Será que estaríamos preparados para as consequências?
É impossível PREVER... mas é possível PRECAVER!
O Meu Sofá Amarelo dá umas dicas de prevenção em caso de tremores de terra. Não é que aconteça algum sismo, mas se acontecer...
- Tenha sempre o depósito de combustível do carro o mais cheio possível.
- Carregue todas as noites as baterias dos telemóveis.
- Muna-se de 2 ou 3 lanternas boas e, juntamente com pilhas para elas, espalhe-as pela casa, em locais de fácil acesso e onde todos os de casa saibam localizar.
- Tenha sempre algum dinheiro em casa.
- Viva num apartamento ou numa moradia evite ter os quartos e as salas muito cheias de móveis, em especial no meio dos compartimentos.
- Evite ter móveis altos perto das camas e dos sofás.
- Evite ter espelhos muito grandes nos quartos de dormir.
- Se tem lareira e se a costuma acender tenha sempre um balde com água perto do fogo - em caso de tremor-de-terra é de toda a conveniência que não haja lenha a arder.
- Quando trocar de mesas em casa compre uma bem robusta, se possível em madeira - as mesas são um bom refúgio em caso de sismo.
- Se vive em prédios utilize o elevador o menos possível. O mesmo nos locais de trabalho.
- Combine com os seus vizinhos e façam um levantamento do número de pessoas (e dentro destas, de crianças) e de animais domésticos (cães, gatos e outros) que existam no prédio - entregue essa relação nos bombeiros mais próximos.
- Tenha sempre um bom suprimento de víveres em casa, em especial água, leite, sumos, leite em pó, conservas, bolachas, cereais, chocolates, marmelada embalada, sal, açúcar... e não os guarde só na despensa: distribua-os por 2 ou 3 locais da casa, se possível longe uns dos outros - na garagem não terão muita utilidade em caso de necessidade imediata.
- Compre bolachas e chocolates de elevadas calorias - encontra estes produtos nas lojas de desporto.
- Tenha roupa confortável, cobertores e toalhas turcas sempre à mão.
- Faça duas reuniões por ano com todas as pessoas da casa e falem abertamente na eventualidade de acontecer algum sismo, incêndio ou outra catástrofe, enumerando aquilo que podem e devem fazer, estando em casa ou fora dela.
Bom, e muitos outros conselhos se podem adoptar... o problema é que só nos lembramos da sua necessidade e da sua utilidade nos momentos em que as coisas acontecem! Mas, pronto, não vale a pena estar a alarmar: não vai acontecer nada... mas se acontecer... não digam que eu não preveni!!!