
Assinala-se no dia 1 de Outubro o Dia Mundial da Água. E como ela começa a ser um bem escasso, nada melhor que ir ganhando regras de poupança de água. Aqui ficam algumas:
1 - Desligue a torneira enquanto lava os dentes, as mãos ou (atenção homens!) faz a barba.
2 - Temporize e modere o tempo que demora no duche - se houver várias pessoas em casa o ideal é que tomem banho todos a seguir uns aos outros, aproveitando a água quente nos canos. No Verão arrisque um duchito com água fria!
3 - Optimize a lavagem da loiça, passando todas as peças ao mesmo tempo por água - se a lavagem for à mão.
4 - Espere acumular roupas e loiças antes de por as máquinas a lavar.
5 - Um autoclismo regular gasta em média dez litros de água em cada descarga. Coloque uma garrafa de 1,5 litro dentro do autoclismo e reduza o desperdício de água.
6 - Evite as mangueiras para lavar o carro. Utilize um balde para ensaboar e enxaguar.
7 - No inverno, com a chegada das chuvas, evite regar regularmente o jardim (se o tiver) e prefira mangueira com esguicho-revólver ou regador.
8 - Esteja atento a vazamentos: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. A pingar, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros/mês.
9 - Quando for limpar o aquário (se tiver peixinhos e aquário - há quem prefira os peixes no forno ou na grelha!), aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogénio e fósforo, o que faz muito bem às plantas - e alguns ainda se devem lembrar das avós e das tias que aproveitavam a água de lavar a loiça para despejar na sanita!
10 - Para lavar verduras use também uma bacia e deixe-as de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente.
11 - Aceitam-se sugestões...