sábado, 30 de janeiro de 2010

ENTRE O CÉU, O MAR E A TERRA

A nossa Vida está sempre entre o Céu, o Mar e a Terra, e o ideal é que a Vida esteja dividida em partes iguais pelos três... há quem viva mais no Céu (ou na Lua), há quem viva mais no Mar (meta água por todos os lados), e há quem viva mais na Terra (demasiado racionalismo não deixa nada para contar).

Nos últimos tempos tenho-me dividido entre Céu, Mar e Terra em partes iguais e acho que não me tenho dado mal... por isso aconselho todos a - de vez em quando - olharem para o Céu, mergulharem no Mar (nem que seja com os olhos) e caminharem pela Terra!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O SENTIDO DOS SENTIDOS

De ti trouxe o teu cheiro
No sentido do olfacto,
E a tua pele
No sentido do tacto
Colada na minha pele,
Trouxe o gosto da tua boca
No sentido do paladar,
E o brilho dos teus olhos
No sentido do olhar,
Trouxe os teus sons
No sentido do escutar
E o recorte das palavras...
Mas o sentido dos sentidos,
Aquele mais importante,
O que não se define,
Que tem traços indefinidos
E a que ninguém está imune,
É o sentido dos sentidos,
É o sentido supremo:
O sentido que nos une!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"ÍDOLOS" DA SIC: A ESCRAVATURA E A HUMILHAÇÃO EM NOME DE UM SONHO!

Dos concorrentes d'os "Ídolos" poucos serão os que chegarão ao estrelato. Se calhar só um lá chegará. Provavelmente... nenhum! No entanto, semana após semana, os jovens concorrentes continuam a dar audiências à SIC, a preencher os serões de Domingo da televisão de Carnaxide, a dar dinheiro aos produtores através das chamadas telefónicas de valor acrescentado, e tudo isto à custa de... um sonho... ou de sonhos!
Os jovens 'Idolos' - que se calhar nunca chegarão a sê-lo - prejudicam os seus estudos, adiam a sua vida pessoal e profissional em troca de uma cenoura que lhes é acenada mas nunca entregue! Não seria mais justo para todos resolver a contenda num grande espectáculo, e pronto!? Depois da humilhação a que muitos jovens se sujeitaram, vem a escravatura e a ditadura dos sonhos! É certo que quem corre por gosto... mas esta é uma maratona que serve especialmente os senhores da televisão!



domingo, 24 de janeiro de 2010

DA ENERGIA DAS ONDAS DO MAR AO REFLEXO DOS RAIOS DE SOL...

Já que na Vida não se pode estar em dois sítios ao mesmo tempo, o melhor mesmo é estar no sítio certo à hora certa... Guincho, Cascais, num fim de tarde: colher a energia das ondas do Mar e repousar a vista no reflexo dos raios de Sol... para quê querer mais quando se pode ter o excelente?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

OS PRIMEIROS RUMORES DA PRIMAVERA...

A Primavera floriu mais cedo este ano. No meio das urtigas, dos trevos e de outras plantas verdes surgiu uma papoila... sozinha! Mas quem disse que uma andorinha não faz a Primavera? E tinha que ser no dia 20 de Janeiro!

Tudo aquilo que é simples
Aparece quando não se espera,
Mas se até a Primavera
Se renova e se repete
Porque não acreditar
Que tudo pode ser como era?

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

UMA VIAGEM PELA ÍNDIA ATRAVÉS DAS FOTOGRAFIAS DE ESTER MARIA AFONSO

A Tulipa - do blog De Abril em Diante (clicar) - esteve na Índia há uns meses e trouxe de lá um pouco da magia daquele país através das muitas fotografias que fez e que agora estão expostas na Biblioteca Municipal da Moita.
O Sofá Amarelo esteve na inauguração da Exposição e testemunhou a qualidade do trabalho da Tulipa e os dedos de uma mão já são poucos para as exposições que Ester Maria Afonso (Tulipa ou Kalinka para os amigos) tem feito em diversos locais do país. Esta Exposição estará patente ao público até ao próximo dia 30 de Janeiro. Não faltem!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

E SE ACONTECESSE EM PORTUGAL UM SISMO IDÊNTICO AO DO HAITI?


Será que estaríamos preparados para as consequências?
É impossível PREVER... mas é possível PRECAVER!
O Meu Sofá Amarelo dá umas dicas de prevenção em caso de tremores de terra. Não é que aconteça algum sismo, mas se acontecer...

- Tenha sempre o depósito de combustível do carro o mais cheio possível.
- Carregue todas as noites as baterias dos telemóveis.
- Muna-se de 2 ou 3 lanternas boas e, juntamente com pilhas para elas, espalhe-as pela casa, em locais de fácil acesso e onde todos os de casa saibam localizar.
- Tenha sempre algum dinheiro em casa.
- Viva num apartamento ou numa moradia evite ter os quartos e as salas muito cheias de móveis, em especial no meio dos compartimentos.

