segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

DEPOIS DO ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA AGORA O ENSAIO SOBRE A SURDEZ!

Alguém me sabe dizer assim de repente o nome de uma profissão com futuro? Há várias, eu sei! Pois, eu vou avançar com uma: otorrinolaringologista - pois é, palavrão de 22 letras que se ouvirá (quem conseguir ouvir!) muito nas próximas décadas!

E a culpa parece ser do MP3, esse formato de música inventado para tornar surdos os jovens filhos do Ocidente, os tais que ouvem música como quem «ouve» um martelo pneumático.

E como os nossos jovens são o futuro (onde é que já ouvi isto?), daqui a duas décadas as reuniões de administração das empresas serão feitas com certeza com tradutor de gestos. Se agora já ninguém se entende, imaginem daqui a uns anos!

E - de novo e (não se começam três parágrafos seguidos pela mesma expressão, mas agora já está, pronto, fica assim) - porque nos vamos nós preocupar se os próprios jovens MP3 respondem assim: «não me vou preocupar todos os dias só porque posso ficar surdo!» (ver reportagem). Sim, porquê ele se preocupar? Se calhar daqui a uns anos já nem haverão passarinhos para ouvir nem cascatas de água a correr... pois é, ponham esses MP3 no máximo, não se percebe nada da música mas não importa, quem é que quer saber da música, o máximo de ruído é que é bom e fixe! E quanto mais alto o volume mais namorados (as) se arranjam, por isso do que estão à espera???
Nota: a culpa não é obviamente do formato MP3 de música - como nos querem fazer crer (ouvir, por enquanto!) -, a culpa é dos aparelhos que reproduzem esse e outros formatos de música e em grande parte também do marketing e da falta de sensibilização dos jovens - e dos adultos - para este problema!

13 comentários:

laura disse...

É mesmo incrível. Eu não posso ter fones nos ouvidos, ao fim de um bocadinho magoam-me... e não suporto música (nem tv) muito alta (ok, excepcionalmente, com determinadas músicas dá mesmo vontade de subir o som, mas sempre a decibéis audíveis). Faz-me impressão passar por miúdos e eles estarem já a uns 10 metros e eu ainda ouvir o "tumtumtumtummtum" que sai dos fones! Talvez seja isso que estamos a criar - uma sociedade fechada em si mesma, de olhos no chão (ou no telemóvel) e ouvidos bem fechados para o que os rodeia... Assustador, não é? Preocupante...

Olga disse...

Por acaso os miúdos(as) da minha escola andam todos com MP3 e MP4. Aos meus alunos alerto-os para o problema que o som elevado pode causar.Espero que me oiçam... já que eu não "grito" como os MP3!!!

Beijos.

Olga disse...

Por acaso os miúdos(as) da minha escola andam todos com MP3 e MP4. Aos meus alunos alerto-os para o problema que o som elevado pode causar.Espero que me oiçam... já que eu não "grito" como os MP3!!!

Beijos.

mariam [Maria Martins] disse...

SofáAmarelo,

muito oportuna esta crónica! bem verdade tudo isso... por enquanto os meus filhotes usam moderadamente...


boa semana
um abraço e um sorriso :)
mariam

Teresa disse...

OBRIGADA Alex por não te teres esquecido ... amigo é amigo! ;-). Beijinho grande e o teu Blog está cada vez mais bonito

A OUTRA disse...

Acredita que o MP3 não deve fazer muito bem.
Mas um futuro de surdos, mais do que já existem é assustador.
Boa semana
Maria

Justine disse...

Também me impressionou essa reportagem! O teu texto é muito oportuno...

pin gente disse...

os meus não ouvem... salvo seja! não ouvem demasiado alto. pelo menos não em casa, embora eu esteja sempre a reclamar que para mim está alto demais (isto parece uma contradição, não é?).
.
.
.
e se eu fizer umas quadras sobre o assunto?
talvez ainda fosse a tempo e os mais pequenos me dessem ouvidos!
que te parece, sofá?


um beijo, por seres amarelo

pin gente disse...

para a bela avó amélia
deixo ficar um beijinho
ofereço-lhe uma camélia
e canto-lhe um chorinho

quantos anos tem, avó?
diga-me aqui ao ouvido
é tão bom não se estar só
e ter um neto tão querido.

bem fofinho e amarelo
convida-nos a sentar
o seu coração é belo
e a si a deve amar


parabéns para a tua avó
beijinho

Fernando Santos (Chana) disse...

Caro amigo, muito oportuno o seu texto...
Um abraço

ematejoca disse...

Às vezes há vantagem de se ser surdo...

Parabéns à avó Amélia, que tem ar de quem ouve muito bem.
Mil cheirinhos de rosas amarelas -

ematejoca disse...

Há um prémio para ti no "ematejoca azul", que está à espera de ser trazido para aqui.

Até logo!

pin gente disse...

obrigada, querido sofá.
um abraço
luísa (pin)