quinta-feira, 27 de agosto de 2009

AS MINHAS LEITURAS (Livros, jornais e revistas) E OS MEUS SONS (músicas, cds) DE VERÃO

Livros novos, leituras recicladas, livros oferecidos e ainda não lidos... o meu Verão serve para pôr alguma leitura em dia: começo por um presente do meu último aniversário, "Versos" de Amália Rodrigues (pois, a Amália também era poeta, não era só uma diva da canção); depois a colecção do Sherlock Holmes que o DN está a editar; reler os "Esteiros" (todos os anos o faço, é o livro que mais me impressionou até hoje, talvez pela idade com o que li pela 1.ª vez); "As Praias de Portugal" de Ramalho Ortigão, que descobri na biblioteca viva que é a casa dos meus pais; A Viagem do Saramago, perdão, do Elefante; os "22 Olhares" dos meus cúmplices dos blogues; "Paixão, Amor e Sexo" de Allen Gomes (pois, dirão vocês, "ele tinha que ler um livro sobre sexo"... pois, faz parte da vida...); e outros livros que não ficaram na foto, em especial "O meu primeiro livro de poesia" da autoria do meu tio Feliz Rebelo, um espanto de profissionalismo e bom gosto.

Música nunca é demais, talvez seja por isso que tenho dezenas de 'canções da minha vida'. Não me canso de ouvir os Deolinda num CD que me foi oferecido no Natal passado; depois tempo para desencantar Timothy (dos anos 70), uma raridade que encontrei no El Corte Ingles um dia destes; recordar o Conjunto Académico João Paulo; entrar na reedição dos Jardins Proibidos do Paulo Gonzo; alinhar num Copo de Sol com Pedro Moutinho; deambular num Perfeito Vazio com os meus amigos Xutos e Pontapés; viajar pelas Índias com Rui Reininho; jogar com todos os sentidos com o último trabalho do Rodrigo Leão embalado pela voz (e presença) divina de Ana Vieira; e, quanto a música que ouço todos os dias, bom, esgotaria um blog inteiro para referir todas com certeza!

E, por aí, o que se lê e o que se ouve?
Pelo menos este Verão!

10 comentários:

A OUTRA disse...

Ouve aqui Alex, já tens pouco tempo para isso tudo!
O Verão para ti começou agora?
Guarda tudi isso também para o Outono, quando começar a chuver e te apetecer calçar as pantufas.
Tu não usas pantufas?
Desculpa esta indiscrição, mas lembrei-me agora.

Carlos Albuquerque disse...

Conhecer alguém que lê Esteiros, de Soeiro Pereira Gome, é um encontro feliz. Foi nele que vi que o obscurantismo é das piores formas de violência. Li e reli. Leio e releio!
Saramago e A Viagem do Elefante - outro encontro feliz! Tenho a obra completa de Saramago. Para além do Memorial do Convento, dois livros me tocaram a fundo: Ensaio sobre a cegueira; Ensaio sobre a lucidez. Música: Os Deolinda - também, e Rui Veloso com Mingos e Samurais. Depois, viro-me para fora, para os baianos, Chico Buarque, Vinicius e Maria Bethânia. Os Beatles sempre, assim como Simon and Garfunkel e Joan Baez.
A conversa vai longa, desculpa, mas ainda há que responder à pergunta.
Este Verão tenho para ler: Crepúsculo - o primeiro livro (são 4) do ciclo Luz e Escuridão de Stephanie Meyer. Vamos ver o que sai daqui. Se o tempo chegar pegarei em O Homem que inventou Fidel, do controverso jornalista do New Yor Times, Anthony DePalma.
Música: Já dei uma olhadela pela estante dos CDs e, provavelmente, irei ouvir, uma vez mais, a obra completa de Elis Regina.
Perdoa a extensão do comentário.
Um forte abraço.

Luz Santos disse...

Tanta coisa para fazer num verão já a meio!
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Neste Verão estou a reler o livro do Dr. Brian Weiss "A Divina Sabedoria dos Mestres"; li os livros "Crianças de um Novo Mundo - Os Índigo", "Crianças de um Novo Mundo - Os Cristais" e "Meditação para Crianças" da Isabel Leal; "Reiki para todos e em especial para crianças" da Filipa Rodrigues; Estou a ler "As Crianças Índigo 10 Anos Depois" de Lee Carroll e Jan Tober. Isto para além de recorrer aos livros do Eckhart Tolle e ler uma passagem que abro ao calhas. Geralmente onde abro é o que faz sentido ler nesse dia. :)

Quanto aos cd's, ando Viciada no último do Rodrigo Leão e no da Sara Tavares. Depois também tenho ouvido os meus queridos Azeitonas, que estão finalmente a entrar na moda, a Cristina Branco, a Mayra Andrade, a Lura, o Jorge Palma, que me acompanha sempre durante todo o ano, entre outros.

Deixei um comentário que mais parece um post. lol

Beijinhos

Carlos Albuquerque disse...

Permite, Sofá, que dê só um toque em A Luz a Sombra. O meu Verão está a começar, não há nada a fazer, é assim! Se não der para tanta coisa, peço uma moratória. Não resultando, o meu amigo das leis interpõe uma providência cautelar. Se nem assim lá chegar, está mais que visto, anda cá Outono que agora é contigo.
Bom fim-de-semana :)

Graça disse...

Gosto dos teus gostos e nem imaginas o sorriso, pela referência ao Conjunto Académico de João Paulo! Ainda guardo, em vinil, alguns dos seus sucessos!!!
Trouxe comigo poesia, muita poesia, porque gosto. Quanto a música... Rodrigo Leão toca todos os dias... e em Outubro, lá estarei :).


Um beijo meu.

A OUTRA disse...

Subiu-te a tenção arterial com as recordações?...
É que eu quando me sobe a tensão arterial, porque o meu coração é maluco, fico com calor...ahahahah.
Bj
Maria

Naty disse...

Olá passei para te visitar e desejar um bom fim de semana.
Bjs

Maria Clarinda disse...

Uau...Alex...assim é o que chamamos pôr a escrita em dia...
Eu também estou fazendo como tu...e agora vou continuar, pois mais umas semanas me esperam...Jhs muitos

Ana disse...

Estou a ver que "comes" livros;)
ès cá dos meus!
Ontem andei a ver uns caixotes, os livros que começei a ler recentemente não os vou acabar e ente eles está a Viagem do Elefente, sinceramente não tenho pachorra para ler aquele Português que o saramago agora escreve! E olha que já livros dele dos primeiros e estão muito bem escritos, não sei o que lhe deu.
Ando mesmo tentada a comprar o novo do Miguel Sousa tavares, porque gosto muito da escrita dele.
Ainda começei uns livros sobre esta nova vaga de romances históricos que disparou nas editoras, mas poucos deles valem a pena, na minha modesta opinião, é claro.
recentemente voltei a ler o já muito lido Aparição do Virgilio,já perdi conta às vezes que o li, mas descubro sempre qualquer coisa nova!
Quanto a música ando nma de Ritaredshoes e claro, estou ansiosa que saía o novo trabalho do david fonseca!
desculpa lá a escrita mas este comentário saiu-me da cabeça todo de uma vez!;)
P.S: Não sei se já conheces mas a banda sonora do filme magnólia é muito boa, anda sempre comigo, e voz da Aime Mann é fabulosa!