- Evite ter móveis altos perto das camas e dos sofás.
- Evite ter espelhos muito grandes nos quartos de dormir.
- Se tem lareira e se a costuma acender tenha sempre um balde com água perto do fogo - em caso de tremor-de-terra é de toda a conveniência que não haja lenha a arder.
- Quando trocar de mesas em casa compre uma bem robusta, se possível em madeira - as mesas são um bom refúgio em caso de sismo.
- Se vive em prédios utilize o elevador o menos possível. O mesmo nos locais de trabalho.
- Combine com os seus vizinhos e façam um levantamento do número de pessoas (e dentro destas, de crianças) e de animais domésticos (cães, gatos e outros) que existam no prédio - entregue essa relação nos bombeiros mais próximos.
- Tenha sempre um bom suprimento de víveres em casa, em especial água, leite, sumos, leite em pó, conservas, bolachas, cereais, chocolates, marmelada embalada, sal, açúcar... e não os guarde só na despensa: distribua-os por 2 ou 3 locais da casa, se possível longe uns dos outros - na garagem não terão muita utilidade em caso de necessidade imediata.
- Compre bolachas e chocolates de elevadas calorias - encontra estes produtos nas lojas de desporto.
- Tenha roupa confortável, cobertores e toalhas turcas sempre à mão.
- Faça duas reuniões por ano com todas as pessoas da casa e falem abertamente na eventualidade de acontecer algum sismo, incêndio ou outra catástrofe, enumerando aquilo que podem e devem fazer, estando em casa ou fora dela.

Bom, e muitos outros conselhos se podem adoptar... o problema é que só nos lembramos da sua necessidade e da sua utilidade nos momentos em que as coisas acontecem! Mas, pronto, não vale a pena estar a alarmar: não vai acontecer nada... mas se acontecer... não digam que eu não preveni!!!

domingo, 17 de janeiro de 2010

PORQUE HOJE É DIA 17 DE JANEIRO...

... A MÃE do Sofá Amarelo está de parabéns...
ou não estará de parabéns todos os dias?

Um desafio: quem é a Mãe do Sofá Amarelo?
A pessoa da esquerda, do centro ou da direita?

Pois, é mesmo a da direita ... aqui fica ela desta vez em tons de vermelho, amarelo e preto!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Gosto de serenar a olhar o Mar
E de me sentar a sentir o Vento
A soprar nas entrelinhas da Vida
E a passar entre os meus dedos
De uma forma indefinida
Como os grãos finos de areia
De uma praia a barlavento
Onde o Sol serpenteia
Devassando os meus segredos.
Pois gosto de temperar o tempo
E de surpreender o pensamento!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A ROLETA RUSSA DAS CATÁSTROFES ATINGIU DE NOVO OS MAIS POBRES... HAITI DESTA VEZ!

Ainda é impossível fazer qualquer rescaldo do terramoto do Haiti ocorrido há poucas horas... mas que foi uma tremenda manifestação do interior da Terra com terríveis consequências à superfície, disso não há dúvidas! 

O Haiti é um dos países mais pobres do mundo, assolado por violentas guerrilhas internas nos últimos anos. Desta vez a 'guerra' foi ainda mais violenta, de tal modo que pelos relatos que nos vão chegando terá sido mesmo o terramoto mais violento dos últimos séculos, uma catástrofe natural ainda maior que a há de 5 anos no sudeste asiático. 

Os anos e as décadas dos humanos são milésimos de segundos para a história da Terra mas não deixa de ser estranho que em tão pequeno espaço de tempo tenham acontecido duas catástrofes de tal dimensão. Constata-se mais uma vez que toda a civilização assenta numa bola insuflável que qualquer alfinete pode rebentar... É questão para perguntar: que mais irá acontecer? E onde irá acontecer?

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

TODA ESTA CHUVA ME TRAZ... SAUDADES DO VERÃO E DA PRAIA...

Hoje deu-me umas saudades do Verão... talvez pela água que tem caído nos últimos dias em forma de chuva e que no fundo também vai alimentar aquelas águas ali onde eu espero vir a mergulhar daqui a uns tempos! E vocês, também têm saudades do Verão?

domingo, 10 de janeiro de 2010

SEM CALÇAS NO METRO... NÃO SEI PARA QUÊ MAS TAMBÉM NÃO IMPORTA!


Confesso que desta vez só participei neste Dia Internacional Sem Calças no Metro como espectador mas acho piada a estas coisas. Não resolve a crise, não aumenta os ordenados, não faz Portugal ganhar o Mundial de Futebol, mas mexe com as pessoas nestes dias cinzentões - hoje literalmente cinzento! - e tudo o que mexa com o humor e as emoções das pessoas só posso dizer que acho que é positivo. Ainda por cima num dia frio como este qualquer coisa que saia do normal dá para aquecer senão o corpo pelo menos a alma...

