns 20 anos atrás só havia uma pessoa na televisão que nos fazia rir: Herman José! Cada programa do Herman que estreava era esperado sempre com muita ansiedade quase por toda a gente. Afinal, num país cinzentão e inibido como o  Portugal dos anos 80, era uma dádiva haver alguém com imaginação e coragem para dizer coisas que faziam corar as mães de família, e não só! 
Até os palavrões na voz do Herman tinham a sua piada! Havia necessidade que alguém mexesse com o regime vigente dos bem-comportadinhos! E assim reinou Herman José sozinho durante cerca de 20 anos, com programas humorísticos de grande qualidade e oportunidade, com a criação de personagens que farão parte da história da crítica social e do humor em Portugal, com programas de entrevistas, talk-shows, concursos... a certa altura Herman era uma presença quase diária na TV. 
Há uns 10 anos - quando a SIC estava no auge das audiências - deixou a RTP e mudou-se para a SIC. O formato dos seus programas ainda tinha alguma razão de ser, mas começaram a aparecer outros talk-shows e sitcoms que abalaram a estrutura dos programas do Herman. 
Há uns meses vim a saber quase por acaso que o Herman tinha mudado para a TVI. Tudo bem, há grandes jogadores de futebol que também acabam por jogar em todos os clubes grandes, mas pareceu-me que a TVI não era solução para o Herman e ei-lo agora de novo a caminho da RTP onde parece vai ter um programa aos sábados à noite. 
A vida de cada um não são mais que ciclos e acredito que o Herman volte rapidamente aos bons velhos tempos! Embora cada vez eu veja menos TV, aqui está um telespectador curioso pra ver o que o Herman vai fazer. E só espero que ele recupere algumas das suas personagens únicas! Afinal, muito do que se faz por aí em termos de humor, não é senão baseado na obra do 'mestre'. 
E, como se sabe, Herman José não é só humorista: é entrevistador (só espero que agora deixe aos entrevistados mais um pouco e tempo de antena!), poliglota, actor, escritor, cantor, compositor, poeta, músico... um apresentador completo! Esperemos que ele saiba tirar partido de novo de todas as suas potencialidades! 



segunda-feira, 15 de março de 2010

QUANDO CAI A NEVE NA MONTANHA

Quando cai a neve na montanha
E a madrugada se veste de branco
Há sempre uma forma estranha
Que por vezes nos acompanha
Serpenteando pelo flanco
Mais desprotegido da Vida.

É de solavanco em solavanco
Pela encosta indefinida
Que a neve cai na montanha
E quase sempre se emaranha
Nos sentidos da descida!

Mas seja qual for a façanha
É sempre bem acolhida
E de um jeito muito franco,
Porque é de uma forma estranha
Mas sempre vestida de branco
Que a neve cai na montanha!



sexta-feira, 12 de março de 2010

NOTÍCIAS EM 3ª MÃO

O Meu Sofá Amarelo soube de fonte segura que o Presidente da República está à espera de saber quem será o novo líder do PSD para tomar uma decisão de dissolver ou não o Parlamento e marcar eleições antecipadas... É já a seguir!






Já não há pachorra para as comissões parlamentares sobre a 'liberdade de expressão'. Para quê perder tanto tempo se já se sabe que a PT acabará por comprar a TVI... mais cedo ou mais tarde? Pura manobra de diversão...

Se Isabel Alçada soubesse que - pouco tempo depois de ser Ministra da Educação - problemas gravíssimos lhe caíssem todos os dia no seu gabinete, certamente que continuaria a escrever livros de aventuras... é que ser ministro nos tempos que correm já não é nenhuma mais-valia...
De muito mau gosto a reportagem da SIC com um tal de Militão Guerreiro, assassino em série confesso... e que tal um pouco de consideração para com os familiares das vítimas, senhores donos da SIC? Também gostava de saber qual foi a mais-valia desta reportagem! Antes assistir ao CSI ou às Mentes Criminosas!

Ainda bem que Miguel Sousa Tavares não deixou falar Gonçalo Amaral... livrou-o de lhe arranjar mais problemas por causa da providência cautelar que o antigo inspector da Judiciária tem sobre si... também não percebo porque razão Gonçalo Amaral tirou o brinco da orelha esquerda para ir à TV! Já Ana Vasconcelos teve total liberdade de expressão... ainda bem! Miguel Sousa Tavares parece que aprendeu algo com as críticas!


