sábado, 5 de abril de 2014

CARLOS QUEIROZ (poeta) NASCEU HÁ 107 ANOS


Canção Grata (poema de Carlos Queiroz, música de Teresa Silva Carvalho)

Por tudo o que me deste:
– Inquietação, cuidado,
(Um pouco de ternura? É certo, mas tão pouco!)
Noites de insónia, pelas ruas, como um louco...
– Obrigado! Obrigado!

Por aquela tão doce e tão breve ilusão.
(Embora nunca mais, depois que a vi desfeita,
Eu volte a ser quem fui), sem ironia: aceita
A minha gratidão!

Que bem me faz, agora, o mal que me fizeste!
– Mais forte, mais sereno, e livre, e descuidado...
Sem ironia, amor: – Obrigado, obrigado
Por tudo o que me deste!


EFEMÉRIDES DO DIA 5 DE ABRIL

- 1772 - Descoberta da Rapa Nui, na Ilha de Páscoa
- 1821 - A Inquisição foi abolida em Portugal
- 1907 - Nasceu Carlos Queiroz (m. 1949), poeta português
- 1908 - Nasceu Herbert von Karajan (m. 1989), maestro austríaco
- 1917 - EUA entram na I Guerra Mundial
- 1951 - Julius e Ether Rosenber são condenados à morte nos EUA por espionagem a favor da URSS
- 1977 - É aprovado o pedido de adesão de Portugal à CEE
- 1987 - Caiu o 1º governo de Cavaco Silva na sequência de uma moção de censura proposta pelo PRD.
- 2005 - Morreu Saul Bellow (n. 1915), escritor laureado com o Nobel
- 2006 - Gripe das Aves - confirmação do 1º caso, no Reino Unido

3 comentários:

Unknown disse...

Recordar estes mestres é um dever de todos nós. Foram marcos na nossa cultura e na nossa formação humana.

DE-PROPOSITO disse...

Que bem me faz, agora, o mal que me fizeste!
---------
Será que o mal faz bem ?!...
----
Felicidades

lino disse...

Uma pena ter falecido tão novo, quando ainda tinha tanto para dar!
Um abraço