(a organização e o Metro não me deixaram fotografar, apesar de estar documentado como fotógrafo profissional, por isso esta foi a única foto de jeito que consegui fazer com o telemóvel (e ainda tive que apagar os símbolos à volta)... mas não esperem pela demora: para o ano lá estarei para aderir à performance mais que não seja... pois... porque é giro fazer coisas diferentes... se me quiserem oferecer algumas boxers especiais para usar no próximo evento, eu aceito!)

sábado, 9 de janeiro de 2010

Lobby Gay pressionou José Sócrates para a urgência da aprovação dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo

Como se sabe, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado ontem pela A.R., colocando assim Portugal entre os 9 países que no mundo permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. De fora ficou a adopção de crianças por parte desses sujeitos fiscais... Sim, sujeitos fiscais, pois não considero que o casamento seja mais que isso em Portugal e em grande parte do mundo.
Concebo - e acredito - na união de duas pessoas que tenham a mesma filosofia de vida, sonhos e projectos em comum, cujos olhares se cruzem na maré alta das almas, que no fundo tenham um pelo outro aquela coisa que até hoje ninguém conseguiu explicar direito, que é o facto de se sentirem (muito) bem na companhia um do outro, de se procurarem mutuamente mesmo sem saberem bem porquê, de encherem o cérebro com a imagem e os gestos um do outro... e isso não tem a ver com géneros sexuais nem com modas nem com tendências, muito menos com 'valores' impostos por religiões ou por estados! É assim, e tudo o resto é conversa fiada...  
(as fotos são da autoria e da responsabilidade d' 
O Meu Sofá Amarelo)



quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

QUE PAÍS É ESTE ONDE OS CEGOS TÊM QUE MENDIGAR PARA SOBREVIVER?

Desde que passo nos Restauradores, em Lisboa, que me lembro de ver esta senhora invisual a pedir esmola. Chova, faça frio, faça vento, lá está ela, desde manhã cedo até bem tarde da noite. E já lá vão uns 20 anos pelo menos que passo por ali. Passava todos os dias. Agora raramente o faço, mas hoje lá estava ela, com o mesmo ar sereno, a mesma postura... a mesma tristeza.
Nunca me lembro de ter passado e não ter depositado uma moeda no sítio respectivo e ter desejado os bons-dias ou boas-tardes (que não serão nem nunca foram boas, com certeza!) ... não sei se o dinheiro é para ela ou não mas sinto que assim cumpro alguma função social de solidariedade... embora todos nós devêssemos ter vergonha de viver num país onde os cegos (mesmo depois de idosos) são obrigados a mendigar para sobreviver!
Não será já suficientemente triste não ver as cores do mundo, ainda terão estas pessoas que carregar com o infortúnio de 'falta de visão' dos... poderosos?
Não se arranja por aí outro país? Podem conservar o clima e a alimentação característica de Portugal, mas não seria hora de repensar algumas (muitas) coisas?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ESTE ANO NÃO FAÇO PREVISÕES, SÓ DOU PALPITES!

No ano ano passado fiz posts sobre as más e as boas previsões. Devo ter falhado a maior das coisas, mas duas más previsões houve em que acertei: que o desemprego em Portugal chegaria aos 10% (até ultrapassou!) e que haveria um tremor de terra!!!

Por isso, para não me acusarem de agoirento não vou fazer previsões para 2010. Vou só dizer que gostava que:
- a sociedade e as pessoas dessem mais atenção e tivessem mais respeito pelos mais velhos, os nossos idosos, cada vez mais desprotegidos quer a nível de assistência, quer a nível psicológico.
- Que ninguém abandone os seus animais - um companheiro é para toda a vida, não só enquanto é uma bolinha de pêlo.
- Já agora que a Selecção ganhe o Mundial de Futebol, se não for pedir muito.
 
Bom, já que estava sem imaginação, agradeço os contributos de 
Maria João: 'que ninguém fique sem salário e que nenhuma criança chore uma única lágrima por não se sentir amada'
Argumentónio: 'que Portugal descubra petróleo, que o Afeganistão seja evangelizado, que a atmosfera seja descarbonizada, que o Belenenses seja campeão, que saia o jackpot do euromilhões (sairá a alguém de certeza!), mais saúde, harmonia, alegria, amor e uma blogosfera criativa'
... e os contributos de todos os que passam por aqui... Obrigado mesmo!!!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O BALANÇO DO MEU ANO DE 2009

2009 foi o melhor ano da minha Vida... mais que não seja porque foi o último e aquele de que melhor me lembro dos factos e das coisas... que se repita! Já seria bem bom...

O Verdadeiro sentido da VIDA!

(poema do ano - escrito na madrugada de 31 de Março)

Subi à mais alta das estrelas
onde os momentos são magia,
onde os olhos são janelas
e as bocas telepatia,
onde as mãos são de veludo
e os corpos cristalinos,
subi ao topo do mundo
compus uma melodia
tecida com fios de seda
que mais parecia um hino
daqueles que nos envolve
que nos transporta no tempo
voltando sempre à partida
e que no fim nos devolve
o verdadeiro sentido da VIDA!



APANHADOS DO ANO:


OS MELHORES PROGRAMAS DE TV DO ANO:



O MOMENTO IRREPETÍVEL DO ANO...
PORQUE TUDO O RESTO SE PODE REPETIR:

Clicar nas fotos para melhor ler as legendas
Obrigado