sexta-feira, 19 de março de 2010

HERMAN JOSÉ FAZ HOJE ANOS E REGRESSA À RTP 10 ANOS DEPOIS

Hoje em dia o que não falta na televisão são pessoas que nos fazem rir: políticos, jornalistas, opinadores, pseudo-comentadores... mas há uns 20 anos atrás só havia uma pessoa na televisão que nos fazia rir: Herman José! Cada programa do Herman que estreava era esperado sempre com muita ansiedade quase por toda a gente. Afinal, num país cinzentão e inibido como o  Portugal dos anos 80, era uma dádiva haver alguém com imaginação e coragem para dizer coisas que faziam corar as mães de família, e não só! 
Até os palavrões na voz do Herman tinham a sua piada! Havia necessidade que alguém mexesse com o regime vigente dos bem-comportadinhos! E assim reinou Herman José sozinho durante cerca de 20 anos, com programas humorísticos de grande qualidade e oportunidade, com a criação de personagens que farão parte da história da crítica social e do humor em Portugal, com programas de entrevistas, talk-shows, concursos... a certa altura Herman era uma presença quase diária na TV. 
Há uns 10 anos - quando a SIC estava no auge das audiências - deixou a RTP e mudou-se para a SIC. O formato dos seus programas ainda tinha alguma razão de ser, mas começaram a aparecer outros talk-shows e sitcoms que abalaram a estrutura dos programas do Herman. 
Há uns meses vim a saber quase por acaso que o Herman tinha mudado para a TVI. Tudo bem, há grandes jogadores de futebol que também acabam por jogar em todos os clubes grandes, mas pareceu-me que a TVI não era solução para o Herman e ei-lo agora de novo a caminho da RTP onde parece vai ter um programa aos sábados à noite. 
A vida de cada um não são mais que ciclos e acredito que o Herman volte rapidamente aos bons velhos tempos! Embora cada vez eu veja menos TV, aqui está um telespectador curioso pra ver o que o Herman vai fazer. E só espero que ele recupere algumas das suas personagens únicas! Afinal, muito do que se faz por aí em termos de humor, não é senão baseado na obra do 'mestre'. 
E, como se sabe, Herman José não é só humorista: é entrevistador (só espero que agora deixe aos entrevistados mais um pouco e tempo de antena!), poliglota, actor, escritor, cantor, compositor, poeta, músico... um apresentador completo! Esperemos que ele saiba tirar partido de novo de todas as suas potencialidades! 



4 comentários:

Ana disse...

Olá!
Também gosto muito dele, além de fazermos anos identifico-me muito com ele, vi essa entrevista que passou no "só visto" e é um homem com uma visão da vida muito particular, muito parecida com a minha! Deve ser essa coisa dos signos;)
Beijinhos

lino disse...

Oxalá que sim, porque eu já fui um grande admirador.
Abraço

Mª João C.Martins disse...

Alexandre
O Herman, será sempre uma referência incontornável do espectáculo em Portugal e do espectáculo humorístico em particular, embora ele tenha sido sempre um artista extremamente versátil.
Sempre apreciei o seu trabalho e a sua invulgar capacidade artística, mas considero que necessita de se apresentar agora de uma forma fresca e renovada, sem ter de recorrer à vulgaridade para fazer humor. Ele tem capacidade para isso. Já o provou inúmeras vezes. Veremos…
Eu sabia, que ele fazia anos no dia em que se comemora do dia do pai.

Um beijinho

MPB disse...

o grande drama do Herman teve três letras: SIC ! foi esvaziado, utilizado, rebaixado, e chutado sem cerimónia nem elevação - não duvido que se vai reencontrar na RTP