segunda-feira, 7 de abril de 2014

JOAQUIM AGOSTINHO FARIA HOJE 71 ANOS

Lembro-me da primeira vez em que fui ver a Volta a Portugal em Bicicleta, em que Joaquim Agostinho era a grande figura, isto no início dos anos 70. Uma das primeiras etapas passava pelo Fogueteiro e, embora ainda pequeno, lá convenci a minha mãe a irmos ver passar a caravana. O que eu não imaginei foi que houvessem centenas de pessoas com a mesma intenção: acabei por não ver quase nada, e o que mais me decepcionou foi o facto de tudo se ter resumido a uns segundos de passagem dos corredores. Retenho na memória uma camisola amarela que passou tão depressa que era impossível reconhecer Agostinho nela. Mas, sim, Agostinho já ia de amarela e, é claro, aqueles segundos valeram, na altura, por tudo do mundo. 

EFEMÉRIDES DO DIA 7 DE ABRIL

- 1570 - Camões chega a Cascais a bordo da nau 'Santa Fé'
- 1893 - Nasceu Almada Negreiros, escritor e artista plástico
- 1915 - Nasceu Billie Holiday (m. 1959), cantora de jazz e de blues
- 1920 - Nasceu Ravi Shankar, músico virtuoso indiano
- 1921 - Fundação do Diário de Lisboa 
- 1924 - Início em Lisboa da 1ª viagem aérea até Macau, por Brito Pais, Sarmento Beires e Manuel Gouveia
- 1939 - Nasceu Francis Ford Coppola, realizador de cinema
- 1943 - Nasceu Joaquim Agostinho (m. 1984), ciclista
- 1947 - Morreu Henry Ford, fundador da Ford Motor Company

Sem comentários: