domingo, 4 de outubro de 2009

PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL...

Faço cerca de 4000 km por mês em viagens de carro, a maior parte das vezes a nível pessoal e para locais que me agradam. Em mais de 95% desses kms viajo sozinho, apenas com os meus fechos-éclairs, com as minhas rádios (quase sempre TSF) e os meus CDs... e às vezes com a minha voz, mas estejam descansados, ninguém ouve porque levo sempre os vidros fechados! Quando tenho que viajar, gosto de sair de manhã cedo, quando as serras ainda estão cobertas de neblina... não gosto de viajar de noite, gosto de ser eu a conduzir quando vou acompanhado e nunca me lembro de ter adormecido ao lado de quem conduz (embora muito raras vezes vá de... boleia!).


Muito dos meus caminhos são feitos em auto-estrada, mas por vezes apetecia-me sair da rota e subir os montes e as colinas em frente ou atalhar pelas estradas esquecidas pelo progresso... outras vezes a tentação de dar um salto a sítios menos habituais é grande, e os carros com matrícula estrangeira deixam-me sempre a pensar nas almas que lá vão dentro e porque razão ou razões debandam terras de Camões, Bocage e Pessoa (e outros, bem visto!).


E vocês, também andam por aí?
(clicar nas fotos para as ampliar)

10 comentários:

Paula Raposo disse...

Ando. Não tanto como tu...beijos.

Carlos Albuquerque disse...

Bom dia!
Andar por aí, cá dentro...sempre. Umas vezes com rota marcada, férias escolhidas, outras à aventura.
Amanhã vamos dar uma volta por aí, digo eu. Pergunta minha mulher: e, então...? Levamos a escova,a pasta dos dentes e o saco com uma ou duas mudas, respondo-lhe, depois logo se vê. Já nos aconteceu voltarmos uma semana depois!
Assim vamos descobrindo o que, por vezes, nem imaginávamos que existisse neste Portugal lindo como só ele.
Agora não tanto que a prótese da perna bichou e tem que ser substituída. Tão logo a cirurgia esteja feita, lá voltaremos a andar por aí...
Bom Domingo.
Um forte abraço!!!

Violeta disse...

às vezes também ando por aí...
bjs e boa viagem

Bichodeconta disse...

A nível pessoal há meses em que te ultrapasso em km, claro. Ao contrário de ti, sempre que posso viajo pelas estradas do antigamente.. NÃO É SÓ O VALOR DA PORTAGEM ACREDITA, É O PRAZER DE VER LUGARES E GENTES QUE DE OUTRA FORMA SERIA IMPOSSIVEL VER..TAMBÉM GOSTO DE SAIR CEDO, O AR DA MANHÃ FAZ-ME BEM Á ALMA.DURANTE ALGUM TEMPO VIAGEI SÓ , com a música a garrafa da água uma maçã, e sempre a minha voz, acredita e achei imensa graça á coicidencia.. CLARO QUE QUANDO ENTRA ALGUÉM TÃO ESPECIAL NA NOSSA VIDA COMO É O MEIA LARANJA, PASSAMOS A SER DOIS EM UM.CONDUZIMOS Á VEZ, EU ADORO CONDUZIR, E JAMÉ ADORMECERIA AO LADO DE ALGUÉM QUE CONDUZA..MEA CULPA MEA CULPA, ENTÃO NÃO É QUE EU ACHO QUE SE ADORMECER O CARRO JÁ NÃO VAI TÃO SEGURO..Disparates de bichodeconta..Mas sabes, jamais esquecerei os anos( e foram muitos) em que por inerencia de profissão conduzia todos os dias desde cedo até tarde, foram os melhores anos da minha vida,raramente parava para almoçar, aproveitava esse espaço para me deslocar até outro cliente.. 30 anos de vendas é seguramente um curso superior com mestrado e tudo, e para quem como eu conseguio sempre em cada cliente ter também um amigo..

Bichodeconta disse...

Uma semana era passada no Alto Alentejo, base em Estremoz de onde saia cedo para ir até Redondo, ai que saudades da minha querida cliente e amiga Nazaré Falé e família. se estava em Monsaraz, ligava, D. Nazaré ainda estou tão longe, dá para esperar um pouco e ateder-me ainda hoje?Do outro lado um sorriso e a resposta pronta, só se jantar connosco.. Irresistivel, Partilhar a mesa com aquela família foi um privilégio, cheguei a dormir lá, ou altas horas da noite, depois do jantar, e de me dizerem mande o que voce quizer, confio em si, atravessava a Serra d`Ossa.. depois Borba e a família Larangeira mais conhecidos , ele, por Domingos do Calhau, também ai era lugar de Repasto com a Carla o Meu grande amigo Duarte, a Joana , mãe, o Laranjeira e as crianças, A Laura Petronilho Brinquete, alguém tem o privilágio de ter uma amiga , linda de morrer, e com este nome tão Alentejano?Elvas e Campo Maior do meu grande amigo, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro e família com quem também partilhava a mesa na herdade das Argamassas?EU FAZIA A NOTA DE ENCOMENDA SEM PERGUNTAS E SEM PERGUNTAS ERA FEITA A RECEPÇÃO E O PAGAMENTO.. á Funcionária D. Filomena com quem almocei açorda de tomate com figos, deixo aqui um abraço..Já tenho saudades dela e para quem não sabe, a construção do Alqueva para além da imponencia e dos recursos hidricos e turisticos, amenizou o clima naquela zona. deixo um abraço á D. Conceição Rosado , que mesmo fora de horas se disponibilizava sempre a atender.me.Em Elvas a Familia Penetra onde a D,Idalina impos que fosse sempre de manhã para poder almoçar com eles, filhas lindas tem aquele casas maravilhoso que felizmente cruzou o meu caminho,
Depois, meu Deus, perdão Alex, Arronches, Stª Eulália , Stº Aleixo terra das marionetas, veiros, Monforte, assumar, portalegre em plena Serra de S. Mamede, Portagem que fica já só a seis km de Marvão e onde o repasto é de comer e chorar por mais.. Marvão é delicioso, parece trabalhado pelas mãos de Silos Franco..E a vista lá de cima é soberba, um rendilhado, uma tapeçaria..Castelo de Vide, terra do Grande Salgueiro Maia, e onde se encontram as Judearias mais bem conservadas E REPRESENTATIVAS DA ESTADIA DOS JUDEUS NO NOSSO PAÍS.AQUI FICAVA NA CASA DA TIA MARIA DA ALEGRIA JÁ DENTRO DAS PORTAS DO CASTELO..DEPOIS ALPALHÃO, CRATO, FLOR DA ROSA, ALTER DO CHÃO,A SEMPRE NOIVA JÁ PRÓXIMO DE ARRAIOLOS, STª VITÓRIA E S. BENTO DO AMEIXIAL.EM CADA SITIO FICAM PEDAÇOS DE MIM E AMIZADES PRÁ VIDA.E CONSTANÇA? PONDE DE SOR QUE EM TEMPOS SE CHAMOU PONTE DE SENHOR,AVIZ, FRONTEIRA, ONDE JUNTO Á PRAIA FLUVIAL VIVE A MINHA AMIGA CEGONHA, SOUSEL E CLARO ESTREMOZ NOVAMENTE, ALI TERMINAVA UM CICLO. E COIMBRA, NAZARÉ,MARINHA GRANDE, LEIRIA, RIO MAIOR, SANTAREM, ALCANENA E ALCANEDE, MENDIGA, LUGAR LINDO ESCARPADO NA SERRA DE AIRES E CANDEEIROS, FÁTIMA, ALCOBAÇA, VAI-SE ATÉ FIGUEIRA DA FOZ, BUARCOS, E A CAMINHO DE COIMBRA, MONTEMOR-O-VELHO ONDE SÓ A PRIMEIRA VEZ DORMI NA POUSADA DO ABADE JOÃO, FRIA , INÓSPITA, TIVE A SORTE DE A MINHA GRANDE AMIGA MARIA JOSÉ GRÁCIO ME PROVIDENCIAR A DORMIDA E A FARRA SEMPRE QUE O TEMPO O PERMITIA.SERIA INJUSTO DA MINHA PARTE NÃO DEIXAR AQUI UM ABRAÇO AO SR FERNANDO VELEZ E Á SUA ESPOSAD. ROSA, SÓ QUERIAM QUE PASSASSE, MAS AS NOTAS DE ENCOMENDA FICAVAM POR MINHA CONTA..MANDE TUDO DO QUE TENHA,CHEGADOS Á EXPONOR AI ERA MANDE TUDO DO QUE TENHA, EM TODAS AS CORES E TAMANHOS EM QUANTIDADE PARA QUE NÃO FALTE .PRIVILÉGIO TRABALHAR COM GENTE TÃO BOA E QUE FARÁ ETERNAMENTE PARTE DA MINHA VIDA.. VALIA-ME O GOSTAR DE IR AOS LUGARES ONDE OS OUTROS VÃO SEMPRE, MAS IR SOBRETUDO AOS LUGARES ONDE OS OUTROS VÃO QUASE NUNCA.. BEIJINHO GRANDE PRA TI MEU AMIGO VIAJANTE, SE TE FALASSE DE TODOS OS LUGARES E CLIENTES CORRIA O RISCO DE TE DAR UM TRECO..TRÁS FOTOS PARA NÓS.. A MÁQUINA ERA E É A COMPANHIA DE SEMPRE TAMBÉM..

Graça disse...

Ando, sim, mas muito menos do que tu :)). Gosto muito de conduzir, pelo nosso Portugal... norte, sul, é-me indiferente. Mas,quando páro, tenho de estar no meu Minho.

Beijo meu.

Filoxera disse...

Agora vou passar a andar mais.
Guess why...
;-)

continuando assim... disse...

já andei muito mais ! ao contrário de ti eu gosto de viajar de noite :)
bj
teresa

Ana disse...

Olá!
Tudo bem?
Andei meio desaparecida, fim-de-semana grande e decidi tirar uns dias de férias do blogue!mas, infelizmente, já passou:(
Sempre a passear e sempre a fotgrafar!! Um dia tens que fazer um livro de fotografias deste nosso Portugal!
Eu gosto de passear mas de comboio, adoro andar de comboio!!
Beijinhos

:) disse...

Man!! Gostas do que eu gosto! É pena é eu não ter a tua coragem para me fazer à estrada sozinho.

Talvez baste uma vez para me habituar e fazê-lo constantemente. Adoro viajar, adoro a estrada, devorar quilómetros!! (Vou lá acima - Trás-os-Montes, este fim-de-semana.)

A TSF também oiço, só que já não tenho pachorra para ouvir notícias.

Curti o apontamento: "sozinho com os meus fechos-eclairs", lol.