... que os pobres, os operários - por exemplo - e que os homens!
Quanto mais rico e instruído se é maior probabilidade há de se viver mais anos: um quadro pode viver em média 85 anos enquanto um operário pode aspirar em média a viver 75 anos - isto parece ter a ver com os hábitos que os homens "condenados" a operários parecem ter desde muito novos: fumar, beber e fazer uma alimentação desregrada; a associar a isso o facto de os operários - ou pelo menos alguns - terem trabalhos de grande desgaste físico.
Os ricos podem ter uma alimentação mais... rica e variada! Também têm a vantagem de poder pagar bons médicos e boas clínicas, e geralmente vivem mais próximo - ou chegam lá mais depressa - de centros de saúde, de hospitais ou outros locais onde possam ser assistidos em caso de doença grave.
Os médicos são a classe profissional que vive mais anos, apesar de serem os que trabalham mais (média de 56 horas por semana) e até mais tarde. Não que tenham melhores hábitos que outras classes profissionais - até há uns anos atrás os médicos eram a classe profissional que mais fumava (37%) - mas talvez por saberem identificar os sintomas de algumas maleitas.
É um dado adquirido desde sempre que os homens em média morrem mais cedo que as mulheres, antigamente devido a guerras, acidentes, maus hábitos alimentares e de bebida, mas mais recentemente devido essencialmente ao tabaco e outras drogas. No entanto, isto pode vir a mudar nos próximos anos pois o número de mulheres que fuma tem subido exponencialmente, especialmente as que têm profissões de muito stress, como secretárias, professoras, educadoras de infância, ou ligadas às artes - certas artes!
E por falar em mulheres, aqui fica uma foto de mulheres saudáveis, daquelas que todos os anos correm em favor de causas nobres, mui nobres! Bem hajam... e muita esperança média de Vida para todos, homens, mulheres, médicos (bem precisos são), operários (ainda há?), ricos (cada vez são mais), pobres (cada vez são mais), remediados (cada vez são menos) e uma excepçãozita apenas a alguns... políticos (alguns bem podiam hibernar)!

foto d' O Meu Sofá Amarelo