quinta-feira, 13 de agosto de 2009

QUEM DISSE QUE NÃO HAVIA TARÂNTULAS EM PORTUGAL? DESCOBRI A «TARANTULUS ALENTEJANUS»


Oficialmente não há tarântulas em Portugal! Então porque será que descobri uma genuína tarântula no Alentejo numa rua movimentada. q.b., e a 2 metros da porta de uma casa habitada por... humanos? Com buraco feito no chão e tudo, pois estes aracnídeos - por causa do peso - não fazem teias. Não seria daquelas maiores como vemos nos programas do Odisseia mas que teria uns 15 cm de ponta a ponta, teria... talvez mais!

Também 15 cm teria no mínimo a aranha-lobo (em baixo), que encontrei quase no mesmo local da tarântula - nunca tinha visto um exemplar desta aranha tão grande, é vulgar encontrar aranhas destas mas que não ultrapassam os 3, 4 cm. Aquilo que as diferencia de outras aranhas é o facto de disporem 4 patas para a frente e 4 para trás.

Segundo o meu consultor privado para estas coisas de aracnídeos, ambas são venenosas para os humanos, não matam, mas podem causar danos complicados nas vítimas, nomeadamente a tarântula. Curiosamente - e pelo respeito que tenho por estes bichinhos (que vão dominar o mundo daqui a 100 milhões de anos) - não os molestei, deixei-os ficar no lugar deles, acho que se os humanos não os atacarem eles também não atacam os humanos. Mas pelo sim pelo não, vou telefonar para os meus tios para saber se se estão a dar bem com estes vizinhos de 8 patas...

16 comentários:

argumentonio disse...

boas, óptimas, excelentes férias e não férias para o Sofá e quem o apoiar !

misses, aranhas, design (inteligente) feito e refeito de reaproveitamento de recursos rarefeitos, segredos a partilhar, ondas e ondas a chegar, a rolar e enrolar, gestos improváveis e alguns a pedirem meças aos deuses da plausibilidade, assim com umas oferendas de brincos, telemóveis, fotografias de espantar a poder de um extraordinário, sensível e criativo poder de observação+imaginação, coisa séria, séria, séria como só mesmo no... Sofá Amarelo !!

amigo abraço ilhéu (as ilhas são quando um homem quer, pois são? ou pelo menos quando as conjugações, o sonho e o permitem, eh eh ... ) e um grande até j´Alex !!!

;->>>

Graça disse...

E o Alentejo continua imparável... nas suas 'produções'.


Um beijo e bom fim de semana

Justine disse...

E não queres dizer onde encontraste esses belos exemplares? Não é por nada,também não lhes quero fazer mal, é só para eu passar ao largo...:)) É que merecem mesmo respeito...

A OUTRA disse...

Onfe arranjaste esses caranguejos? Na Zambujeira do Mar?...
Ai aquele festival faz-te ver tudo em tamanho enorme, nem fajta a pena da gaivota caramba! Fiteiro...|

A tarantula é fotogénica,
Abraço
Maria

continuando assim... disse...

eu não sei se não os molestava ... brbrbrbrbrbr

Rita disse...

E gostou da exposição?
Eu adorei.

****

Espero que estas tanrântulas não se aproximem de minha casa.
Não é que tenha nada contra estes bichinhos de 8 patas mas...

Menina do Rio disse...

Eu sei que não existem em lugares muito frios, mas há até quem as colecione. Aqui chamamos de Aranha caranguejeira, por conta do tamanho e da aparência. Quero elas bem longe de mim!!!

beijos

mulher disse...

Olá bom dia!
Tb espero que estes bicharocos andem longe de mim!!!!!
Uiiiiiii que medo!

Ana disse...

Olá!
Metem respeito!
Eu quando andava para os lados de Viseu ainda cheguei a ver umas aranhas assim como essas, mas estava convencida que não nos faziam mal!
Decididamente vou começar a ter outro respeito pelas aranhas!
Beijo e vê lá que espécies encontras mais!;)

Violeta disse...

Alex
não avises ninguém. A partir do momento que o faças alguém se encarregará de as matar.

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
Adoro tarântulas. P'ra homenageá-las tatuei uma numa perna, pancadas, eu sei.

Bom f-d-s

Abraço (e não bjs, como por lapso inseri num comentário anterior, acontece)

Filoxera disse...

Fujo já daqui!

Ezul disse...

Inquietante notícia! Tinham de ser alentejanas? É que por aqui também há outras aranhas bem gordas. É certo que vão dando uma ajuda com as moscas mas eu preferia que alguém lhes pegasse por uma das patinhas e as levasse para outra freguesia.
Bom Domingo!
:)

Carlos Albuquerque disse...

Gestualidades ou imagens reais?
Não sou São Tomé, mas...
Hum...!
Um abraço

Bichodeconta disse...

Compadri coméc vomece na sabia que no Alentejo havia Tarantulas? oUm hominformado viajado, atã nã encontrou nunca um biche desses aqui na net?Anda munta distraido vomece.. Venha dai um abraço homi, á porta de ma taberna ainba emborcávos uns tintóis.Cuidade cas Tarantulas, olhe que sã perigosas como politico com cara de anjo..

Bruno Gonçalves disse...

Não me parece que seja tarantula mas sim aranha normal.
Tenho tarantulas como animais de estimação, e decididamente é uma aranha, No entanto bem bonita.