As melhores fotografias do Mundo estão no Museu da Electricidade, em Lisboa, durante 12 dias (até 18 de Maio). E hoje em dia a melhor fotografia não é aquela feita com abertura tal e velocidade qual, mas sim aquela que fala por si, mesmo que o foque ou a luz ou o enquadramento não sejam os ideais: é por isso que a fotografia vencedora (em cima à direita) deste ano mostra pessoas - homens e mulheres - nos telhados dos edifícios na capital do Irão pela noite dentro gritando como forma de protestar contra as alegadas fraudes nas recentes eleições naquele país árabe.
No meio dos monstros sagrados da fotografia a nível mundial, humildemente elejo a foto em cima como a melhor que fiz numa noite de grandes fotografias e de maiores fotógrafos. Quem sabe se concorrerei com ela (a foto, não a menina!) a um qualquer concurso de imagem!
O comissário holandês da exposição percorreu o recinto explicando as particularidades de algumas das fotografias expostas.
Em baixo: formas de ver e de ouvir a cor e o som das fotografias... Há quem consiga falar com elas (as fotos) nem que tenha que tirar os óculos para ver... melhor!
Clicar nas fotos para aumentar o tamanho
17 comentários:
como eu gostava de ir ver!
também acho que deves concorrer com a tal foto... está deveras interessante!
beijos
Gosto de fotografia , mas não sei escolher os melhores ângulos ou momentos.
De fotografia não pesco patavina.
Abraço
Estão óptimas...
E a tua...brilhante....
Obrigada pela partilha...
Beijos e abraços
Marta
Acho brilhante e deve ser motivo de avaliação a foto com a... menina.
Para mim é uma boa foto. "Fala" por si.
Um abraço.
Jorge
Abraço amigo
Grato
mais uma excelente (e vão muitas!) reportagem fotográfica (e não só!!) de um magnífico evento fotográfico!!!
acerca da foto vencedora, há de facto algo de surpreendente e porventura merecedor de um prémio de foto-reportagem pois trata-se de um enquadramento invulgar (o motivo é fotografado de cima para baixo), num local invulgar, sobretudo para manifestações de protesto político (o telhado de de um prédio) e de manifestantes invulgares (mulheres, num ambiente cultural avesso a grandes extroversões femininas e num contexto de ostensiva repressão de toda e qualquer contestação) o que lhe confere "momentum", afinal um dos aspectos em que se revela a magia da arte fotográfica
ressalvaria talvez apenas um aspectozinho do comentário pois o Irão não é uma país árabe, mas persa! aliás, o persa é precisamente o que se opõe a «árabe», que designa os que se entendem entre si (falam a mesma língua, e por isso se chamam a si mesmos árabes) enquanto os persas são, em língua árabe, apelidados de «ajam», ou seja, aqueles que falam uma língua que não se entende - não a entendem os que só falam árabe!!
é claro que quanto à matéria da fotografia e da análise fotográfica estou a tentar ensinar a missa ao padre, sendo o Sofá e o respectivo dono titulares de autoridade técnica e profissional no ofício de bem fotografar, como o provam os resultados excelentes de que os visitantes não se cansam de beneficiar, além dos prémios acumulados e dos que merecidamente ainda hão-de saber reconhecer!!!
mais uns valentes parabéns
;_)))
Se tiver um tempinho, ainda passo lá... sabes o quanto gosto de boas fotografias :))... como as tuas.
Um beijo de carinho, Alexandre.
ººº
Tenho que lá dar um saltinho.
Abraçooo
É para ver, sim, já para a semana!
E parabéns pela tua foto:))
Realmente, há fotos que dizem mais do que muitas reportagens. É uma "arte" que admiro, apesar de não a dominar.
Sempre gostei de fotografia, embora não perceba nada...
Gosto de lhes sentir o tom e o som e acima de tudo, o que falam por si!
Não terei oportunidade de visitar a exposição... pena
Beijinho
PS - Que esperas para concorrer?
parabéns pela tua foto
um beijo
E estavas tu nas tuas 7 quintas !
Oxalá estejam as tuas fotografias na próxima exposição !
Beijinhos
Verdinha
Fizeste bem em lembrar que a exposição termina no dia 18.
Deve ser muito boa, vale a pena ver.
Fiquei contente que aparecesses na minha casa virtual, mas... visita também as outras divisões e dá-me tua opinião sobre o que por lá está. Gosto de ouvir opiniões sinceras.
Abraço
Maria
Gostaste particularmente desta exposição não foi? ;)
Beijinhos
Está na minha agenda...não perderei por nada...mesmo nada.
Obrigado pelo MEMO...e bom trabalho.
Abraço!
Enviar um comentário