sábado, 24 de dezembro de 2011

A DANÇA DO PERÚ DE NATAL


Era uma vez um peru que até tinha boa vida, se comparada com a vida de outros perus: a capoeira era enorme, tinha um tanque para beber água e tomar banho se quisesse, e por companhia tinha outros perus, galinhas, patos, fracas.
Mas com a aproximação do Natal o peru começou a ficar preocupado: outros animais da quinta tinham-lhe contado que os humanos tinham a mania de utilizar os perus nos jantares de Natal! E não como convidados! Mas sim fazendo parte da refeição, quer dizer, sendo mesmo eles o principal da refeição!!!
Mas aquele peru gostava de viver! Adorava o Sol, que mesmo no Inverno, brilhava sempre intensamente naquele espaço enorme de que ele e os seus amigos desfrutavam. Mas, o dia vinha chegando...
Foi então que ele pensou que tinha que inventar algo de diferente para que pudesse sobreviver e lembrou-se de começar a ensaiar uma espécie de dança: abria as asas - coisa que os perus raramente fazem - e pavoneava-se na ponta das patas, de tal maneira que os humanos começaram a reparar e ao longe na cerca de arame apontavam-lhe, não uma faca, mas uns objectos pequenos que disparavam uma luzinha de vez em quando. No fim batiam palmas!
E muitas vezes o peru vez a dança, que cada vez os passos lhe saiam melhor!
Mas só descansou quando um dia um dos humanos foi dentro da capoeira e disse em voz alta: 'meus amigos, a partir de agora nenhum de vocês fará parte de qualquer prato, apenas queremos a vossa companhia e um ovo de vez em quando. Um bom Natal para vocês!'.
E foi assim que o peru dançante se salvou a si e toda a bicharada da capoeira! Não tinham bolo-rei nem champanhe mas festejaram com a farta ração melhorada nesse dia!

(Peru fotografado na Quinta do Alcube,
algures entre Azeitão e Setúbal)

1 comentário:

Ana disse...

esse peru e os restantes animais são uns grandes sortudos:)
beijinhos