Num país onde tudo se desmorona, desde a educação às obras públicas, não é novidade a queda de um viaduto... até diria que foi coisa arranjada pelas televisões para terem mais audiências... o que não entendo é como as autoridades estavam mais preocupadas com o abrir da estrada interrompida pela queda do viaduto do que com a morte do jovem que - maldita a hora! - por lá passou naquele instante! Que país é este onde se desmoronam pontes, estradas, viadutos?

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA DA MULHER OU DIA DA FORÇA E DA CORAGEM?

Consta que quando Deus criou a MULHER viu que era uma obra tão perfeita que decidiu concorrer a um concurso de inventos inter-galácticos. Com a MULHER, Deus arrebatou o 1º Prémio por unanimidade do júri. Como não havia nada melhor para inventar, Deus então foi de férias e por lá continua despreocupado, sabendo que um dia a MULHER vai tomar conta da Terra e endireitar tudo o que o homem entortou desde sempre!

sábado, 6 de março de 2010

A HISTÓRIA DO BERNARDO... OU UMA HISTÓRIA DE BULIYNG

Há cerca de 3 anos contei num dos meus blogues a História do Bernardo, que preconizava uma espécie de bulliyng, embora na altura ainda não se falasse nisso. O Bernardo foi meu colega de turma nos 10º e 11º anos, uma turma que por sinal viria a produzir muitos famosos - excepto a minha pessoa - que hoje são conhecidos na área da música, da medicina, das artes, e não só!
Nunca estive muito próximo do Bernardo, mas reconhecia nele um bom colega, discreto, pacato, um paz d'alma. Talvez por isso ele era a vítima de um grupo masculino dentro da própria turma: faziam-lhe tudo de mal, desde roubarem-lhe dinheiro, riscarem-lhe a roupa com canetas de feltro, cortarem-lhe pedaços de cabelo, estropiarem-lhe os livros... até lhe queimarem os cadernos de apontamentos nos intervalos das aulas em plena sala polivalente e no refeitório.
O Bernardo era achincalhado e humilhado quase todos os dias frente aos restantes colegas. Curiosamente ele não se revoltava, nem se queixava, apenas pedia em voz baixa para não lhe "fazerem isso"... afinal ele fazia parte do grupo que o maltratava. E eu nunca percebi porquê! Talvez pela necessidade de pertença a um grupo, não sei! Também nunca mais o vi desde que as aulas acabaram! Nem me lembro do apelido dele... talvez seja médico - ele era bom aluno, apesar de tudo - ou engenheiro...
O Bernardo era o elemento mais novo da turma, turma essa composta por um pouco mais de rapazes que raparigas. Nunca vi professores ou funcionários da escola inteirarem-se da situação, embora ela fosse bem visível. Quando postei a 'História do Bernardo' apareceram várias pessoas nos comentários e fora deles que me manifestaram conhecerem situações idênticas, inclusive com os próprios filhos. De uma dessas pessoas fiquei amigo e contente por o seu filho - que entretanto conheci pessoalmente - ter ultrapassado os maus momentos e ser hoje em dia um adolescente normalíssimo e um excelente estudante.
Vem isto tudo a propósito do jovem de 12 anos que se terá suicidado em Mirandela, vítima do tal bulliyng, notícia de primeira página nos últimos dias em Portugal. Que as escolas são dos locais mais violentos da sociedade actual já se sabia... agora que produzam desfechos destes é intolerável...

quarta-feira, 3 de março de 2010

VAMOS FAZER O QUE AINDA NÃO FOI FEITO...

Pedro Abrunhosa prometeu e cumpriu: conheci pessoalmente Pedro Abrunhosa há cerca de um ano numa acção de solidariedade cujo slogan tinha a ver com algo como 'fazer o bem em todas as geografias'. Abrunhosa gostou do tema e prometeu que uma das suas próximas canções seria inspirada naquelas palavras. E parece que assim foi: apareceu agora com um single onde nos incita a "Fazer o que ainda não foi feito"!
Portanto... mãos à obra, porque há muita coisa para fazer a nível pessoal, profissional, solidário... e, como se costuma dizer, quantas vezes nos arrependemos daquilo que não... fizemos! A Vida dá-nos oportunidades que nem sempre sabemos interpretar, mas é bom que estejamos atentos e que - como tenho por lema - tenhamos depois alguma coisa para contar... é que só assim vale a pena passar por este, digamos,  teste terrestre... até porque (como diz a canção) 'amanhã é sempre tarde demais!'




terça-feira, 2 de março de 2010