sexta-feira, 21 de maio de 2010

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


Portugal é um dos países do mundo mais ricos em biodiversidade, até porque tem uma zona económica exclusiva várias vezes o seu tamanho e até agora muito mal explorada. São também vários os tipos de clima que se manifestam em Portugal e nas ilhas.

Quanto a Lisboa é só a cidade a nível mundial mais rica em biodiversidade, nomeadamente nos muitos jardins e parques espalhados pela cidade - e por vezes mal conhecidos - e devido em grande medida pela mistura de culturas entre o extremo ocidental da Europa, a América do Sul, África e Ásia.

No Dia Internacional da Biodiversidade - inserido no Ano Internacional - é bom que Portugal e os portugueses tomem consciência da riqueza que o território tem em termos de biodiversidade. E, para os que não sabem, registe-se que a humanidade não sobrevive se não houver biodiversidade... e se o Homem pode adaptar-se à provável subida média no planeta de 4,5 graus em 2100, já não é certo que outros organismos e microrganismos consigam fazê-lo! Por isso, está nas nossas mãos continuar a descobrir pequenos seres (foto ao lado) ou deixar que a humanidade fique em suspenso... (foto de cima!) ou quiçá coberta de limos (foto de baixo!).

8 comentários:

argumentonio disse...

é bem verdade, Amigo Sofá!

somos de relativíssima importância para a biodiversidade, mas precisamos absolutamente dela!!

claro que ao construir estradas e grandes empreendimentos, ao consumirmos massivamente recursos naturais, modificando o meio ambiente, afectamos os ecossistemas e biossistemas que suportam a vida de de muitos seres e espécies, que por sua vez asseguram equilíbrios necessários à produção de... oxigénio, à purificação do ar e da água, a um encadeado de vidas todas com funções específicas e indispensáveis ao mundo habitado tal com o conhecemos e onde se verificaram as condições na origem do aparecimento, a dado ponto, e desenvolvimento, até aos dias de hoje, da humanidade!!!

viva a biodiversidade, questão da nossa individual e colectiva responsabilidade!!!

;_)))

Mar Arável disse...

Bem apontado

para um despertar que é urgente

Virgínia do Carmo disse...

Muito pertinente, esta advertência... Um exercício que todos devíamos fazer, todos os dias!
Abraço

Rosa Carioca disse...

Texto brilhante!

Anónimo disse...

Não sabia que Lisboa era a cidade do mundo mais rica em biodiversidade. Que assim continue pois é muito bom sinal.

Grata pela informação.

Beijinhos

Justine disse...

É indispensável tomar consciência desta realidade, e o teu post é uma ajuda preciosa!
Abraço de bom fds, no respeito pela natureza!

Graça disse...

Gostei de te ler e das tuas fotos magníficas, também :).


Beijo de carinho, querido Alexandre.

lino disse...

Afirmar a cidadania, sempre.
Abraço