sexta-feira, 25 de junho de 2010

BRASIL versus PORTUGAL versus BRASIL

"Passa aí os óculos, pode ser que com eles eu veja um golo!"

As vuvuzelas do Brasil-Portugal no Rossio, 
em Lisboa passam de mão em mão: 
Sagres de litro quente faz mais efeito!

A história da Humanidade tem sido feita em grande parte pelas migrações. Ao longo dos milénios os Povos têm andado sempre de um lado para o outro. E os portugueses são dos maiores exemplos nesse aspecto. Uns povos integram-se melhor, outros não, mas se há uma história feliz de integração de migrantes é a de brasileiros em Portugal.
Há uns anos atrás distinguiam-se perfeitamente as meninas brasileiras que estavam sobretudo nas lojas e nos balcões. Bastava olhar para elas. Agora não, só se distinguem quando falam, porque a sua integração foi rápida, fácil e sem complexos. Talvez por isso a naturalidade com que o número de casamentos ou uniões entre brasileiras e portugueses tenha atingido números tão elevados.
Quanto à parte masculina, a integração parecia um pouco menos pacífica mas hoje em dia está em situação muito idêntica à feminina. E os brasileiros que escolheram Portugal para viver têm vindo - àparte um caso ou outro - essencialmente para trabalhar mas não só no comércio ou na construção civil: um amigo meu casou com uma catedrática brasileira que recentemente ganhou um concurso para gestora de um dos maiores bancos do Brasil.
É questão para dizer: "quem vier por bem venha, venha também, não importa seja quem for...".
E em dia de Portugal-Brasil em futebol é bom que estejamos todos unidos, pois uma final em tons de língua de Camões não é de descartar. Àparte ofutebol, o Brasil vai a caminho de ser a 5ª potência mundial daqui a 10 anos e Portugal... bom, Portugal bem que poderia tirar algum proveito do desenvolvimento dos irmãos do outro lado do Atlântico...

7 comentários:

Mulher disse...

Bom dia.
Bjinhos e parabéns á composiçao do Duarte!!!
E VIVA PORTUGAL!

Anónimo disse...

Era giro ver Portugal-Brasil na final do Mundial. :D

Beijinhos

lino disse...

Bonito era, mas a jogar sem avançados não iremos longe.
Abraço

Je Vois La Vie en Vert disse...

Infelizmente estes óculos não permitiram ver golos....
Não eram só brasileiros e portugueses a verem o jogo : as minhas 2 sobrinhas belgas que vieram passar uma semana em casa da titia (é assim que dizem os brasileiros, não é ?), foram hoje para o Campo Pequeno para ver o jogo e gostaram do ambiente, só tiveram pena de não verem golos.

Beijinhos e Bom Fim De Semana
Verdinha

argumentonio disse...

pois que se demos um passo grande na globalização, como nunca até então, maior ainda foi a da miscigenação, que obviamente começou muito antes de 1755 e ainda hoje é lei entre a nossa grei

;_)))

GarçaReal disse...

Neste momento viva a bola....

Aliciou-me o titulo proposto... Voltarei para ler....

Bjgrande do Lago

Filoxera disse...

E mais etapas se seguirão.
Um beijo.