domingo, 7 de dezembro de 2008

UM LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA FÁBRICA DE FAIANÇAS DAS CALDAS DA RAINHA


A minha amiga Cristina Horta (à esq. na foto), directora do Museu de Cerâmica, Isabel Fernandes e Elsa Rebelo (2.ª a contar da dta) são as autoras de um estudo e de uma recolha única que deu origem a um livro profusamente ilustrado e de riquíssimo conteúdo - uma contribuição muito importante para a história das faianças em Portugal. O Sofá Amarelo esteve no CCC das Caldas da Rainha e registou todos os momentos do lançamento da obra. Na foto estão presentes também Fernando Costa, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e Isabel Castanheira, editora da livraria 107.

O obra aborda toda a história e evolução da Fábrica de Faianças, contemplando as vertentes histórica, artística e técnica, com documentação inédita sobre a famosa fábrica dirigida por Rafael Bordalo Pinheiro e que ainda hoje continua activa.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

HISTÓRIA DO DIA

Eles só eram diferentes numa única coisa...

Era difícil haver duas pessoas com os gostos, as tendências, as atitudes... tão iguais! Sexos diferentes mas filosofias iguais, tão iguais que não era normal encontrar duas pessoas assim... Eles só eram diferentes numa única coisa!

Gostavam os dois muito da vida e das coisas boas que ela proporciona! Ele adorava caminhar à beira-mar, ela também... Só eram diferentes numa coisa! Ela dava tudo para ficar a contemplar a Lua numa noite de luar, ele também... Só eram diferentes numa coisa! Ele não prescindia do seu chá das 5, ela também não... Só eram diferentes numa coisa! Ela gostava de música suave, ele também... Só eram diferentes numa coisa!Ele escolhia sempre filmes em que saísse do cinema bem disposto, ela também... Só eram diferentes numa coisa! Ela gostava de vestir roupa descontraída, ele tambem... Só eram diferentes numa coisa! Ele gostava de adormecer no sofá, ela também... Só eram diferentes numa coisa! Ela adorava fazer gambas fritas com limão, ele também... Só eram diferentes numa coisa! Ele adorava os mimos e os beijos dela, ela também adorava os mimos e os beijos dele... Só eram diferentes numa coisa! Ela não prescindia de um banho de espuma a dois, ele também não... Só eram diferentes numa coisa! Ele era adepto de um clube de futebol, ela era adepta do mesmo clube... Só eram diferentes numa coisa!

Sim, eles só eram diferentes um do outro numa coisa, numa única coisa... porque de resto tinham os mesmos gostos em tudo, onde um ía, o outro ía também, o que um pensava, o outro pensava também... Só eram diferentes numa coisa! Pois bem, e essa única coisa em que eles eram diferentes um do outro, é que... bom, ele gostava de caminhar de mão dada com ela no lado esquerdo dela, e ela gostava de caminhar de mão dada com ele... no lado direito dele! Dava mais jeito a um e a outro! Portanto, até nisso... sendo diferentes... completavam-se na perfeição! Se todas as diferenças fossem assim...

10 comentários:

Paulo disse...

Obrigado pelo comentário.
Abraço
Paulo

mariam [Maria Martins] disse...

Sofá,
uma estória....... fantástica!
e que poderia ter sido bem real... pois então :)

bom feriado e melhor semana
um sorriso :)

mariam

... o lançamento supra, parece ter sido um grande evento... e lá esteve o Sofá...

Filoxera disse...

Romântico!
Beijos.

Sol da meia noite disse...

Deve ser interessante, o livro.

A história, é deveras interessante...
:-)

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, bela informação do livro...
Belo texto...
Um abraço

mariabesuga disse...

Ao correr do gosto da Isabel Castanheira - a 1.ª a contar da direita (a Isabel da 107), que tão bem promove estes trabalhos. Neste caso, a respeito de bordalo, seu gosto muito pessoal, que partilhamos.
Hei-de comprá-lo, ao livro, que se me afigura um bom trabalho acerca do qual já li e me despertou interesse.

Anónimo disse...

Já sabes que gosto do teu sofá.!
Mas hoje agradou particularmente as noticias actuais, que inovaste!
Parabéns beijinhos.

Sol no Coração disse...

Já tinha saudades destas tuas histórias.(Que mais parece real)Gostei muito!
Um beijo.*

Anónimo disse...

Tudo o que diz respeito a "cacos": faianças, porcelanas, azulejo, loiças dos mais variados géneros, tudo antigo,me seduz : desde Sacavém, Vista Alegre,Devezas,isto só para falar relativamente a Portugal...

Gostei de saber da notícia desse livro.Vou "caçá-lo".

Um abraço

Anónimo disse...

Está cada vez melhor, parabéns!
O sofá é lindo, os eventos interessantes e bem explorados. Quanto às histórias... do melhor, hehehe.

Um abraço
Perle